O DirectStorage é um dos recursos voltados aos gamers no Windows 11. Mas apesar de ter sido anunciado como exclusivo do novo sistema operacional, a Microsoft confirmou que deverá ser útil também no Windows 10.
Sarah Bond, vice-presidente da divisão Xbox, havia dito que o Windows 11 será o "melhor Windows para games já feito" e que o DirectStorage estaria disponível apenas nele. Mas um post no blog do DirectX anunciou a disponibilidade de um preview do DirectStorage API.
Hassan Uraizee explica que o DirectStorage SDK será compatível com o Windows 10 a partir da versão 1909:
"A Microsoft está comprometida em assegurar que quando desenvolvedores de jogos adotarem uma nova API, alcancem o máximo possível de jogadores. Assim, jogos feitos sob o DirectStorage SDK serão compatíveis com o Windows 10, versão 1909 e superiores; o mesmo para o DirectX 12 Agility SDK."
A promessa do DirectStorage é melhorar o fluxo de dados armazenados em dispositivos como NVMe SSDs. A tecnologia vai reduzir o tempo de carregamento e acelerar a troca de dados entre armazenamento e placa de vídeo. Com isso, reduzirá também o uso de CPU.
O que é o DirectStorage?
Segundo Uraizee, o DirectStorage se divide em três pontos básicos:
- A nova API DirectStorage alivia aplicativos de gerenciar individualmente milhares de requisições de I/O por segundo.
- Descompressão por GPU - a placa de vídeo lida mais depressa com tempos de carregamento e dados como texturas e cenários, por exemplo.
- Otimização da pilha de armazenamento - no Windows 11, o potencial do DirectStorage será totalmente empregado para um armazenamento mais eficiente, mas o Windows 10 também se beneficiará.
Fica implícito que o Windows 11 terá vantagem, mas como é improvável que todos os usuários migrem depressa, é positivo que o Windows 10 continue entregando bons resultados em jogos.
Quem ainda não adotou um SSD não deve se preocupar, contudo. "Jogos com o DirectStorage habilitado ainda rodarão bem como sempre em PCs que usam armazenamento antigo (por exemplo, HDs)," escreveu Uraizee.
Os outros dois pontos que fazem do Windows 11 a melhor versão do sistema operacional para games, segundo Bond, são o Auto HDR (aplicação de High Dynamic Range em jogos feitos sob DirectX 11 e superior) e claro, o GamePass.
Futuros Bugs e mais e mais atualizações que dizem ser de segurança, apenas atualizações para corrigir erros do próprio Windows...Ainda sou fão do Windows XP e 7!!!! Fato é que o Windows está indo para o caminho da galera gamer, devido a alta procura de jogos e mais entretenimento, não adianta turbinar uma máquina para usar apenas o Microsoft OFFiCE!!!! Muita coisa do Windows fica parada e sem uso essa é a verdade!!!! Quando vi o Windows 10 fiquei maravilhado, dois dias depois decepcionado com as atualizações de 40 minutos e deixando a internet lenta!!!! valeu!!!!
Esse Windows tá muito bonito pelas imagens que vi até o momento. Num futuro próximo eu imagino que o HD vai ser extinto como foi o drive de CD. O SSD só precisa baratear um pouco e chegar a pelo menos 1Tera de armazenamento. O que a gente vê mais, por enquanto, é de 256GB.
Bonito parece que está mesmo, mas como sigo usando HD, nem vai fazer diferença.