Focus Home Interactive compra Dotemu, desenvolvedora de jogos retrô

A publicadora e desenvolvedora Focus Home Interactive comprou a Dotemu, conhecida pela produção e lançamento de jogos retrô. No catálogo da Dotemu estão mais de 50 títulos, entre eles Streets of Rage 4, TMNT: Shredder's Revenge e o ainda não lançado Windjammers 2.

O nome da Focus Home Interactive ficou mais conhecido nos últimos anos pela publicação de A Plague Tale: Innocence, do Asobu Studio. Mas a lista é muito maior e remete ao início dos anos 2000, inicialmente para Windows e mais tarde consoles.

Streets of Rage 4
Streets of Rage 4 foi um dos lançamentos mais importantes da Dotemu.

A aquisição é de 77,5% da Dotemu por €38,5 milhões, somados a €15 milhões condicionados a receitas futuras e um earn-out sujeito ao lucro operacional / critérios de desempenho.

Projetos maiores à vista

Como a própria Dotemu cuidava da distribuição de seus jogos, espera-se que foquem na produção a partir de agora. Isto deve abrir portas para projetos mais ambiciosos.

"Enquanto segue em suas atividades, esta nova colaboração permitirá que Dotemu se beneficie da expertise incontestável dos times da Focus Home Interactive para a produção de títulos AA", disse Cyrille Imbert, CEO da Dotemu, "e assim lance a produção de futuros remakes ou sequências de licenças para consoles da primeira geração 3D (jogos do início dos anos 2000).

O comunicado diz que além de buscar projetos maiores, a Dotemu continuará tendo "independência editorial e estratégica".

Já a FHI amplia o leque de opções, enquanto também investe em produção própria. Fora a linha retrô da Dotemu, esperam aumentar a visibilidade dos lançamentos do The Arcade Crew, divisão que publica jogos de estúdios indie como o brasileiro JoyMasher e o holandês Turtleblaze.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas