Enquanto algumas empresas brigam contra versões modificadas, hackzinhos de games com mais de 20 anos e coisas do tipo, mas ao mesmo tempo ignoram seus sucessos antigos, a Sega dá um passo na direção da legalização disso tudo (não muito diferente do que a Nintendo fez com o Mario Maker). Lembra de quando a gente sonhava em criar conteúdo baseado em Sonic, Streets of Rage ou Golden Axe? Bom, na época não dava, mas se hoje você tem um PC, os jogos na sua conta Steam e um tanto de paciência, já pode brincar.
Através da Sega Europe, foi anunciado que o Sega Mega Drive Classics Hub, emulador oficial do Mega Drive lançado no próximo dia 28 via Steam, terá suporte ao Steam Workshop, ferramenta de criação e compartilhamento de modificações dos games.
O vídeo oficial do canal britânico diz: "Todos os seus títulos favoritos de Mega Drive terão agora suporte ao Steam Workshop, permitindo que você compartilhe versões modificadas de seus jogos retrô favoritos da Sega".
Vou poder criar meu próprio Phantasy Star IV? Minha fase personalizada de Streets of Rage? Estamos aí.
No emulador, os jogos que você possui ficarão organizados numa interface bacana, que imita um típico quarto adolescente dos anos 90 em 3D, com uma TV tubão e a prateleira de games cercada por cartazes de jogos e itens como o machado dourado e revistas espalhadas — aquela zona que você fazia deixando sua mãe louca.
Ainda não dá pra saber o nível de profundidade dos mods possíveis, mas não deixa de ser interessante e um bom incentivo para quem não se contenta com emuladores comuns, fora o fato de ser um produto oficial, com assinatura da própria Sega, fortalecendo suas marcas. Além disso, mostra que a Sega tem sempre um olhar para o catálogo do passado, sabendo da importância daqueles jogos que definiram a empresa.
Sobre o emulador: o Hub terá também suporte a 2 jogadores locais (sem co-op online), filtros gráficos, a já tradicional possibilidade de salvar o jogo em qualquer lugar (savestates), e suporte a teclado e controles. Comprando um desses jogos, você tem acesso ao emulador (e quase certamente, quem já tem um desses jogos também receberá o emulador na conta):
- Alex Kidd in the Enchanted Castle
- Alien Soldier
- Alien Storm
- Altered Beast
- Beyond Oasis
- Bio-Hazard Battle
- Bonanza Bros.
- Columns
- Columns III
- Comix Zone
- Crack Down
- Decap Attack
- Dynamite Headdy
- Ecco Jr.
- Ecco the Dolphin
- Ecco: The Tides of Time
- ESWAT: City Under Siege
- Eternal Champions
- Fatal Labyrinth
- Flicky
- Gain Ground
- Galaxy Force II
- Golden Axe
- Golden Axe II
- Golden Axe III
- Gunstar Heroes
- Kid Chameleon
- Landstalker: The Treasures of King Nole
- Light Crusader
- Phantasy Star II
- Phantasy Star III: Generations of Doom
- Phantasy Star IV: The End of the Millennium
- Revenge of the Shinobi
- Ristar
- Shadow Dancer
- Shining Force
- Shining Force II
- Shining in the Darkness
- Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Space Harrier II
- Streets of Rage
- Streets of Rage 2
- Streets of Rage 3
- Super Thunder Blade
- Sword of Vermilion
- Vectorman
- Vectorman 2
- Virtua Fighter 2
- Wonder Boy III: Monster Lair
- Wonder Boy in Monster World
Vamos aguardar ansiosos pelas fantásticas aberrações que o povo vai criar.
Atualização: já está disponível, confira a interface do "quarto" virtual, e alguns ajustes básicos da emulação com Streets of Rage 2 rolando.
Emulação de 32X e/ou CD seria interessante, talvez até aconteça se esse emulador oficial for um "sucesso". Claro, dependerá muito de como será esse HUD/Interface na prática.
Se não fizeram logo de cara, não boto fé que venha depois, mas...
Muito bom! Muito bom mesmo! Apenas não sei porque a Sega não incluí "Super Hang-On" ou "Super Monaco GP" nesse catalogo. No meu primeiro Mega Drive tinha aquele cartucho de 10 jogos que traziam esses dois jogos, mas em novas compilações nunca mais vi, se não fosse pelos emuladores... Adoraria um mod de SMGP ou criar um próprio, se bem que o jogo tem muito carisma para eu querer editar alguma coisa...
Editar umas pistas novas no Super Monaco GP, imagina que louco.
Mas não sei como vai o nível desses mods, se vai ser só cores e nomes, etc.
Interessante, se essa "interface" poder ser customizada e a qualidade da emulação for boa/excelente. Dá até pra pensar em comprar.
Até por que, afinal de contas, eu e quase ninguém tem emulador e ROMs ilegais no PC, imagine.
Claro que não, que absurdo é esse de ter "emulador e ROMs ilegais", hunf...
Mas seria legal emular também 32X e Sega CD.