A Nintendo anunciou há pouco a morte de seu CEO, Satoru Iwata. Ele vinha sofrendo há meses com um tumor no duto biliar, sendo até obrigado a ausentar-se de eventos importantes como a E3, e passando por cirurgia em junho de 2014.
Nascido em 1959, em Sapporo (província de Hokkaido, ilha ao norte do Japão), demonstrou interesse por eletrônica desde muito jovem, formando-se em Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia de Tóquio. De programador na HAL Laboratory (onde trabalhou em games como Earthbound e a série Kirby), Iwata foi indicado para o quadro de diretores da Nintendo em 2000, às vésperas do lançamento do Gamecube.
Dois anos depois chegava à presidência — sendo apenas o quarto na história centenária da empresa, logo após a aposentadoria de Hiroshi Yamauchi. Em seus pouco mais de treze anos no comando, viveu ótimos momentos como o grande sucesso do Wii, e críticos como prejuízos, pressão de acionistas e vendas abaixo do planejado com o Wii U.
Ao contrário da imagem sisuda e frases polêmica do antecessor, ele provavelmente será lembrado pelas entrevistas tranquilas e aparições públicas em tom humorado, como na E3 de 2012 (quando segurou um cacho de bananas e virou meme) ou como boneco estilo Muppets no vídeo da E3 2015.
Costumava interagir com o público através de entrevistas e apresentações, via Nintendo Direct e Iwata Asks. Desde 2013 também era CEO da Nintendo of America.
Quem assume a presidência? Na linha diretiva estão Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, duas lendas das casa e ambos hoje designados "Diretores-Representativos" (mesma posição de Iwata quando assumiu a presidência).
Vai fazer falta... aaaaah, esse vai.
E é foda, morreu muito jovem. Espero que seu sucessor não perca a veia de sempre querer inovar da Nintendo.
Jovem, e provavelmente com muitos anos de Nintendo pela frente. Uma pena mesmo.
Mas veja os que estão no caminho para sucedê-lo, só gente com o "DNA" da Nintendo.