ROM mostra como ficaria Maldita Castilla para Mega Drive

Game indie na mesma pegada de Ghouls 'n Ghosts estaria em desenvolvimento para Mega Drive e Genesis.

757

Ghouls'n Ghosts é um dos games mais importantes do Mega Drive. Adaptado para o videogame da Sega logo em seus primeiros anos, de forma impecável, foi um hit e o ajudou a consolidar a fama de "arcade em casa". Um clássico.

Mas com raras exceções como spin-offs e sequências como Super Ghouls'n Ghosts e os Gargoyles, seu estilo peculiar de plataformas e o tema "cavaleiro x demônio" não teve muitos filhotes; não houve "clones" de alto nível.

Quase trinta anos depois, isso pode mudar um pouco. O desenvolvedor indie espanhol Locomalito, lançou em 2012 Maldita Castilla (disponivel para Windows, Linux e Ouya). É uma homenagem, por assim dizer, ao velho sucesso da Capcom, na jogabilidade, visual e ambiente: inimigos brotando do chão, zumbis, tumbas, baús, lanças, armaduras e bichos infernais aos montes — só que em vez de resgatar uma dama, os cavaleiros lutam pelo Reino de Castilla (ou Castela) contra a horda demoníaca.

Mesmo sendo clone, é um clone de respeito, com visual pixelado 2D e trilha chiptune, bacana demais; passaria tranquilo como um bom game da época. Não tem aquela aparência de coisa moderna "inspirada" mas cheia de modernices que estragam a nostalgia de leve. Se quiser experimentar, baixe o jogo aqui, é freeware. Ou confira antes o vídeo promocional:

Se você é fã das velharias e curtiu, a boa notícia é que talvez um dia veja Maldita Castilla para Mega Drive. A ROM de um teste por Pocket_Lucho (Luis Miguel Mayor, desenvolvedor de Oh Mummy! Genesis, versão de um velho game de Amstrad CPC) circula desde abril. Nem é jogável, mas dá pra ver algo do andamento, se é que ele continua...

Não tem sistema de colisão (o personagem passa direto pelas plataformas), mas está lá o design do primeiro nível, alguns efeitos de paralaxe de cenário e o herói; também não tem os inimigos. A música está fidelíssima.

Maldita Castilla windows mega drive
Versão original (rodando em PC Windows) e a ROM divulgada para Mega Drive no Kega Fusion

Seria fantástico se lançado em mídia física, mas por ora não tem previsão — o site do desenvolvedor não toca no assunto (a atualização mais recente diz que está ocupado com seus projetos The Curse of IssyosStar Guardian), o que me faz pensar que ele não participa de forma alguma. Em todo caso, vou continuar de olho.

Atualização 08/07: falei com o Locomalito pelo Twitter ele confirmou que realmente a demo não é um projeto dele, mas de "alguns caras, mas  já tem algumas pessoas interessadas em desenvolver".

Vamos torcer pra que dê certo!

FONTERomGame.FR
Artigo anteriorDescobriram o protótipo do SNES Play Station perdido (ou será que não)?
Próximo artigoMorre Satoru Iwata, presidente da Nintendo