Morre Satoru Iwata, presidente da Nintendo

Aos 55 anos, ele não resistiu a um tumor no duto biliar. Foram 13 anos no comando da companhia.

2
210

A Nintendo anunciou há pouco a morte de seu CEO, Satoru Iwata. Ele vinha sofrendo há meses com um tumor no duto biliar, sendo até obrigado a ausentar-se de eventos importantes como a E3, e passando por cirurgia em junho de 2014.

Nascido em 1959, em Sapporo (província de Hokkaido, ilha ao norte do Japão),  demonstrou interesse por eletrônica desde muito jovem, formando-se em Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia de Tóquio. De programador na HAL Laboratory (onde trabalhou em games como Earthbound e a série Kirby), Iwata foi indicado para o quadro de diretores da Nintendo em 2000, às vésperas do lançamento do Gamecube.

Dois anos depois chegava à presidência — sendo apenas o quarto na história centenária da empresa, logo após a aposentadoria de Hiroshi Yamauchi. Em seus pouco mais de treze anos no comando, viveu ótimos momentos como o grande sucesso do Wii, e críticos como prejuízos, pressão de acionistas e vendas abaixo do planejado com o Wii U.

Ao contrário da imagem sisuda e frases polêmica do antecessor, ele provavelmente será lembrado pelas entrevistas tranquilas e aparições públicas em tom humorado, como na E3 de 2012 (quando segurou um cacho de bananas e virou meme) ou como boneco estilo Muppets no vídeo da E3 2015.

satoru-iwata-puppet
Iwata como boneco no vídeo da Nintendo para a E3 2015.

Costumava interagir com o público através de entrevistas e apresentações, via Nintendo DirectIwata Asks. Desde 2013 também era CEO da Nintendo of America.

Quem assume a presidência? Na linha diretiva estão Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, duas lendas das casa e ambos hoje designados "Diretores-Representativos" (mesma posição de Iwata quando assumiu a presidência).

Artigo anteriorROM mostra como ficaria Maldita Castilla para Mega Drive
Próximo artigoReview: Kaizō Choujin Shubibinman Zero (Super Famicom)
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

2 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
    • Jovem, e provavelmente com muitos anos de Nintendo pela frente. Uma pena mesmo.
      Mas veja os que estão no caminho para sucedê-lo, só gente com o "DNA" da Nintendo.

DEIXE UMA RESPOSTA