GTA V grátis em 2020 levou milhões de novos usuários à Epic Games Store

Ano passado, a Epic Games Store teve nada menos que Grand Theft Auto V sendo distribuído de graça. A quantidade de acessos foi tão grande que derrubou a loja virtual por horas, logo sabe-se que foi muita gente.

Eu mesmo, que já tinha a versão pelo app da Rockstar, tratei de pegar outra cópia porque... sei lá. É grátis, então a gente pega primeiro e pensa depois.

Graças a documentos de um processo da Epic contra a Apple, agora temos ideia do tamanho que aquilo foi. Segundo dados internos da empresa, a oferta levou à criação de mais de 7 milhões de novas contas no marketplace.

Num slide comparando o crescimento durante a gratuidade de outros produtos, vemos que títulos como Subnautica e Civilization 6 fizeram as inscrições subir "apenas" de 1 a 2,5 milhões.

documento epic vs apple
O documento completo pode ser visto aqui. Fonte: The Verge

Apesar do número acachapante, a EGS ainda tem muito a remar para pegar a líder do segmento, a Steam.

Diferença

A Epic revelou essa semana ter 58 milhões de usuários ativos. É pouco menos que metade dos 120 milhões de usuários mensais que a Valve relata ter na Steam. O pior pra eles é que o crescimento desacelerou. Entre 2019 e 2020, o salto foi de quase 18 milhões, contra apenas 2 nos últimos oito meses.

Para reduzir a diferença, a Epic vem apostando pesado. Recentemente revelaram que passarão a publicar games, oferecendo divisões mais generosas aos desenvolvedores – 88/12, ou seja, a loja fica com apenas 12% do valor da venda, contra 70/30 da Steam.

A ação, inicialmente em fase beta fechada, será porta para inúmeros novos jogos, atraindo mais usuários.

epic beta fechado publicar games
Como publisher, a Epic Games espera atrair desenvolvedores com divisões mais generosas e ainda mais usuários. Enquanto isso, a estratégia de gratuitos – que já teve grandes nomes como GTA V, Control, Watchdogs 2, NBA 2K21 e A Plague Tale: Innocence – deve continuar.

Os documentos do caso Epic contra Apple (que envolve taxas cobradas pela Apple sobre desenvolvedores de app em sua loja) também descrevem um "Projeto Moonshot", com meta de faturar US$ 1 bi através de investimento em "grandes lançamentos, jogos grátis e promoções de chaves".

Então trate de ficar de olho na EGS. Mais eventos com jogos AAA grátis devem acontecer, além de exclusividade em lançamentos – como fizeram com Borderlands 3, que a Epic pagou US$ 146 milhões para ter.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

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