Fake news sobre Afeganistão em TV indiana usa gameplay de Arma 3

Volta e meia, algum programa de TV "confunde" cenas de videogame com vida real. Lembram do programa do Gottino na Record, que usou Forza 6 como teste do motorista de Trump?

Agora foi a TV da Índia. Mais de um noticiário local reproduziu imagens do que seria a força aérea do Paquistão atacando alvos no vale de Panjshir. A região montanhosa no Afeganistão ficou conhecida nos últimos dias por ser a última no país resistindo aos Talibãs, após a saída das tropas dos Estados Unidos.

O problema é que as imagens não são reais. A gravação das supostas forças paquistanesas pró-Talibã são um gameplay do simulador de guerra Arma 3, lançado para Windows e MacOS em 2013. Quem apontou foi o jornalista local Mohammed Zubair, que confere notícias em busca de notícias falsas.

A gravação apareceu primeiro em noticiários indianos, incluindo os canais Republic TV, Times Now Navbharat, Zee Hindustan e TV9 Bharatvarsh. Já o vídeo editado é creditado a uma emissora afegã que opera no Reino Unido chamada "Hasti TV", mas a publicação original no Facebook foi excluída após a descoberta.

E o original?

O vídeo original foi surrupiado do YouTube. A postagem mais provável é de janeiro, do canal Compared Comparison. O gameplay mostra a batalha entre baterias antiaéreas e um avião A-10 Thunderbolt II. As cenas do noticiário estão a partir de 1:38.

Em declaração ao site PC Gamer, um representante da Bohemia Interactive confirmou que as cenas são de Arma 3.

"Estranhamente, vimos essa gravação em particular ser usada muitas vezes em meios de comunicação em suporte a notícias da vida real", disse em nome da desenvolvedora.

Sabemos porque já fomos procurados por agências de checagem de fatos por eventos similares antes, incluindo organizações como a France-Presse, Check Your Fact, PolitiFact e se me lembro bem, também pela Reuters.

A Bohemia Interactive explicou que o vídeo veiculado na Índia pode incluir trechos de outros dois vídeos de Arma 3, aqui e aqui. "O clip [no tweet original] é tão recortado e em baixa resolução que fica difícil compará-lo e dizer qual é ao certo, mas tenho certeza de que é uma gravação de Arma 3", disse.

Edição estratégica

O autor da edição aproveitou mais as cenas em que o avião está em destaque, pois os canhões antiaéreos são menos realistas. O âncora da TV indiana repete durante o programa que são cenas da força aérea do Paquistão atacando no Panjshir, o que foi reconhecido como notícia falsa pelo Boom, grupo de checagem de fake news local.

Índia e Paquistão vivem entre conflitos e cessar-fogo violados há décadas, numa disputa pela região da Caxemira que se arrasta desde a independência dos países em 1947. Segundo a Aljazeera, a Republic TV tem histórico de compartilhamento de notícias favorecendo a extrema-direita e apoiando o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas