Lendas dos Games: Chrono Trigger e a Bíblia estão relacionados?

Chrono Jesus, Marle Madalena, Guardia Império Romano? Será que Chrono Trigger e a Bíblia têm mesmo relação ou é só intriga da oposição?

6
1013

Um homem que sacrifica a própria vida para salvar o mundo. Uma mulher vestindo púrpura, montada numa besta. Três "magos" vindos do oriente. O apocalipse, julgamento e pena de morte, multiplicação de alimento, ressurreição?

Mesmo que não seja religioso, você conhece essa história. Pensou que eu falava da Bíblia Sagrada, não pensou? Afinal hoje é Natal e eu devo ter programado um post sobre o tema. (Claro que não pensou, pois aqui é um site de games, mas deixa eu completar o texto). E se tudo isso viesse de um game, seria pura coincidência ou Chrono Trigger reconta a saga de Jesus Cristo ao seu modo?

Se o time da Square planejou tudo ou foi obra do acaso é impossível afirmar, eles provavelmente nunca admitiriam (a não ser que saia da boca de Masato Kato, autor de grande parte do roteiro); mexer com religião é certeza de encrenca, a própria Nintendo modifica títulos e eventos em games, especialmente ocidentais, para fugir de menções religiosas. Lembra do caso ActRaiser, que no oriental falava em deus e demônio, e mudaram para uns nomes estranhos e genéricos no ocidente? Em Chrono mesmo, Magus chama "Maoh" no original - literalmente "belzebu", o "coisa-ruim"...

Antes de continuar: se você é religioso fanático ou não, já peço que não venha me torrar os ovos com reclamações, ameaças, ofensas, etc. Não fui eu quem desenvolveu a teoria, apesar de acreditar que ela tem fundamento. Além disso, nasci e fui criado em família católica, batizado, meus pais se casaram em igreja, etc, e acredito num deus, seja ele quem ou como for. Não sou herege por discutir o tema aqui. A intenção não é ofender a fé de ninguém.

Lendas dos Games - Chrono Trigger reconta a Bíblia

Isso posto, vamos aos fatos (ou melhor, teorias). Quanto Chrono Trigger e a bíblia têm em comum?

O básico

Pra começar, uma resenha elementar de Chrono Trigger para eventuais novatos: Chrono é um jovem que viaja pelo tempo junto com um grupo de amigos vindos de eras diversas, desde o tempo dos dinossauros até um futuro tenebroso. Eles lutam contra um monstro que destrói quase todo o mundo no ano 1999.

Se você não conhece o game, devia ir jogá-lo o mais rápido que puder. Aproveite e leia a ficha completa dele aqui no Memória BIT, tem tudo que precisa saber para se situar.

As evidências

1) Os 3 gurus / reis magos

Chrono Trigger e a Bíblia - magosNo game, temos Gaspar, Melchior e Belthasar, três gurus que viveram na antiguidade como sábios do Reino de Zeal. Gaspar é o Guru do Tempo; Melchior, o Guru da Vida, e Belthasar, o Guru da Razão. Eles foram arremessados para diferentes eras possivelmente por Lavos, e ajudam os heróis a derrotar o inimigo.

Quem conhece a Bíblia já sacou a semelhança inegável. Os chamados Três Reis Magos, ou Três Magos tinham que nomes mesmo? Melchior, Caspar e Balthazar (em português: Melquior, Gaspar e Baltazar). Na tradição cristã, são os três homens que teriam visitado o pequeno Jesus logo após seu nascimento, guiados pela estrela para oferecer presentes ao futuro Rei dos Reis.

Os magos da Bíblia deram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. Assim também o fazem os três magos de Chrono Trigger, com três presentes ao grupo de Chrono: a Espada Masamune (Melchior), a nave Epoch (Belthasar), e o ovo Chrono Trigger (Gaspar).

Mais um pouco? Segundo a descrição dos reis magos feita por São Beda, o Venerável (673-735), em seu tratado "Excerpta et Colletanea":

Belquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto, e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.

Que acham? O dito jovem Gaspar tem um baita bigodón branco, com o resto escondido pelo chapéu e capa. Melquior me parece perfeitamente adequado à descrição. Belthasar não parece nada: não é mouro, moreno, nem parece ter 40 anos.

2) Medina

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Mateus 2:1

A Bíblia diz que os magos vieram do oriente, ou seja, do leste em direção ao abrigo de Jesus. E qual a semelhança disso com Chrono Trigger? Dois dos magos estão situados ao leste do mapa. Belthasar aparece no Keeper's Dome, que fica mais ou menos no centro-sul do mapa, mas ao leste de sua posição inicial em 2300 AD; Gaspar é o único que não pode ser posicionado em lugar algum, pois está no fim dos tempos; Melchior está na cidade de Medina, igualmente ao leste de Truce.

Chrono Trigger Medina
Medina, em Chrono Trigger

O caso de Medina é ainda mais digno de nota. No game, é a cidade dos Mystics, seguidores de Magus que lutam contra humanos e expulsam os não-místicos dali. Há uma praça onde rolam cultos, incluindo uma grande estátua de Magus bem no centro. A verdadeira Medina fica na Arábia Saudita e é uma das cidades sagradas para os islâmicos, onde fica o túmulo de Maomé, tendo sido palco de conflitos entre eles e seus opositores durante o século VII.

Ou seja: parece que houve um proposital paralelo entre humanos x místicos do game e católicos x islâmicos da história, incluindo a era medieval e o mesmo nome de cidade. Observando pinturas, vê-se também semelhança entre trajes de alguns habitantes de Medina (do game) com os guerreiros muçulmanos da Medina do séc. VII - me parece uma alegação meio frouxa, afinal qualquer representação gráfica da Idade Média (pelo menos de um período específico) teria semelhanças.

3) O sacrifício de Jesus / Chrono

Chrono Trigger e a Bíblia - morte de Chrono
O homem se sacrifica para salvar todos, e depois é ressuscitado? Alguém já viu esse filme?

Talvez a situação mais óbvia de todas seja o sacrifício de Chrono, que para salvar todo mundo, dá a própria vida no confronto contra o "grande mal" Lavos. Nem preciso dizer, mas vou lembrar mesmo assim a figura do Cristianismo sobre o sacrifício de Jesus, que deixou-se entregar aos perseguidores para morrer e nos salvar.

Assim como Jesus foi ressuscitado mais tarde e voltou ao convívio dos próximos por um período de 40 dias antes de partir para o reino de Deus, Chrono também é revivido e volta aos amigos. E vai para o céu, como veremos mais adiante.

4) Filho da virgem Maria?

Como a tradição católica diz que Jesus não tinha um pai natural terreno, já que Maria concebeu sendo virgem, só é citado seu pai adotivo, José. E claro, o pai celestial.

Em Chrono Trigger, a família de Chrono também carece da figura paterna. Em sua casa estão sua mãe e um gato. O pai jamais é mencionado, seja no manual, durante o jogo ou mesmo em qualquer material divulgado pela Square ao longo de todos esses anos. Não dizem que seu pai foi embora de casa, ou morreu, nada. É um mistério completo. Outro indício da ligação Jesus / Chrono?

5) Milagre da multiplicação

Chrono Trigger e a Bíblia - jerky
Um pouquinho de "Jerky" vai ter que alimentar um batalhão - com Chrono fazendo milagres, SIM.

No chamado "Milagre dos Cinco Pães", Jesus conseguir alimentar uma multidão de cinco mil seguidores com apenas pedaços de cinco (ou sete, dependendo do evangelho) pães e "dois peixinhos".

Chrono também fez seu milagre da multiplicação, quando leva Jerky (que seria isso, algo como carne seca?) para os soldados que lutam na Zenan Bridge, e com ela alimenta os homens famintos. Não fica claro quantos estão ali, nem que tamanho teria esse Jerky que Chrono recebeu no castelo, mas com certeza não era o bastante para toda uma tropa.

6) Ressurreições

Chrono é um personagem bastante ofensivo, com várias técnicas de ataque como Cyclone e Lightning. Mas em dado momento ele aprende outra que fica um tanto fora de lugar no meio de todo aquele poder de fogo. Com a "Life", Chrono é simplesmente capaz de reviver os mortos!

Alguma semelhança com Jesus e seus milagres como a ressurreição da criança doente ou a de Lázaro? Por que, entre tantos personagens com perfis bem mais "curandeiros", foram colocar o dom da vida justo naquele que seria o "salvador"?

7) A saga

Jesus teve sua última ceia com os discípulos; na mesma noite foi traído por um deles (Judas Iscariotes), então capturado, julgado e condenado à morte.

E Chrono? Teve sua "última" refeição durante a festa na pré-história; na mesma noite foi traído por Kino, que enciumado pela atenção que Ayla deu aos convidados, rouba seus equipamentos (similar a Judas saindo da última ceia para trair Jesus em troca de 30 moedas de prata); julgado em 600 AD sob falsa acusação de sequestrar a Princesa Nadia e condenado à morte, mesmo sendo inocente.

Apesar da cronologia nada linear, são muitos pontos em comum pra dizer que é só coincidência...

8) A estrela da morte

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. Apocalipse 8:10-11

Chrono Trigger Lavos estrelaTal como a passagem do Apocalipse, em Chrono Trigger a estrela flamejante caiu do céu sobre o planeta trazendo o caos (se bem que não imediatamente). Lavos seria facilmente confundido com uma estrela em chamas. O nome Lavos foi dado por Ayla, que juntou os termos La (fogo) e Vos (grande) do dialeto lokan. Ele era, para os humanos daquela era, "o grande fogo que veio do céu".

E a segunda parte, que cita "muitos homens morreram", acontece em 1999 (o futuro ruim), quando Lavos desperta com força total de destruição, mas não é o fim total da humanidade - ele acaba com quase tudo, mas muitos ficam vivos pra contar história.

9) Schala, a mulher de escarlate

Pra completar, uma das figuras mais assustadoras da Bíblia:

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação. Apocalipse 17:3-4

Embora seja um trecho cheio de simbolismo, na versão DS de Chrono Trigger há uma cena que praticamente resume isso, quando o Dream Devourer une os corpos da Princesa Schala com Lavos, criando um novo bichão poderoso. Pode-se ver Schala flutuando acima da cabeça de Lavos e ela usa um traje púrpura - como se estivesse "assentada sobre uma besta de cor de escarlata" (o tom avermelhado ao fundo dela).

Bizarro!

Chrono Trigger e a Bíblia - Dream Devourer

Schala não parece ter nenhum "cálice de ouro" nas mãos, mas ainda assim é bem impressionante. Tem mais:

A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é. Apocalipse 17:8

Meio confuso, mas impossível negar a semelhança com a cena do futuro ruim, quando Lavos (a besta que existe, mas não existe!) sai direto das profundezas ("há de subir do abismo") em um buraco cheio de fogo, soltando raios pra todo lado (o mundo "irá à perdição").

E quanto aos "dez chifres"? Lavos copia as habilidades de dez chefes do game. Veja:

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. Apocalipse 17:12-13
Chrono Trigger - Lavos emergindo
"A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição" - creindeuspai!

Em Chrono Trigger são 10 chefes que têm poderes depois reutilizados por Lavos:

1. Dragon Tank
2. Guardian
3. Heckran
4. Zombor
5. Masa
6. Mune
7. Nizbel
8. Magus
9. Black Tyranno
10. Giga Gaia

Podemos dizer que eles pegaram seu poder de Lavos e depois "entregaram seu poder e autoridade" a ele? Acho que sim.

Mais evidências

Dor dos discípulos: tal como na Bíblia, que mostra o arrependimento dos discípulos com a morte de Jesus, sentindo-se culpados, no game todos ficam arrasados após a morte de Chrono e fazem de tudo para trazê-lo de volta.

Madalena e Marle: a primeira pessoa a ver Jesus depois da ressurreição é Maria Madalena. Segundo escrituras encontradas no Egito em 1945 (conhecidas como Evangelho de Filipe), eles teriam algum tipo de relação íntima - talvez marido e mulher, embora o termo usado, koinônos (algo como companheira), não seja muito claro; poderia significar "companheira de crença" ou de jornada, etc.

Curiosamente ou não, a primeira pessoa a rever Chrono vivo é Marle, a mulher mais próxima do herói (inclusive casam-se, como mostram cenas da versão DS).

Aliás, a Madalena da Bíblia não seria bem uma "prostituta" nos termos modernos. O simples agir fora do padrão lhe daria um título desonroso, ou talvez seja uma denominação dada por tradutores ao longo da história; a verdadeira Madalena pode ter sido só uma mulher que agiu fora das regras estabelecidas - tal como Marle, que em vez de aproveitar a vida tranquila no palácio, desobedece o pai.

Chrono "vai para o céu": seja qual for o final bom, Chrono vai para o céu no fim do game, após ter sido revivido e derrotado o mal / Lavos.

Como assim "não vai não, seu mentiroso"? Não disse que ele vai da mesma forma descrita no Cristianismo, em que Jesus ascende de corpo e alma para o paraíso, mas literalmente, voando mesmo: ou nos balões junto com Marle, ou na Epoch.

Forçado? Talvez, mas o senso de humor e perspicácia dos caras da Square podem ser bem afiados.

Andar sobre as águas: alguns jogadores alegam que Chrono parece andar sobre a água logo após a entrada na Heckran Cave. Não tenho nenhum print ou vídeo pra conferir, mas seria diferente de qualquer outro personagem passando pelo mesmo ponto, e supõe-se que também não seja um glitch.

Natal? Na cena da ressurreição de Chrono, no alto do Death Peak, há uma árvore que se acende toda, como uma árvore de Natal. Para quem é mesmo que as árvores natalinas do mundo todo se acendem?

Chrono Trigger Marle ProvokeMarle safadinha: mesmo não sendo prostituta "de fato", a ideia moderna da alcunha de Madalena está diretamente ligada ao sexo. Marle tem a técnica Provoke, um tanto "inapropriada" para uma dama e princesa: dá uma risadinha antes de estapear o próprio traseiro virado para o inimigo.

Fariseus e Yakra: antes da revelação de sua forma "real" como Yakra, o Chanceler parece um líder religioso, com seu traje e um bastão. Seu comportamento radical contra Chrono seria semelhante ao dos fariseus, que na Bíblia são radicalmente contra Jesus, o acusando de heresia ao proclamar-se "filho de Deus" (Chrono seria um inimigo de Guardia).

Lucca e Santa Marta: Marta de Betânia foi uma das mulheres mais próximas de Jesus; era irmã de Lázaro, aquele que foi ressuscitado. Uma passagem no Evangelho de Lucas a descreve como atarefada e dedicada ao trabalho, motivo pelo qual não ficava muito tempo ouvindo as lições do Cristo.

Lucca no game é amiga de infância de Chrono, uma cientista sempre ocupada trabalhando e criando coisas. Ela não tem irmão, mas cria um elo afetivo com Robo, que "coincidentemente" foi trazido de volta à vida (funcionamento) por Chrono não só uma vez, mas algumas, como no Proto Dome, e de novo 400 anos depois do reflorestamento. Lázaro foi revivido por Jesus após 4 dias morto, quando já havia sido até enterrado.

Por assim dizer, Lucca cria um vínculo de irmandade com Robo, assim como Lázaro era irmão de Marta.

Ayla no Velho Testamento: ela teria características em comum com o Moisés do Velho Testamento. De modo similar a este, que através de visões é avisado de sua missão, Ayla sonha que Chrono e seu grupo estão em perigo na Mystic Mountain. Ela não recupera mandamentos lá, mas sim o próprio salvador.

Além disso, tal como Moisés foi perseguido pelos egípcios comandados por Ramses II, Ayla e seu povo são perseguidos por Azala. Ela conduz os aprisionados tal como no Êxodo bíblico (só faltou abrir algum mar).

Chrono Trigger e a Bíblia - ulgamento de Chrono e julgamento de Jesus
Chrono Trigger - julgamento de Chrono e julgamento de Jesus

Guardia é Roma: as referências ao Império Romano e sua relação com Jesus também são discutíveis. No começo nenhum governante se importava com Jesus, ele não era visto como ameaça, mas quando os fariseus passaram a persegui-lo e acusá-lo de todo tipo de blasfêmia, atiçando o povo, o governo agiu, temendo perder poder. Isso levou à condenação injusta de Jesus. Anos após sua morte, Roma acaba se convertendo na "capital" do Cristianismo.

No game, o governo de Guardia nem sabe da existência de Chrono até o momento em que o "fariseu" Yakra passa a acusá-lo de sequestrar Marle para desestabilizar o reino. O herói é capturado e condenado à morte injustamente, e mais tarde (no final do game), Guardia aceita Chrono com honras.

Quer mais? Tem muito no Chrono Compendium: Chrono Enigma, dá pra passar um dia inteiro ali viajando.

E daí, como fica?

Depois de tudo isso você pode estar convencido sobre a relação entre o Cristo histórico e a trama de Chrono Trigger, ou pensando que é tudo piração e falta do que fazer. É bom lembrar que alguns fatos não fazem sentido na versão oriental e original do game, como o nome dos magos - foram ideia do tradutor americano da Square, Ted Woolsey.

Como já disse no começo, não dá pra cravar 100% a veracidade da lenda a não ser quem alguém dê uma palavra oficial, mas é provável que o time da Square tenha sim se baseado em várias coisas da Bíblia, do Velho Testamento e o que iam achando pelo caminho. Há indícios aceitáveis pra tal. Um lance "vagamente baseado em fatos reais".

Como não joguei Chrono Cross, não me sinto apto a falar sobre possíveis relações na sequência. Se você tiver outras teorias ou ideias sobre o assunto, comente. Até +!

Se quiser checar o vídeo que deu origem a essa maluquice toda, confira aqui (em inglês e não legendado).

Artigo anteriorReview – Formula One World Championship: Beyond the Limit (Sega CD)
Próximo artigoEnjoo jogando videogame? Você sofre de cinetose
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

6 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
    • Acho que tem uns estudiosos da Bíblia que falam isso: quando o Lúcifer foi expulso do céu, caiu na Terra (o tal cometa) e extinguiu a vida - no caso, os dinos se lascaram. Mas aí teria uma bela diferença, porque não houve uma extinção em massa na chegada do Lavos, ele só ficou lá hibernando sob a terra. Mas não deixa de ter semelhança simbólica, sim.

  1. Muito interessante, me deu até vontade de testar o jogo pois apesar de ouvir falar o tempo inteiro dele nunca havia jogado até porque ando a alguns anos em um completo desinteresse por games ao ponto de eu logar e sair sem fazer nada constantemente apenas pela força do habito.

    Quanto à religião, não vejo motivo para tantos perdões, religião não só tem como deve ser zuada tamanha a fantasia das estorias religiosas, dignas de contos da disney, não se defende deus com religião, muito provavelmente se existe deus ele deve de fato desprezar a religião que tenta botar palavras na boca dele o tempo inteiro.

    Religião é baseada no medo, não merece respeito de ninguém.

    • Apesar de ser uma estória meio manjada (viagem no tempo, etc), Chrono Trigger vale a pena para quem curte tramas. Se jogar, provavelmente não vai ser arrepender.

  2. Apesar de muitos jogos e principalmente RPG´S beberem da fonte da Bíblia como influência de histórias ainda não sabia quão profundo ia Chrono Trigger, interessantíssimo. Ainda aguardo até a morte um Remake ou Continuação dele e de Chrono Cross que pra mim ainda é melhor que o primeiro.

    • Não joguei Chrono Cross, mas gostei tanto de Chrono Trigger que fica uma certa desconfiança, "será que viajaram e estragaram tudo?" Qualquer hora jogo pra ver... E ainda que a pessoa não seja religiosa nem acredite na Bíblia, é um livro cheio de estórias inspiradoras mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA