Morre Satoru Iwata, presidente da Nintendo

Aos 55 anos, ele não resistiu a um tumor no duto biliar. Foram 13 anos no comando da companhia.

208

A Nintendo anunciou há pouco a morte de seu CEO, Satoru Iwata. Ele vinha sofrendo há meses com um tumor no duto biliar, sendo até obrigado a ausentar-se de eventos importantes como a E3, e passando por cirurgia em junho de 2014.

Nascido em 1959, em Sapporo (província de Hokkaido, ilha ao norte do Japão),  demonstrou interesse por eletrônica desde muito jovem, formando-se em Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia de Tóquio. De programador na HAL Laboratory (onde trabalhou em games como Earthbound e a série Kirby), Iwata foi indicado para o quadro de diretores da Nintendo em 2000, às vésperas do lançamento do Gamecube.

Dois anos depois chegava à presidência — sendo apenas o quarto na história centenária da empresa, logo após a aposentadoria de Hiroshi Yamauchi. Em seus pouco mais de treze anos no comando, viveu ótimos momentos como o grande sucesso do Wii, e críticos como prejuízos, pressão de acionistas e vendas abaixo do planejado com o Wii U.

Ao contrário da imagem sisuda e frases polêmica do antecessor, ele provavelmente será lembrado pelas entrevistas tranquilas e aparições públicas em tom humorado, como na E3 de 2012 (quando segurou um cacho de bananas e virou meme) ou como boneco estilo Muppets no vídeo da E3 2015.

satoru-iwata-puppet
Iwata como boneco no vídeo da Nintendo para a E3 2015.

Costumava interagir com o público através de entrevistas e apresentações, via Nintendo DirectIwata Asks. Desde 2013 também era CEO da Nintendo of America.

Quem assume a presidência? Na linha diretiva estão Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, duas lendas das casa e ambos hoje designados "Diretores-Representativos" (mesma posição de Iwata quando assumiu a presidência).

Artigo anteriorROM mostra como ficaria Maldita Castilla para Mega Drive
Próximo artigoReview: Kaizō Choujin Shubibinman Zero (Super Famicom)