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Os jogos mais pedidos e que nunca foram lançados

Não adiantou você pedir, implorar, suplicar: eles jamais chegaram ao seu sistema favorito.

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Dizem que quem não chora não mama. Verdade é que, às vezes, você pode chorar, espernear, gritar o quanto quiser, e não vai receber atenção da mamãe. Chore até explodir, mamãe não liga ou não pode fazer nada.

Especialmente se a mamãe for uma softhouse e a mamadeira, o jogo que você está babando faz tempo. Ao longo da história, há vários casos de games que a gente implorou, esperou, sonhou, mas não veio. Pelo menos não no momento e máquina certos.

Nos anos 90, caso notório foi o de Street Fighter II para Mega Drive. Chegando no mesmo ano do arcade ao Super NES, fãs da Sega ficaram esperando sua vez. E nunca aconteceu, já que muito mais tarde, teriam a versão Special Champion Edition. Street II mesmo, a World Warrior, ficou exclusiva da máquina rival, graças a uma velha parceria entre Capcom e Nintendo.

Vários grandes arcades foram objetos de desejo doméstico jamais realizado. Alguns jogos foram prometidos e não cumpridos, como o esperadíssimo Star Fox 2. Outros especulados, como a versão de Resident Evil 2 para o Saturn. E uns pedidos até dizer chega mas sequer cogitados, como Shenmue 3 (só muuuito tempo depois) e um port de Red Dead Redemption para PC.

Vamos lembrar alguns dos games mais requisitados e nunca lançados?

Continuação! Vveja primeira parte aqui.

Alien vs Predator (Saturn ou PlayStation)

ultimo chefe - alien vs predator
Fase final de Alien vs Predator: jogo foi desejado em consoles, mas talvez por limitações técnicas e falta de timing, nunca foi portado.

Em 1994, a Capcom andava bem ocupada com a série Street Fighter — em fevereiro, lançava a versão Super Turbo, aquela da estreia do Akuma. Mas ainda tinham tempo pra se dedicar aos beat 'em ups, como Alien vs Predator (review aqui), de maio daquele ano.

Na época, havia planos para um filme misturando as franquias de alienígenas, mas não andou. Como a Capcom tinha trabalho adiantado e as licenças necessárias, o jogo saiu; o filme só viria em 2004, sem relação com o arcade.

Com jogabilidade excelente, é tranquilo parte do melhor que se produziu no gênero. A placa CPS2 permitiu muita ação com sprites enormes, e assim ele conquistou popularidade mesmo durante a febre dos fighting. Os personagens não-aliens são Major Dutch Schaefer e Tenente Linn Kurosawa, cada um fazendo seu tipo (fortão porradeiro e ninja veloz).

Infelizmente os personagens não foram melhor aproveitados mais tarde. Kurosawa só fez aparições especiais, mas seu design parece ter sido base para Ibuki, que estreou em Street Fighter III: New Generation, três anos depois. Mas foi também influente: o artista de Gunstar Heroes, Tetsuhiko Kikuchi, citou Alien vs Predator entre as inspirações do run and gun do Mega Drive.

Praticamente todas as resenhas foram positivas, e uma versão chegou a ser especulada para o 32X, mas nunca aconteceu. Continuou para sempre como uma pérola exclusiva do arcade.

Ou quase: estará no retroconsole lançado pela Capcom em outubro.

Star Fox 2 (SNES)

star fox 2
Star Fox 2 quase foi lançado, mas com a chegada da nova geração, acabou atrasado... em mais de 20 anos.

Certamente um dos jogos mais aguardados de sua geração, Star Fox 2 percorreu um longo e sinuoso caminho. Produto top de linha da Nintendo, a sequência do aclamado rail shooter tinha a nata da casa trabalhando. A direção era de Katsuya Eguchi, e a produção, claro, de Shigeru Miyamoto. Tudo caminhava para atender o desejo dos fãs e trazer um jogo ainda melhor.

Uma versão jogável apareceu na Winter CES de 1995. Mas era fim da geração. Prestes a saltar para o Nintendo 64, a empresa não se sentia mais compelida a lançar títulos no SNES, menos ainda em 3D. Fatalmente o público faria comparações entre ele e jogos de plataformas concorrentes (e superiores) como Saturn e PlayStation. Segundo o programador Dylan Cuthbert, a decisão veio de Miyamoto, que queria uma delimitação clara entre o que o SNES e o Nintendo 64 podiam fazer.

Mesmo em estado completo ou quase, Star Fox 2 ficou sumido por muito tempo. Só uma ROM incompleta circulava, mas em entrevista de 2015, Cuthbert afirmou que viu o jogo 95% completo. Faltavam só ajustes de qualidade pré-mercado. Não havia expectativa que ele reemergisse, já que a Argonaut (desenvolvedora do chip SFX) não existe mais e pendências legais complicavam. A Nintendo também alegava dificuldades em emular o chip SFX.

A surpresa veio no Super Nintendo Classic Edition, que trouxe Star Fox 2 com destaque. Bem ou mal, chegou aos jogadores, pena que tão tarde.

Shenmue 3 (Dreamcast e Xbox)

shenmue 3
Shenmue 3 só existiu por insistência de muita gente, incluindo o esforço do criador, Yu Suzuki. Mas também demorou um pouco...

Shenmue foi um dos jogos mais influentes já feitos. O action adventure de Yu Suzuki começou no Saturn, terminou o Dreamcast e mesmo com o fim prematuro do console, deixou uma marca que muitos não conseguiram. Sua herança está em todo jogo que usa a mecânica de quick time, por exemplo. E em praticamente todo jogo em mundo aberto posterior.

A aventura vingativa de Ryo Hazuki contra o assassino do pai, Lan Di, teria uma sequência tão interessante quando a primeira. E que com o fim do Dreamcast e a saída da Sega do negócio de consoles, saiu também para Xbox (e mais recentes, PC, PlayStation 4 e Xbox One). Isso só ajudou a reforçar o nome da franquia.

O lançamento de Shenmue II foi no final de 2001, quando o Dreamcast era carta fora do baralho no mercado. O resultado é que vendeu cerca de 100 mil cópias, 1/10 do original. Quase um ano depois, donos de Xbox foram agraciados com uma versão melhorada, que incluiu dublagem em inglês. Fãs da série esperavam pela terceira parte, já que o enredo não fora fechado e pedia uma sequência.

Esperaram, esperaram... O Dreamcast não teve tempo de ver a sequência. E nem qualquer plataforma pelos próximos 18 anos. Só em 2015 Shenmue voltou a dar as caras, quando Suzuki lançou campanha no Kickstarter para financiar a sonhada terceira parte. O sucesso foi avassalador: foi a campanha mais rápida a atingir dois milhões de dólares, em menos de sete horas.

Com vários membros do time original, como o sub-director Keiji Okayasu, o escritor Masahiro Yoshimoto, o designer Kenji Miyawaki, e o compositor Ryuji Iuchi, Shenmue III deve chegar ao PC e PlayStation 4 em 27/08/2019.

Resident Evil 2 (Saturn)

Resident Evil 2
Resident Evil 2 foi planejado também para Saturn, mas quem levou foi o Dreamcast (e outros sistemas).

Resident Evil foi um daqueles títulos para demonstrar a força da nova geração na transição dos jogos 2D para 3D. Lançado para Saturn e PlayStation, fez papel de referência para comparação entre os consoles (junto com outros, como Tomb Raider). A aventura de Chris Redfield e Jill Valentine deu uma refrescada no nome da Capcom, que tinha virado praticamente sinônimo de jogo de luta.

Quando pipocaram notícias da sequência, de novo Saturn e PlayStation estavam no páreo. A Capcom, porém, já convencida da longa vida que a máquina da Sony tinha, a colocou no foco. Durante o desenvolvimento é que anunciaram versão também para o rival da Sega. No primeiro semestre de 1998, revistas especulavam possíveis melhorias gráficas usando o cartucho de memória.

Mas o Saturn, como sabido, era um hardware complicado. Os desenvolvedores tinham problemas para fazer nele o que conseguiam facilmente no PlayStation. Cancelado, a equipe responsável passou a trabalhar no que se tornaria Resident Evil: Code Veronica, do Dreamcast. Mas o projeto continuou, retrabalhado do zero — e acabaria também lançado no Dreamcast. O Saturn ficou na mão.

O que fora feito para o Saturn sumiu, mas ficou conhecido entre fãs como "Resident Evil 1.5". O protótipo nunca veio a público; imagens divulgadas em revistas eram da versão PlayStation. Se estiver por aí, talvez um dia apareça.

Red Dead Redemption (PC)

Red Dead Redemption
Quase 10 anos depois, ainda tem gente pedindo versão para PC...

Em maio de 2010, a Rockstar lançava Red Dead Redemption, uma "sequência espiritual" de Red Dead Revolver, do PlayStation 2 e Xbox. Situado numa área compreendendo o oeste americano e o noroeste do México no começo do século XX, os jogadores podiam explorar um vasto mundo aberto montado em cavalos e participando de tiroteios.

Mais que isso, RDR empolgou pela história e personagens. John Marston virou um dos personagens favoritos da geração e a Rockstar ganhou outro clássico, capaz de tirar um pouco o foco do já aclamado GTA. Quem aproveitou foram os "consolistas".

Azar dos jogadores de PC, que inutilmente e por anos, imploraram por uma versão. Houve um universo de especulação e pedidos, alguns citando especificações, outros criando abaixo-assinados. A Rockstar, contudo, não transformou RDR em jogo de PC — estavam ocupados com a produção de GTA V. Um ano depois do lançamento, eles já avisavam que nem todos os produtos da casa podiam ser levados ao PC, e que se pudessem, fariam.

A teoria mais difundida (e debatida) é que o jogo tem um código muito complexo. Durante o desenvolvimento, notícias davam conta do caos que foi a criação, com problemas de gerenciamento levados a público por membros da equipe. O trabalho se estendeu por quase seis anos; a Rockstar, a certa altura, nem esperava mais fazer lucro, só "provar que a Rockstar San Diego é capaz de fazer um jogo de qualidade AAA". Estimavam que só vendendo 4 milhões de cópias para recuperar os gastos da produção.

Parecia improvável. Mas RDR vendeu (até 2017) 15 milhões de cópias. E sem o PC...

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1 COMENTÁRIO

  1. Muitos jogos ficaram mesmo na lembrança e na esperança essa é a verdade!!!! Hoje estamos na era dos Remakes e na época Sega VS Nintendo muita coisa boa não saiu também devido da rivalidade da era 8 e 16 bits. Bons tempos!!!! Phantasy Star ficaria legal mesmo no Sega Cd ou até mesmo no Mega CD que adorava cutscens Anime da vida. Valeu galera!!!!

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