Frases sobre videogame proferidas (ou vomitadas) por celebridades

"O Wii é um console amador". "Nunca joguei PlayStation". "Videogames são veneno". Veja quem são os autores dessas e outras frases.

0
1405

Os cães ladram e a caravana passa. Entre preconceitos, discussões filosóficas e sociais, o videogame seguiu seu caminho. Infiltrando-se aos poucos na vida de todos, hoje é uma indústria multimilionária. Multibilionária. Do casual com seu snake no Nokia tijolão até os hardcore que compram todos os consoles; do pobre com seu PolyStation do Paraguai aos magnatas e celebridades, parece que cada pessoa no planeta — ou na civilização — tem algum nível de relação, direta ou indireta, com os games.

Mesmo assim, ainda há visões arcaicas entranhadas na sociedade. E por mais alheio que você tente ficar à elas, não consegue. Duvida?

Você já se pegou questionando seu gosto e estilo de vida, de tanto levar dedo inquisidor na cara? Talvez ao ler sobre o jovem prodígio que acha seu divertimento perda de tempo pois "não ajuda a humanidade"? Bem-vindo ao clube. [Vamos dar um desconto pro moleque, afinal com 11 anos ele tem muito que aprender, mesmo os gênios precisam chegar lá...]

Ou quem sabe surpreendeu-se ao ler a bombástica notícia: aquela musa fabricada pela mídia, mas bem sucedida na carreira e às vezes, veja só, até talentosa!, tem pelo menos uma coisa em comum com você: são chegados num joystick, no bom sentido?

É da nossa natureza querer saber a opinião alheia, mesmo quando negamos isso. E mesmo sobre assuntos que lhe são totalmente irrelevantes (que car**hos o Sr. Sociólogo da Silva tem a ver com minha vida, se eu gosto ou não de jogar?). Talvez em busca de um padrão pra se encaixar, parecer mais "normal" apesar da nossa marginalizado por apreciar pixels pulando na tela aos 30 (ou +) anos de idade, ou colecionar caixas coloridas com monstrinhos desenhados, ou bonequinhos do Pikachu.

Seja você do tipo que já ligou o fuck it faz tempo, ou ainda esquenta com a opinião e lamúrias dos pais, chefe ou parceiro(a) contra seu salutar hábito de jogar, fique com essa pequena coleção de frases sobre videogame soltas por celebridades. Claro que pérolas históricas não podiam ficar de fora, como a ministra da Cultura dizendo que a trilha de Arc the Lad, a arte de Red Dead Redemption ou o enredo de Chrono Trigger não são arte, mas várias são menos conhecidas que garimpei.

Chore ou ria.

Lazer? AQUI É TRABALHO.

frase muricy videogame

O jogador brasileiro não concentra nisso aí [assistir jogos, observar táticas, etc]. Os caras ficam naquele videogame lá, aquela porcaria que não serve pra nada, e fazer o que eles tem que fazer que é futebol... nada.Muricy Ramalho, resmungão profissional e técnico de futebol nas horas vagas.

A ideia para esse post começou aqui, com a entrevista do Muricy hoje de manhã mandando seu ponto de vista e entrando para o time dos que acham videogame perda de tempo - jogador tem é que treinar, treinar, treinar mais, jogar e na hora de intervalo, ver jogos e estudar adversários. Porque lazer é para os fracos!

Ser bom em ser mau

nolan bushnell frase videogames

Não sou contra a violência em si. Não sou contra matar monstros, explodir zumbis. É divertido, eles são os caras maus. Mas não gosto de bater em prostitutas ou atropelar pedestres. Em alguns jogos, quem comete mais crimes é o melhor. Eu não quero ser bom em ser mau.Nolan Bushnell, fundador da Atari.

A opinião do fundador da Atari é parecida com a de muita gente mais experiente, que viveu as primeiras gerações de games: os objetivos ficaram muito perversos e de uma forma "padronizada", amplamente aceita. Quando lançavam um Custer's Revenge no passado, era por uma empresa semi-amadora e não licenciada, mas hoje temos um GTA em que atropelar pessoas e surrar as prosts rende grana. É algo a se pensar.
(Mas eu jogo GTA.)

Long Live Video Games

miyamoto frase videogame

Videogames fazem mal? É o que diziam sobre o Rock 'n' Roll!Shigeru Miyamoto, o pai de todos.

はい、マスター!(Com o patrocínio de Google Tradutor).

Games  ≠ criatividade

jack white frase videogame

Essa geração é muito morta. Você pergunta a uma criança "o que você vai fazer no sábado?" e eles vão jogar videogame ou assistir TV em vez de montar modelos de carros ou aviões, ou fazer algo criativo. - Jack White, músico e conservador.

Considerando que ele leva uma vida razoavelmente "retrô" - dizem que não usa celular e abomina a presença deles em shows - é natural que tenha uma opinião típica dos vovozinhos, que pensam que todos os games são passatempos toscos como o "jogo da cobrinha". Fala a verdade: essa frase não cairia perfeitamente na boca de um senhor ranzinza de 90 anos?

E pior: coloca jogar videogames no mesmo nível de "inutilidade" de assistir TV. Só perdoo porque gosto muito do White Stripes, e do The Dead Weather um pouquinho.

Games como aprendizado

obama frase videogame

Veja o caso de Mark Zuckerberg. Sentei-me perto dele em um jantar anos atrás e ele disse que aprendeu a programar principalmente porque tinha interesse em games. Se tivermos programas nos colégios que envolvam o interesse da criança, elas não estarão só sentadas no fundo da sala enquanto alguém lê.Barack Obama, aquele.

Não se engane ao ler isso pensando que Obama é chegado num controle. Ele já se mostrou menos simpático aos games antes dizendo que são um mal para a saúde ("vão praticar um esporte, mimimi"). No caso, a ideia é só usar o videogame como caminho a outras áreas da tecnologia. O que é ótimo, aliás.

Simulador é coisa de noob

kimi raikkonen frase videogame

Eu dirijo. Conheço pilotos que trabalham duro no simulador para conhecer uma nova pista, mas isso não é para mim. Nunca joguei PlayStation ou gastei muito tempo no simulador e isso parece não ter afetado minha performance no passado. Temos 3 horas de treinos na sexta e mais 1 hora antes da classificação do sábado, logo todos os pilotos conhecerão o traçado muito bem.Kimi Raikkonen, piloto boquirroto de F-1.

Ainda bem que ele nunca jogou, porque se na corrida real já é meio maluco, no videogame seria só porrada, e vai que ele transfere a frustração pra pista. Teria que correr de tanque.

Achincalhando o Wii

shia labeouf frase videogame wii

Eu não me envolvo com o Wii, pra ser honesto com você. É tipo um console amador. Não entrei nessa onda do Wii.Shia LaBeouf, ator e herege anti-Nintendo.

Ihh, chamou o Wii de feio e bobão. Os nintendistas devem ter ficado ofendidos com ele, mas como já pegou a Megan Fox (de mentirinha, mas pegou), os nerds dão um desconto, acho.

Ou não, afinal ele falou mal da sacrossanta Nintendo e todo nerd nintendista sabe que Nintendo >>> grande vácuo >>> qualquer atriz que não seja a Carrie Fisher vestida de escrava.

E por falar em Megan Fox...

Na rede com Megan Fox

megan fox frase videogame

Sou completamente viciada naquele jogo [Halo: Reach]. É uma doença. Estou jogando no modo online, não jogo mais no modo história. Eles [jogadores online] não tem ideia. Fazem piada com minha gamertag porque ela é engraçada. São um monte de caras fazendo piada com uma garota, mas eles não tem ideia que estão fazendo piada comigo.Megan Fox, suposta gamer atriz e musa nerd.

Além de Xbox 360, ela diz que também jogava bastante no Wii. Acho que não conviveria bem com o LaBeouf na vida real, ou um deles teria que ceder no tema "consoles".

Diversão só no cinema

tarantino frase videogame

Não consigo me interessar por videogames. Já ganhei alguns que ficavam lá conectados na minha TV juntando poeira, até que eu acabava os tirando para colocar algum outro DVD player de região específica.Quentin Tarantino, diretor e vampiro.

Ainda no bloco do cinema, Tarantino provavelmente "mitaria" dirigindo games ultra-sangrentos como seus filmes, mas jogar não é pra ele.

Alba, a nintendista

jessica alba frase videogame

Cresci jogando Bomberman, Super Mario e Zelda, onde você só tinha aquele carinha que mal podia andar e com aquela música tipo "bip bip bip". E o jeito que eles andavam era duro e robótico. Agora temos personagens de games que parecem pessoas de verdade. É similar à tecnologia que usamos em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.Jessica Alba, atriz infanto-nintendista.

Parece que a linha de criação dela foi bem clássica com o pé na Nintendo. Será que ela continua sendo fã da Big N, migrou para o lado sonista da força ou largou dessa vida de bonequinhos na tela?

Criança pode jogar GTA SIM!

vin diesel frase games

A cultura do videogame foi algo importante de ser mantida viva no filme pois estamos em uma nova era agora mesmo. A ideia de que crianças podem jogar games como Grand Theft Auto ou qualquer outro é fantástica. Os videogames são o primeiro passo de todo um universo virtual.Vin Diesel, mamute e ator, nessa ordem.

Como assim, Diesel? Que os Velozes e Furiosos tem aquela cara de game e que eles são o passo de entrada no "universo alternativo" até vá lá, mas crianças jogando GTA ou qualquer game sem controle não tem nada de fantástico.

Violência em games, só para adultos

spike lee frase videogame

Sou muito cuidadoso em como retrato a violência em meus filmes. Acho que a violência, especialmente videogames violentos, não são coisas boas para crianças menores. - Spike Lee, cineasta sensato.

Choveu no molhado, mas pelo menos não viajou na maionese que nem o Vin Dielsel.

Ou eu ou o videogame!

eva longoria frase videogame

Acho um desvio quando um homem não gosta de algum tipo de esporte. E não, videogames não contam. Namorei um cara que gostava de games, e eu queria me matar!Eva Longoria, atriz?

Que mala...

Videogame = desperdício de tempo

ryan reynold frase videogame

Eu não jogo videogame. Tem algum outro jeito de desperdiçar um puta tempo fora esse? A internet já é o bastante. O último videogame que joguei foi Ms. Pac-Man.Ryan Reynolds, ator e poser profissional.

O ex-marido da Scarlett Johansson (e só, aliás péssimo ator, ao que me consta) acha que jogar videogames "waste a fucking time" mas desperdiça seu tempo na internet, logo é só mais um poser, do tipo que devia bullynar os nerds na escola e depois jogava Ms. Pac-Man escondido no arcade.

Pena que ele não joga, "assim perderia" tempo nos poupando de fazer filmes medonhos como o Lanterna Verde, Blade e aqueles de terror lixentos que participou.

Veneno capitalista

hugo chavez frase videogame

Estes games que eles chamam "PlayStation" são veneno. Alguns games ensinam a matar. Eles colocaram meu rosto num game, você tinha que encontrar Chavez e matá-lo [...] Games promovem o vício em cigarros, drogas e álcool. Isto é capitalismo, a estrada para o inferno.Hugo Chavez, ex-presidente e musa de designers de games.

Não sei por que, mas lembrei do final de Zangief em Street Fighter II, a festa comuna com direito a dancinha típica russa. Será que o finado Chavez aprovaria?

Humilde e incopiável

ibrahimovic frase videogame

Marco gols que são difíceis de serem repetidos. São do tipo que baixam a moral do adversário. Gols assim só costumam acontecer em videogame e você poderia comparar a sensação de marcar um desses na vida real com a de fazer nos games. Mas pra ser honesto, não acho que se possa marcar um gol tão espetacular quanto os do Zlatan no videogame, mesmo que eles sejam tão realistas hoje em dia. - Zlatan Ibrahimovic, karateca metido a jogador.

Ibra, sempre humilde e esvoaçante como lhe é peculiar, falando de si na terceira pessoa e marcando gols bizarros que misturam 90% de karatê com 9% de sorte e 1% de futebol.

Arte para os outros

jeff daniels frase videogame

Você vê um monte de filmes que são só um "videogame de 90 minutos". Os efeitos são incríveis. Eu entendo, há uma arte ali, fantástica. Não tenho interesse, mas há uma arte naquilo, eu suponho.Jeff Daniels, ator

O eterno Débi Dunne não deve ser fã de videogames então, já que não tem interesse em filmes cheio de efeitos "videogamísticos", foi isso que entendi? Pelo menos ele não parece compartilhar totalmente da opinião da ex-ministra.

Um clássico

marta suplicy frase videogame

Eu não acho que jogos digitais sejam cultura [...] Por enquanto, o que nós temos acesso, não credencia o jogo como cultura. O que tem hoje na praça, que a gente conhece (eu posso também não conhecer tanto!) não é cultura, é entretenimento; pode desenvolver raciocínio, pode deixar a criança quieta, pode trazer lazer para o adulto, mas cultura não é!Marta Suplicy

Se "o que nós temos acesso" "não credencia o jogo como cultura", o que diabos será que ela teve acesso? Mas melhor resposta quem deu foi a Square Enix, então me abstenho de mais comentários.

Mas ela não era a única a pensar assim. Três anos antes...

Videogames são passageiros?

roger ebert frases videogame

Continuo convencido de que em princípio, videogames não podem ser arte. Talvez seja bobagem minha dizer "nunca" [...] mas digamos que nenhum videogame atual vai durar tempo o bastante para viver a forma de uma arte.Roger Ebert, crítico de cinema e quase-gamer.

O renomado crítico falou isso antes da Marta, citando a perenidade de artes rupestres, por exemplo; mas com ressalvas de que havia jogado e apreciado (por sugestão de quem leu seus primeiros comentários com esse teor) Myst e Cosmology of Kyoto. Apreciado, não necessariamente que havia mudado de opinião.

Acho estranho discutir o quanto perene um videogame não é, e o mesmo fator não servir para desqualificar o cinema, por exemplo. Alguém duvida que daqui 100 anos Pac-Man será lembrado e citado como peça histórica, tal como Casablanca ou Curtindo a Vida Adoidado?

Proibida de jogar

kristin kreuk frases videogame

Não joguei videogames porque meus pais não deixavam. Aquilo foi banido da minha experiência infantil. Nós nem tínhamos TV, então a maior parte do tempo era brincando lá fora e fazendo o dever de casa. Eu era totalmente desinteressada em games. Sei como isso soa. Eu sou estranha. Kristin Kreuk, atriz, ex-ginasta, clone da Chun-li e ex-vítima do roteiro de Smallville.

A eterna namorada aporrinhada pelo insuportável Clark Kent chorão e fracote de Smallville deve ter tido uma infância sofrida, sempre nos treinos de ginástica e os pais mandando "não vai jogar videogame nenhum, coisa imprestável, volte pro treino!".

Pra piorar, além do trauma de não ter um Sonic ou Mario na vida, ainda suportou aquele Superboy chato por SETE TEMPORADAS ininterruptas do seriado, fora as participações.

Olá, sou um videogame

anna torv frases videogame

Não sabia muito sobre videogames. Há alguns muito violentos. Mas Heavenly Sword [2007, Playstation 3] é diferente. Conversei muito com um amigo que trabalhou nele. Acho que ele queria fazer o jogador se importar. Há mortes, sim, mas meu personagem, Nariko, está no fim das contas protegendo sua família e essa garota em fuga. É um game bonito. Está além do videogame. - Anna Torv, atriz, dubladora e marketeira.

Puxando a sardinha para o jogo em que fez dublagem e captura de movimentos, a popular Agente Dunhan de Fringe confessa que antes de ser apresentada aos games com o trabalho em Heavenly Sword, não manjava bulhufas sobre o tema.

 

O que deduzi por essas frases:

- Quem não tem intimidade com games pensa que ainda estão no tempo do Pong, um passatempo de movimentos mecânicos, que mantêm os olhos na tela e cabeça vazia.

- Esses mesmos têm uma estranha forma de não ver a relação entre cinema e games, esnobando a preocupação com câmera, iluminação e outras técnicas presentes na produção de jogos. Só a Jessica Alba ali mostrou conhecer um pouco da matéria. Já um crítico de cinema renomado e uma então ministra da Cultura parecem ignorar ou considerar isso menor.

- Quem conhece os jogos ou trabalha na indústria mostra preocupação com a aproximação de crianças e games violentos (menos o Vin Diesel, que acha legal crianças jogando GTA).

- Atrizes não ligam pra jogos, tirando Megan Fox que diz jogar (fazendo tipo, será?). As outras ou nunca tiveram contato, só quando criança ou foram apresentadas nos últimos anos . Ou abominam marmanjo jogando.

- Ryan Reynolds e Eva Longoria odeiam jogos. São péssimos atores. Logo, quem gosta de games = bom ator / artista.

 

Bom, por enquanto é isso. Se tiverem mais frases interessantes, postem nos comentários que eu publico num post futuro, ou não.

Artigo anteriorFracasso do Wii U: Mario pode ser o “salvador da pátria”
Próximo artigoA vida é um game – estratégias para não levar game over
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA