CJ em GTA V através de expansões: absurdo ou inevitável? [especulação]

Especulações insistem em colocar o anti-herói de San Andreas nas expansões de GTA V, vinculado a Franklin de alguma forma.

456

Nota: esse post fala de especulações. Pare agora de ler se achar melhor, mas não faça comentários "ain que bos*a caçador de clique mimimi".

A Rockstar registrou uma marca que remete a seu padrão de rotular expansões da série GTA: "City Stories" — tal como Vice City Stories e Liberty City Stories. Imediatamente a internet foi varrida por um tsunami de especulações.

Segundo a maior parte, o protagonista de GTA San Andreas, o carismático marginal CJ (Carl Johnson), reapareceria via DLC. A extensão em desenvolvimento adicionará conteúdo ao capítulo mais recente da série, de 2013.

São duas linhas de especulação mais exploradas, e ambas falam de CJ no tal City Stories:

  1. Ele aparece como personagem principal jogável num modo história, mostrando eventos ocorridos entre as eras de GTA San Andreas e GTA V (1992 e 2013). É no mínimo estranho pensar nisso: a não ser que a expansão seja ambientada, no máximo, no final dos anos 90, CJ estaria com mais de 40 anos no lombo, e provavelmente não muito apto a fazer suas correrias.
  2. CJ aparece só para desvendar eventos intermediários entre os dois games, explicando como a Grove Street foi retomada pelo Ballas, por exemplo. Esses flashes, com a presença do próprio CJ como personagem não-jogável, incluiriam acontecimentos de GTA IV.

Fãs acreditam que CJ conheça Franklin, sendo algo como seu mentor, o que faz sentido pela diferença de idade entre eles. Se CJ, Big Smoke e oturos eram famosos na região 20 anos antes, como um morador da área não saberia nada sobre tal passado das ruas? Teria CJ, como um dos cabeças da velha Grove Street Families, relação com a atual The Families?

Lembre que, como apontado na Wiki de GTA, em conversas telefônicas, membros da gangue em Chamberlain Hills dizem "What's good, CJ?" (algo como "E aí, qual é a boa, CJ?"), e "Hey CJ!". O que não quer dizer muito, pode ser outro CJ. Ou não...

GTA V vindo para PC em 2014

Indícios de que tudo isso é real? Nenhum. O único fato digno de nota é que o dublador de Franklin, Shawn Fonteno — primo do dublador de CJ, Young Maylay — revelou na ComicCon 2013 que estão juntos "em outro projeto". Perguntado se era um DLC de GTA, desconversou. Como eles têm história na Rockstar, não seria difícil trabalharem de novo, agora juntos. Seria uma pequena inconfidência, revelando o segredo e depois se esquivado com a história de um projeto musical ou algo parecido?

Indícios de que é tudo bobagem? A Rockstar sempre fala em "universos" quando trata as eras de GTA. Seguindo essa lógica, e considerando que não a quebrarão, impossibilitaria um personagem da era 3D na HD (iniciada em GTA IV). Não teria sentido, assim, pegar CJ que viveu no mapa antigo de San Andreas, e colocá-lo na mesma cidade atualizada. CJ, Tenpenny e outros jamais existiram no mundo de GTA V, são como universos paralelos. Não vejo problema algum no compartilhamento de universos, mas cada um pensa de um jeito.

Considerando que são especulações (a Rockstar não costuma solta nada antes da hora), é difícil imaginar explorações profundas em San Andreas sem que os anos 90 venham à tona, ao menos superficialmente.

Como divulgaram no fim de 2013, esse DLC é planejado ainda para esse ano, mas com foco no trio da vez.

Atualizações no Modo Estória de GTA V. Para aqueles prontos a saltar de volta na história de Grand Theft Auto V, temos grandes planos para adições substanciais em 2014, continuando a ação e caos de Michael, Franklin e Trevor, e aventuras surpreendentes em Southern San Andreas.

"Southern San Andreas" seria o quê, Los Santos?

Enfim, quanto mais fundo forem na cidade, menos absurdo seria CJ e sua linha do tempo vindo à tona, mesmo que por easter eggs como imagens ou citações.

FONTEKDrama Stars
Artigo anteriorSNES, NES e PC Engine num único console, direto do Japão
Próximo artigoOlimpíadas de videogame no Brasil? Sim, e faz tempo…