Genesis Collected Works mostrará os bastidores do Mega Drive

"Retrospectiva definitiva do Mega Drive", é a promessa do Sega Collected Works, que incluirá entrevistas e imagens raras, tudo com aval e contribuições preciosas da Sega.

0
209

Ainda no embalo do aniversário do Mega Drive, continuam aparecendo homenagens e memórias de jogadores e profissionais. Uma das que mais prometem vem de outra campanha via Kickstarter, com o livro SEGA Mega Drive / Genesis: Collected Works.

Organizado por Darren Wall, designer britânico fundador da Read-Only Memory, o projeto tem inclusive o "selo de autenticidade" da Sega, que não só autorizou, como cedeu material tirado das entranhas de seus arquivos.

Recheado de informações históricas, ele vai reunir mais de 20 entrevistas exclusivas com gente que fez parte desse capítulo da história dos games, como programadores, executivos e designers, além de jornalistas e profissionais que viram a coisa toda de perto. Alguns nunca ou raramente se manifestam, como Dave Perry (designer de vários jogos como Alladin e Earthworm Jim) e o renomado colunista Keith Stuart, que escreve no The Guardian.

A promessa é falar muito sobre games, desde clássicos como Streets of Rage, Sonic e Phantasy Star, até os menos badalados mas também lembrados DecapAttack, Vectorman e Rent-a-Hero. As peripécias comerciais da Sega na América atacando a Nintendo, imagens de projeto e esboços de jogos também estarão lá, tal como (numa das edições) um pôster magnífico assinado pelo designer original de Sonic, em papel nobre.

É coisa linda demais, para fã nenhum reclamar.

projeto do Mega Drive Sega
O livrão vai trazer muita coisa vinda direto dos arquivos da Sega, como projetos, tipo esse com especificações do case do Mega Drive.

As pesquisas foram iniciadas em 2013, com o objetivo de lançar as diversas entrevistas e imagens durante os "2 anos de aniversário", que vão de 2013 a 2015 (relembrando os lançamentos do console no Japão, América e Europa, em 1988, 1989 e 1990). Esse conteúdo será distribuído entre as mais de 300 páginas do livro estilo "coffee table", aqueles em material de qualidade, capa dura, visual de primeira, com forte apelo visual.

Mesmo assim, o autor promete que o conteúdo jornalístico histórico não estará em segundo plano, com "incisiva documentação histórica, combinando os maiores valores de design gráfico com produção e jornalismo".

Ok da Sega

Como uma "biografia autorizada", a Sega participou ao dar acesso jamais visto aos seus arquivos, fornecendo verdadeiros tesouros do passado do Mega Drive. Entre os já "escavados" estão projetos, desenhos técnicos, vários designs não aprovados de controles, e uma grande coleção de storyboards e layouts de games como Streets of Rage e The Revenge of Shinobi.

Haverá também imagens até hoje só publicadas no raro (e exclusivo do mercado japonês) "Video Game Illustrations: Sega", livro de artes de 1994, fora de impressão e bem difícil de ser encontrado. Artes da fase de produção de Eternal Champions, Vectorman e Comix Zone também foram fornecidos diretamente por ex-membros da Sega of America, junto com material de desenvolvedores japoneses.

Entre todos esses esboços e projetos, roughs e storyboard, alguns dos muitos títulos que serão explorados:

After Burner
Alex Kidd in the Enchanted Castle
Alien Storm
Streets of Rage
Altered Beast
Bonanza Bros.
Comix Zone
Cosmic Carnage
DecapAttack
Dynamite Headdy
Ecco the Dolphin
ESWAT
Eternal Champions
Flicky
Golden Axe
Gunstar Heroes
Super Hang-On
Kid Chameleon
Knuckles Chaotix
Landstalker
Metal Head
Phantasy Star
Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
Rent-a-Hero
Ristar
Shadow Dancer
Sonic the Hedgehog
Sonic & Knuckles
Sonic 3D
Space Harrier
The Revenge of Shinobi
Tempo
ToeJam & Earl
Vectorman
Virtua Racing
Wonder Boy

Óbvio que também vai ter muita coisa sobre o console e acessórios. Além de arquivos inéditos da Sega do Japão, como planos de fabricação do Mega Drive e projetos de design do controle, o fotógrafo de still life John Short assina uma galeria exclusiva da "família Mega Drive", com destaques para o Nomad, Multi-Mega CDX, Activator, Mega Jet e Wondermega.

galeria mega drive por John Short

Entrevistas

A melhor parte para quem curte história serão as entrevistas com mais de 20 personalidades da Sega, conduzidas por Keith Stuart, registrando o processo de criação de alguns dos games mais importantes do Mega Drive. Senti falta nesse grupo da Rieko Kodama, que participou de bastante coisa do 16-bit, mas a lista é ainda assim excelente:

  • Naoto Oshima - designer em Sonic the Hedgehog.
  • Yu Suzuki - designer em Space Harrier, OutRun, After Burner, Virtua Racing, Virtua Fighter.
  • Makoto Uchida - planejamento em Altered Beast, Golden Axe, Alien Storm.
  • Yuji Naka - designer em Sonic the Hedgehog, Sonic & Knuckles.
  • Masami Ishikawa - designer do Mega Drive.
  • Mitsushige Shiraiwa - designer da carcaça do Mega Drive.
  • Tomohiro Kondo - planejamento em Shadow Dancer.
  • Yuzo Koshiro - composição em The Revenge of Shinobi, Streets of Rage.
  • Akira Nishino - direção de planejamento em Ristar.
  • Kan Naito - programação em Shining Force.
  • Kazuyuki Hoshino - direção de arte em Knuckles Chaotix.
  • Keisuke Tsukahara - composição em Shadow Dancer, Alien Storm (arcade).
  • Kotaro Hayashida - designer em Alex Kidd, Space Harrier II.
  • Manabu Kusunoki - designer gráfico em Bonanza Bros.
  • Naohiro Warama - creditado como Taro Shizuoka, designer em The Revenge of Shinobi.
  • Noriyoshi Ohba - direção em The Revenge of Shinobi, Streets of Rage
  • Ryuichi Nishizawa - direção em Wonder Boy.
  • Koji Tsuchida - direção em Stellar Assault.
  • Tomoyuki Ito - direção em Shinobi III: Return of the Ninja Master.
  • Toru Yoshida - designer em Phantasy Star II, III, IV.
  • Tombo Arikawa - direção em Rent-a-Hero.
  • Ryutaro Nonaka - planejamento em Metal Head.
  • Naofumi Hataya - som em Golden Axe II, Virtua Racing Deluxe.

Imagina o quanto de história vai sair de uma galera dessa. Para falar do lado comercial, "só" Michael Katz (CEO da Sega of America quando o Mega Drive foi lançado, pouco depois substituído por Tom Kalinske), Trip Hawkins (CEO da Electronic Arts, que teve papel importante no sucesso do console na América graças aos games de esportes) e Al Nilsen, diretor de marketing da Sega falando sobre quando "caiu a ficha" ao notarem que Sonic seria "O" jogo da casa.

Como participar

Corre lá no Kickstarter. Todos terão o nome impresso no livro, na seção "Benefactor". A "Poster Edition" terá um pôster usando elementos dos projetos do Mega Drive, de 84.1 x 59.4 cm, em série numerada. A "Special Edition" (a partir de £250) será luxuosa, limitada a 100 cópias, com uma ilustração exclusiva de Sonic e Dr. Robotinik feita por ninguém menos que o próprio designer do mascote, Naoto Oshima, em impressão giclée de qualidade excepcional, a mesma usada para obras de arte impressas. Coisa para colecionador e entusiastas mesmo. Vai esgotar rapidinho.

Conhece o jogo desse storyboard aí abaixo? Tá fácil, hein?

A entrega está prevista para junho de 2014. A versão econômica sai por 37 libras, incluindo despesas de envio.

Artigo anteriorDownload de Mega Man 2.5D disponível em versão beta
Próximo artigoEmulação: como jogar arcade no PC com o MAME Plus
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA