Desde o lançamento, GTA Trilogy - The Definitive Edition vem divertindo mais pelos memes do que pelo jogo em si. Graças a visões assombrosas de modelos com distorções e expressões bizarras, a trilogia foi alvo de chacota na internet.
Semana passada, a Rockstar rapidamente tirou a versão PC de circulação após o dataminer Vadim M. extrair do pacote dados que não devem chegar ao público final. Entre eles, scripts comentados pelos desenvolvedores – comentários são geralmente para uso interno, removidos na compilação final.
Qual o problema? Havia revelações que parecem inocentes, mas com potencial de problema. Por exemplo, que o time original chamava a rede de restaurantes Well Stacked Pizza de Pizza Hut. Imagine se a Pizza Hut cisma de processar a Rockstar, alegando que foram copiados e usando a piada interna como evidência? Descobriu-se também que músicas "removidas" da trilha sonora continuam lá, só foram desabilitadas via script.
Seja como for, a Rockstar fez as "correções" e o jogo está de volta a partir de hoje.
Como constatado pelo mesmo dataminer, arquivos incluídos por acidente foram removidos, e só isso. O código compilado continua intacto, o que significa que nenhuma correção foi feita.
Mas precisava.
Bugs, glitches e esquisitices
Como já fora observados pelos jogadores, o remaster tem belo trabalho de iluminação, mas não é exatamente um primor quanto aos modelos de personagens. Distorções e expressões faciais tem seus momentos totalmente uncanny valley, beirando o show de horror, o que rendeu memes preciosos ao longo da semana.
E ao que consta, a Rockstar não teve tempo ou não quis gastar com beta testers. Há um problema evidente com colisões, como objetos que caem através do chão ou somem. E ao menos em um ponto, numa missão em Vice City, impossibilita a sequência do jogo.
Na primeira missão de Phil Cassidy, o jogador deve coletar/atacar caixotes e levar as armas ao sujeito. Mas elas não tem qualquer colisão.
Restos de café. Outro sinal de preguiça e/ou desleixo é código desnecessário dormindo no jogo. O infame minigame sexu4l, o Hot Coffee, ainda existe, ou pelo menos o código dele. O "problema" é que não há como acessá-lo sem fazer profundas modificações, porque não há modelos nus ou seminus e nem animações necessárias.
Além disso, ainda segundo Vadim M., é possível que a Rockstar tenha inserido no executável algo que impeça essas alterações. Isso sepultaria de vez o Hot Coffee, tornando esse código puro lixo.
Considerando o preço do pacote – quase 300 reais – fica a impressão de que a edição tem pouco de "Definitiva". A Rockstar precisa trabalhar muito nela ainda.