Enjoo jogando videogame? Você sofre de cinetose

Você também queria "gorfar" quando jogava Doom? Bem-vindo ao clube dos enjoados, vítimas da cinetose. Mas calma, você não vai morrer (ainda).

50
16660

Dei uma passada rápida essa semana no site do Gagá pra ver se ele tinha saído da aposentadoria e encontrei um novo post sobre Doom II, e é sempre assim: falou em Doom (e FPS em geral), tem alguém já lembrando de enjoo, dor de cabeça e outros sintomas de desconforto durante a partida.

Eu sou um desses infelizes. Não sei vocês, mas sempre fiquei muito mal jogando FPS, tanto que acabei abdicando totalmente deles na minha vida de gamer. Começou na época de Wolfenstein, se bem que era coisa pouca, e só se ficasse muito tempo jogando. Às vezes não sentia nada; talvez dependesse do meu cansaço, iluminação do ambiente, etc.

Já com Doom a coisa piorou, poucos minutos de ação e meu estômago começa a se rebelar. Não sei se chegaria a gorfar, mas aquilo logo passa pra cabeça, com dor e uma sensação muito ruim. Se insistir só um pouco, vou ficando com mal-estar generalizado, um tipo de suor frio, e acabo obrigado a parar. Não sei se é pelos ambientes escuros ou movimentos muito rápidos da câmera... O pior é que eu gostava de Doom e não podia continuar.

Assim foi com quase todos os outros que experimentei: só jogar um pouco e o enjoo começa. Tentei Duke Nukem, mas nunca pude ir longe. Divertido, cheio de tiradas cômicas, mas combinar isso com tontura não dá certo. Já Perfect Dark do Nintendo 64 não me afeta tanto, joguei até bastante. Em games de corrida, passava horas sem parar; ainda hoje jogo F1, Dirt, Ridge Racer que é uma insanidade de movimento. GTA, joguei todos e nunca senti nada anormal. Também não senti nada jogando Battlefield e Max Payne.

Ou seja, não há um padrão claro do que me faz mal, exceto por alguns first person shooters, especialmente os antigos.

Doom
Se você tem enjoos jogando Doom, não precisa ter vergonha. Você não é fresco (pelo menos não por isso), é vítima da cinetose.

Não enxergo 3D, será que é tudo relacionado a algum problema nos olhos?, pensava, mas parece que não.

As desenvolvedoras sabem desses problemas. Tem até uma história de que no game Portal 2, a Valve queria colocar um item que permitiria andar pelas paredes, mas a sensação causada pela mudança de horizonte deixaria os jogadores muito enjoados. Redução de quadros, alterações de iluminação e rapidez da câmera são possíveis meios de abrandar o efeito. Manuais de games sempre trazem avisos sobre epilepsia fotossensível (chega a causar crise convulsiva!), que é um pouco diferente do tal enjoo conhecido como "motion sickness", o enjoo de movimento, ou o termo mais científico, cinetose.

Quer dizer que a gente tem uma doença que só dá sinal na hora de jogar videogame? É muito azar...

Enjoo jogando videogame? É cinetose

A cinetose não é bem uma doença, mas uma condição que qualquer pessoa está sujeita, se exposta às situações suficientemente desencadeantes. É uma perturbação do sistema vestibular (o conjunto de órgãos do ouvido responsáveis pelo nosso equilíbrio) que resulta em enjoo se houver um "engano" da percepção.

Jogando um game com simulação de movimentos rápidos, o seu sistema é iludido, mandando sinais para o cérebro de que o corpo está se movendo; mas ao mesmo tempo o cérebro "sabe" que o corpo continua parado, pois está também recebendo sinais do resto do corpo - articulações, tendões, músculos, etc. Aí os dados incompatíveis causam essa desordem, com náusea e tontura.

Por quê? Sei lá 🙂

Sintomas

Um rápido checklist dos sintomas. Tenho a maioria quando jogo FPSs antigos:

  • Tontura (tenho)
  • Náuseas (tenho)
  • Sudorese (tenho)
  • Salivação excessiva (não)
  • Nistagmo - movimentos involuntários do olho (não)
  • Dores de cabeça (tenho)
  • Visão borrada, duplicada ou fora de foco (não)
  • Palidez (vou perguntar pra alguém por perto da próxima vez, mas pelo suor frio, acho que sim)
  • Fadiga (tenho)
  • Perda da noção de profundidade (não)

O que pode causar

Além do nosso caso de interesse, os games, qualquer atividade que envolva movimento. Tinha um amigo por volta dos 16 anos que não podia andar de carro nem ônibus por muito tempo, senão vomitava (não sei como ele se virou depois disso). Minha mãe não pode andar em veículos se não ficar no banco da frente, e olhando para frente - qualquer olhadinha rápida na paisagem em movimento nos lados já desperta o enjoo.

Os games com câmera nervosa não são muito diferentes do carro em movimento, com estimulação do labirinto. Nesse caso temos o chamado "simulation sickeness", já que não há movimento de verdade mas o labirinto é estimulado como se houvesse. Já no carro é "motion sickness", pois o corpo está parado, mas ao mesmo tempo é movimentado pelo veículo, causando a confusão cerebral.

É raro?

Se você se achava fresco ou doente, ou era chamado de boiola por não poder jogar CoD, relaxe, é bem mais comum do que pensava. Segundo estudo da Universidade de Minnesota, mais de 50% dos gamers que passaram menos de 1 hora jogando Halo, sentiram algum sintoma de simulation sickness. Simplesmente metade, é muita coisa.

Além de efeitos durante a exposição ao game, podem surgir também pós-jogo. Outra pesquisa, conduzida por um centro do exército americano em 1995, concluiu que pouco menos da metade dos pilotos testados em simuladores de voo tiveram sintomas parecidos. Em outras situações, como explica a Dra. Cristiana Pereira no artigo do link anterior, o efeito pode durar dias, como a sensação de estar num navio mesmo depois de voltar à terra firme.

Outra história pessoal que comprova isso: lá pelo início dos anos 90, fiz uma longa viagem de trem, quase 11 horas (praticamente exterminaram os trens no Brasil em favor dos pedág..., digo, das estradas, então não sei se ainda existem viagens longas assim por via férrea). Quando fui dormir à noite, fechava os olhos e tinha a sensação perfeita de que ainda estava no trem em movimento, só faltava o barulho, e assim foi por alguns dias.

Games que causam enjoo

Não dá pra relacionar com precisão, pois varia de uma pessoa pra outra. Algumas podem ter um chilique violento jogando um shooter e ir até pro hospital, outros não sentem nada. Tem o padrão, que é formado por games com movimentos muito rápidos de câmera, ou com movimento o tempo todo.

Dos que afetavam a mim ou alguém que conheci:

  • Nights (Saturn) - as piruetas e mudanças de câmera, apesar de suaves, podem deixar tonto rapidinho. Lembro que esse menino que falei, que passava mal andando de carro, jogou Nights e quase vomitou.
  • FPS em geral - Doom e Duke Nukem são o caos para meu estômago e cabeça, 10 minutos no máximo pra começar a ficar mal. Por causa deles, nunca sequer testei a maioria dos FPS modernos. Nunca joguei Halos e CoDs da vida, só recentemente comecei a me arriscar com Battlefield e outros poucos.
  • Mirror's Edge - li gente falando sobre enjoo com o game de parkour; pelos vídeos não senti nada, mas como é tudo em primeira pessoa e bem agitado, é certeza de problema pra alguém numa exposição mais prolongada. Confira aí embaixo.
  • Tomb Raider - movimentos bruscos de câmera do Underworld podem causam vertigem. Dizem que é o pior da série em câmeras, mas não sei porque não joguei todos.

Como evitar

O Memória BIT não é consultório médico, não confie sua saúde ao que vou escrever aqui!

Segundo pesquisas que fiz sobre o tema, algumas formas de reduzir o enjoo jogando videogame que podem funcionar:

Jogar com as luzes acesas - ter a TV ou monitor como única fonte de luz no ambiente é péssimo, sua concentração vai estar toda na tela, o que aumenta a sensação ruim. Não dê uma de morcego nem fique economizando energia elétrica. Acenda a luz, sovina!

Nem muito brilho, nem escuro - se o game tiver brilho e contraste muito altos, reduza. Se for muito escuro, aumente um pouquinho o brilho. Evite forçar muito a visão em qualquer dos extremos.

Mais longe da tela - também para reduzir o estímulo, fique um pouco mais longe do monitor. Isso deve ser feito mesmo sem enjoo, ou vai cansar sua vista.

Sessões mais curtas - em vez de insistir no game mesmo estando enjoado, faça sessões curtas, espere passar totalmente o efeito, então jogue mais, e assim vai... Depois de um tempo a cabeça se acostuma e passa a "entender" que o corpo não está se movendo de verdade. Quem diz é a Dr. Louisa Murdin em publicação no British Medical Journal, "Managing Motion Sickness" (Lidando com o Enjoo de Movimento):

A escolha [para evitar o enjoo] é entre 'acostumar-se', o que significa ir aumentando a tolerância, começando com exposições curtas para provocar estímulo e então ir gradualmente aumentando a exposição; ou uso de drogas que suprimem os sintomas mas têm efeitos colaterais.

Sério, ninguém vai tomar remédio pra jogar videogame... ou vai? Só seria válido para outros tipos de enjoo, como quem precisa viajar de carro e não pode. O artigo citado antes, da Dra. Cristina, dá outro bom exemplo: gente que não conseguia ler dentro do metrô ou ônibus, mas acostumou-se com a prática. É igual nos games.

Taxa de frames - não tenho ideia do motivo, mas algumas pessoas dizem que taxa muito baixa ou alta de frames pode causar mal estar, então bastaria reduzi-la ou aumenta-la para controlar o enjoo. Nunca testei e não sei se funciona.

Foco no centro - evite ficar olhando pra todos os objetos, querendo absorver tudo que acontece na tela, seus olhos não são tão ninjas. Tente manter a visão no centro da tela, onde rolam os principais eventos. Pelo mesmo motivo, evite movimentos desvairados enquanto joga, que vão fazer a câmera pular de um lado pra outro, revirando seu estômago junto.

Ou faça como eu, desista assim que sentir o primeiro enjoo. Tem tantos outros games que não causam nenhum efeito colateral, pra que vou insistir? A saúde é mais importante.

Artigo anteriorLendas dos Games: Chrono Trigger e a Bíblia estão relacionados?
Próximo artigoEspecial Phantasy Star III: Generations of Doom (Mega Drive, FINAL)
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

50 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. --> Reduza o brilho <--
    Reduzir o brilho me salvou, reduza bastante o brilho que nao vai sentir nada
    procure no youtube manobra EPLEY isso tb ajuda MUITO

  2. Faz anos que sinto enjôos jogando Half-Life e outros jogos que são muito rápidos. Para não sentir isso, meu personagem precisa CAMINHAR e não correr, assim o movimento do cenário todo fica mais lento e eu consigo jogar. Mas nas passagens em que ele precisa correr, já sei que vou ficar enjoada e preciso parar de jogar logo depois. Já tive que abandonar Counter-Strike por causa disso, já que não quero tomar remédio.

  3. isto tem me causado com crash twinsanity do ps2, me sinto tonto e enjoo com o jogo, não sei por que, é um jogo até legal, mas isso vem me irritando, não queria parar de jogar mas não sei o que fazer.

  4. Agora imagina meu susto! sou apaixonado por jogos FPS e vendo o título do artigo a primeira lida eu pensei que se tratava de enjoar de jogar games em FPS! e pensei comigo: é possível enjoar de jogar?!

    Só depois percebi que se tratava de enjoar ao jogar.

    Felizmente nunca enjoei em nenhum dos dois sentidos e dor de cabeça eu tenho muita mas não especificamente em decorrência da jogatina, mas quando começa eu tenho que parar mesmo!

  5. Galera só uma dica, o plasil mexe com o sistema central do cerebro , causa depressão e um monte de outros problemas, mei irmao foi parar no hosp pkr causa desse remedio. Na bula ta escrito. Bjos

  6. Putz... Achei que era só eu.. Que louco!
    EU jogo desde muito novo. Tive vários vídeos games e a 3 anos comprei a ultima geração de um deles e não consigo jogar quase nenhum jogo. O engraçado e que até o game anterior eu não sentia nada. E agora não consigo jogar 5 minutos de GTA, Assassin's Creed ou Call of duty... Estou pensando seriamente em tomar um dramin antes de começar a jogar... kkkk.. (Eu ri mais é sério)...

  7. Achei q eu era o único que ficava assim por causa do minecraft kk eu sinto como se meu corpo e meu coração ficasse quente e dor de cabeça quando eu jogo minecraft,gta,god of war e o" modo"história do naruto storm 3

  8. eu tenho direto é muito chato, to louco pra trocar de computador logo pra ver se com graficos melhores isso para, mas eu nao tenho vontade de vomitar, apenas a dor de cabeça que deixa meio paralisado, e se balança a cabeça cara logo ve que é a cinetose de novo
    eu tomo engov quando estou assim, não faz milagre mas diminui a dor de cabeça, vou testar o ginko biloba

  9. -Sou um dos que pensavam que era um dos poucos a sofrer desse mal(náusea,suor frio,dor de cabeça,mal estar).Me percebi com esse problema na era 3d mesmo,jogando games de tiro em primeira pessoa e em games com câmeras que se movimentam bastante,mas também sinto em games como,shadow colossus,gta,driver 3,etc.Por sinal,games que sempre gostei e quis jogar mais profundamente).Agora,pouco depois que me vi com esse problema,descobri que tenho com alguns jogos 2d também (nesse caso,não me lembro de ler ou mesmo alguém citar sobre em qualquer conversa).Nos jogos de nintendinho mais especificamente,por utilizarem poucas cores (essa é a explicação mais lógica que encontrei).E olha que jogava master system e nunca me deu esse problema com seus games.Ah,esse problema com as cores me afeta ao assistir alguns filmes muito antigos também (estranho).

  10. Muito bom seu post Danny! Gostei praka! Vou experimentar o tal de Ginko Biloba, o remedinho que o Oliveira toma, unindo o útero ao agradavel.
    Obrigado!

  11. Oh Deus, e tao bom saber que não sou o único, e finalmente descobrir a causa. Obrigado Daniel Lemes por finalmente acabar com minha duvida, e de muitos outros.

  12. Eu sinto esses enjoos toda vez que jogo Minecraft por 2 horas ou mais, dá uma náusea muito forte e fico assim até o fim do dia se deixar! x.x Até então eu não sabia que era isso e você ajudou bastante, obrigada!

  13. Puts, eu sinto isso andando de carro por muito tempo D:
    Uma vez fui pra praia, na hora de voltar... Senti um enjoo, um mal estar, parecia que a qualquer momento iria vomitar ali no carro mesmo!
    Já a minha namorada sente isso jogando FPS, ela adora Left 4 Dead, mas sempre que tentamos jogar ela passa mal D:

  14. Também sofri por um tempo com UT 2004, mas fui me acostumando e hoje consigo jogar até 3hs.

  15. Novato no clube o/ o/ o/

    Descobri a respeito disso jogando Portal hoje... já havia passado por isso ao andar de carro e ônibus, mas com um game é a primeira vez.

    O jeito é torcer pra ficar só nesse jogo mesmo! hahahahah

    Ótimo texto, Daniel!

  16. Sou da era do atari, super nintendo, mega e master system e jogava de tudo e não sentia nada quando fiz 11 anos larguei a vida de gamer e passei a fazer downhill de bike cerca de 5 anos depois voltei a jogar na era do counter striker e tbm não sentia nada quando a febre do cs acabou na minha cidade larguei os jogos outra vez e voltei pro downhill hj com 26 anos por não poder mais fazer downhill devido a um acidente a alguns anos atrás fui tentar voltar a jogar mas hj não consigo jogar quase nada todos os jogos q joguei mesmo nos consoles antigos me dão enjoo só assassin's creed 3 que não me causou nada da pra jogar de boa, queria jogar outros jogos mas ta fogo isso é muito ruim...

  17. Também sofro desse mal dos gamers. Vai aí uma dica que melhorou bastante pra mim, capsulas de Ginko Biloba. É um remédio homeopático muito usado pelos idosos para melhorar a memória e coisa e tal. Mas foi receitado a mim pelo médico, após eu fazer exames de labirintite e fui diagnosticado com cinetose, não chega a ser uma doença, mas é tipo uma grande sensibilidade aos movimentos das imagens.
    Olha, eu cheguei a zerar CoDs que antes eu nem conseguia jogar por quinze minutos. Não melhorou 100% mas posso garantir que uns 80%. Já ajuda né. Ginko Biloba, esse é o cara!

    • Lembro desse nome das propagandas de rádio e TV, tipo "cartilagem de tubarão" e aquelas coisas HUEAH. Mas se é homeopático, mal não deve fazer, fica a dica aí.

  18. Anos depois e ainda está rendendo bastante o assunto, né?! rs
    Bom, eu vim dar uma pesquisada na internet para saber se poderia ser viável eu tomar algum remédio para isso, quando fosse jogar. Sim, eu sei hahah É que realmente tem jogos que eu gostaria muito de zerar e não quero ficar passando por essa tortura de ficar quase vomitando depois de 10min de game.
    E bom, acabei encontrando aqui e isso acabou parecendo ser bem mais comum do que eu pensava, não sei se fico feliz ou sinto pena da gente.

    • Sim, é bom ter uns colegas de sofrimento =D
      Mas sério, acho que o assunto que vai render sempre, ainda mais quando vierem os Oculus da vida, imagina o tamanho do enjoo...

  19. Nossa cara ufaa!! Pensava que era a unica,tenho problemas pra jogar jogos tao legais e incriveis,muito triste ter isso.Não consigo passar nem meia hora jogando Residente evil,Minecraft,Tomb Raider,nem o meu queridinho GTA se salva,em geral a maioria dos FPS me deixam enjoada,com dores fortes de cabeça,tonta,eu quase desmaio se continuar jogando,quando eu começo e os sintomas também depois de 15 minutos já nem consigo mais jogar e não absorvi nada do game,as vezes até deixo de me divertir no Pc,videogame,ou em tablet ou celular.Qualquer um deles me deixam tao mal,até tava pensando que era anemia,mas esse site me esclareceu bastante as duvidas Vlw.

    • Caraca eu passo mal também jogando,que raiva disso mano!! Não consigo jogar Left For Dead, Killing Flor 2 sem chance é 5 minutos já to morrendo!!! Vou ver essa parada do ginkoBiloba.Valeu galera abraço, obrigado pelas dicas!!!!!!!!!

      • cara também sofro disso, no caso de Killing Floor 2 ele ja tem uma opção de anti-cinetose, e vc tambem pode controlar o FOV do jogo o que ajuda bastante de uma olhada ai no seu KF2 eu to jogando de boa ele sem sentir enjoo. ja jogos que não tem com controlar o FOV eu sofro bastante.

        • Se não me engano ativa um cursor no meio da tela ou outro objeto estático? É a mesma ideia do simulador que criaram com um nariz entre os olhos, acho que todos os jogos deviam ter algo parecido, especialmente os mais "câmera nervosa".

      • Alguns jogos ja tem a opção de anti-cinetose que e o caso no killing floor 2, outro jogos vc pode controla o balanço da camera e a distancia pelo FOV do jogo o que ajuda bastante de uma olhada se o seu jogo possui esse recurso na opção grafica.

  20. Pra mim o pior são fps que o boneco fica se movendo ao andar, Procure jogos que da para desativar essa movimento e vai ver que tudo fica mais facil....

  21. tudo começou quando eu comprei um play 2 , acho que era 2004,
    eu aguentava 1 hora jogando gta sanandreas,
    cumpria umas duas tarefas em T.H. undegraund 2 e parava.
    nunca consegui zerar medal of honor.
    hitman eu só conseguia jogar por 20 min.

    a cabeça começava a girar, sentia um suor gelado e segurava ate o ponto de não aguentar mais..de maneira que eu não conseguia me concentrar no jogo, ai voltei para os classicos 2d.

    hoje eu tenho xbox 360, jogos de rpg só suporto por 1h e paro... :´(

  22. Prazer Daniel, primeira matéria do seu site que eu leio e já vou comentar! O meu caso foi ao contrário do comum, tem pessoas que vão se acostumando, aumentando a tolerância pra não ter essa motion sickness. Eu quando criança não passava mal tão fácil, cresci, fui fazer facul fora e daí veio muitas viagens de ônibus. Pra que? Pra eu descobrir que não aguento fazer viagens longas haha eu dormia pra ver se passava e nada, acordava pior! Só depois que descobri o famoso Dramin que conseguia viajar de boa, e eram umas 10h de viagem todo mês! Mas mesmo com o remédio não posso tentar enviar ou ler mensagens por exemplo. Agora pra jogos FPS nunca tive problema, jogava muito Doom, Duke Nukem 3D, Wolfenstein, Blood. Mas tenho limitações, passo muito mal se jogo Tony Hawk e fico batendo na parede sabe? Quando a câmera se move muito rápido. Aos poucos acabei não querendo jogar ele, por causa da dor de cabeça e tudo mais. Redescobri minha simulation sickness vendo gameplays de Creativerse, Minecraft, dependendo se o jogador se mexe muito rápido. E olha que meu monitor é de 15'!

    • Oi, Clarissa! Obrigado pelo comentário de estreia =D
      Estranho mesmo fazer o caminho inverso. Talvez já tivesse predisposição e o enjoo de movimento despertou com as viagens de ônibus e aí passou a afetar no "simulation". Nunca joguei Minecraft (já vi gente jogando perto de mim), mas o movimento parece ser bem rápido, acho que me enjoaria também...

  23. Daniel, vc não sabe a felicidade que fiquei por saber que não estou sozinho no mundo! 🙂 Estamos juntos nessa infelicidade de não poder jogar FPS. No meu caso o problema se deu somente na geração alta definição (ps3 e xbox). Consegui jogar sem nenhum problema os gloriosos Duke Nuken e Counter Strike. Muito me estranhei quando (após pagar 80 mangos num CoD MW4) coloquei o jogo no ps3 e tive a desagradável surpresa: enjoo, tontura e mal estar. E isso se repetiu por todas as vezes em quê joguei. Tentei todas as dicas que li em sites (as quais vc citou aqui) e nenhuma funcionou. Fiz como vc, desisti e acabei trocando o jogo. Cheguei a pensar em vender o ps3 achando que todos os jogos fossem me dar a mesma sensação, mas descobri que os de terceira pessoa não me causavam mal algum. Descobri então, que o problema estava na abertura da câmera (quanto mais cenário aparece, melhor para mim).
    Valeu!

    • aheuaheuheau Você viu que é bastante comum, né? Engraçado que ando jogando Battlefield sem sofrer nada, talvez porque uso um monitor pequeno (19"), talvez influencie. Mas se enjoar, o jeito é largar, afinal tem muito jogo no mundo, shooters são só uma fraçãozinha deles...

  24. Oi uma garota jogando FPS é raro eu sei. Mas o meu problema é um pouco diferente eu só sinto enjoos quando eu jogo pela tv, quando jogo no computador não sinto nada de diferente, isso também é cinetose? Tem como "tratar" isso? Porque eu não queria parar de jogar.

    • Oi Ana, pode ter a ver com o tamanho da tela e a distância que você fica dela. Se a TV é muito grande e você fica perto, por exemplo.
      Se estiver muito ruim mas você quer continuar, vá no médico pra ter certeza do que está acontecendo, é o melhor.

    • Pode ter a ver também com a baixa taxa de fps,pois as tvs tem taxa de atualização de 30hz!! A não ser que seja uma tv top de linha!

  25. Fala Daniel.
    Conheço alguns amigos que não conseguem jogar FPS. Inclusive teve um dia que tivemos que parar uma "lan night" por mal estar de um dos jogadores.
    Meu estilo de jogo preferido é FPS, nem me imagino não podendo jogar.
    Para ti e os demais que tem esses sintomas, indico o famosos "Dramin" . hehe!
    Boa matéria!
    Abraço
    Mux

DEIXE UMA RESPOSTA