Ano passado, a Epic Games Store teve nada menos que Grand Theft Auto V sendo distribuído de graça. A quantidade de acessos foi tão grande que derrubou a loja virtual por horas, logo sabe-se que foi muita gente.
Eu mesmo, que já tinha a versão pelo app da Rockstar, tratei de pegar outra cópia porque... sei lá. É grátis, então a gente pega primeiro e pensa depois.
Graças a documentos de um processo da Epic contra a Apple, agora temos ideia do tamanho que aquilo foi. Segundo dados internos da empresa, a oferta levou à criação de mais de 7 milhões de novas contas no marketplace.
Num slide comparando o crescimento durante a gratuidade de outros produtos, vemos que títulos como Subnautica e Civilization 6 fizeram as inscrições subir "apenas" de 1 a 2,5 milhões.
![documento epic vs apple](https://www.memoriabit.com.br/wp-content/uploads/2021/08/documento-epic-vs-apple-2021.webp)
Apesar do número acachapante, a EGS ainda tem muito a remar para pegar a líder do segmento, a Steam.
Diferença
A Epic revelou essa semana ter 58 milhões de usuários ativos. É pouco menos que metade dos 120 milhões de usuários mensais que a Valve relata ter na Steam. O pior pra eles é que o crescimento desacelerou. Entre 2019 e 2020, o salto foi de quase 18 milhões, contra apenas 2 nos últimos oito meses.
Para reduzir a diferença, a Epic vem apostando pesado. Recentemente revelaram que passarão a publicar games, oferecendo divisões mais generosas aos desenvolvedores – 88/12, ou seja, a loja fica com apenas 12% do valor da venda, contra 70/30 da Steam.
A ação, inicialmente em fase beta fechada, será porta para inúmeros novos jogos, atraindo mais usuários.
![epic beta fechado publicar games](https://www.memoriabit.com.br/wp-content/uploads/2021/08/epic-beta-fechado-publicar-games.webp)
Os documentos do caso Epic contra Apple (que envolve taxas cobradas pela Apple sobre desenvolvedores de app em sua loja) também descrevem um "Projeto Moonshot", com meta de faturar US$ 1 bi através de investimento em "grandes lançamentos, jogos grátis e promoções de chaves".
Então trate de ficar de olho na EGS. Mais eventos com jogos AAA grátis devem acontecer, além de exclusividade em lançamentos – como fizeram com Borderlands 3, que a Epic pagou US$ 146 milhões para ter.