No aniversário de 20 anos de Boogerman, game lançado pela Interplay para os consoles 16-bit, os produtores originais Mike Stragey e Chris Tremmel abriram uma campanha no Kickstarter para financiar um remake HD nos consoles atuais e computadores: Boogerman 20th Anniversary: The Video Game. Se você curte jogos das antigas deve lembrar do super-herói verde em aventuras imundas na Dimensão Excremento (Dimension X-Crement).
Segundo a descrição de Tremmel, haverão seis mundos, divididos em 3 níveis, além de 2 áreas "bônus" em cada. Cada nível terá um chefe próprio, sendo então 18 níveis, 36 áreas bônus e seis chefes. O game ainda está sendo desenhado, mas pelos trabalhos iniciais parece que vai ser bem fiel ao original, reproduzindo os pântanos e latrinas, inimigos gosmentos e claro, os trejeitos cômicos do protagonista. Sem falar de muitos personagens novos.
Toda a mecânica original deve ser mantida. A jogabilidade em plataformas envolverá corridas, saltos, deslizar e escalar. Os ataques "gasosos" (com arrotos e peidos) estarão também de volta, junto com ataques com catarro e power ups estranhos como leite e pimenta.
Claro que muita coisa nova será adicionada, como um chicote de catarro, natação, um movimento chamado de "fart copter" (um helicóptero movido a peidos?) e muitos mais. Os desenhos prometem!
Outros novos elementos incluem um mapa e itens colecionáveis que terão papel importante no desbloqueio de níveis.
Quem faz parte?
Para não ficar dúvida de quanto o "Boogerman HD" será fiel ao dos 16-bit, note a equipe: o núcleo do projeto é feito pelos mesmos caras que estavam no título lançado em 1994 para Mega Drive e SNES.
Mike Stragey é o co-criador do game e principal programador de Boogerman, com 22 anos de carreira e trabalhos como Robocop vs Terminator (Mega Drive), Contra 4 (DS) e Shantae (que também teve financiamento via Kickstarter) no currículo.
Chris Tremmel é co-criador e designer. Com 20 anos de carreira, trabalhou em games como The Two Towers, Return of the King, The Third Age e The Council.
Grant Kirkhope será o autor da trilha sonora de Boogerman 20th Anniversary. Entre as trilhas que assina estão Banjo-Kazooie (N64), Donkey Kong 64, Perfect Dark (N64) e Kingdoms of Amalur (PC).
Jordana Arkin fica com roteiro e diálogos no game. Com carreira nos games, TV e cinema, obras que assina inclui os games Kung Fu Panda, Madagascar 2 e Shrek 4.
As recompensas por participação também estão boas. Quer desenhar um inimigo? Com mil dólares você ganha essa oportunidade. Prefere só colaborar com algo "menor" como seu nome nos créditos? Basta o quase simbólico valor de US$5,00.
A cópia digital vem a partir de US$20,00. Outras metas ainda não foram reveladas, exceto as suas primeiras: jogo completamente narrado a partir de 400 mil, e o dobro de faixas na trilha a partir de 450 mil.
Um pouco de história
Boogerman: A Pick and Flick Adventure foi desenvolvido pela Interplay em 1994 para o Mega Drive, e no ano seguinte lançado também para o Super Nintendo. Os produtores receberam a missão de criar um jogo divertido e imundo, focando na geração que curtia bizarrices como os trading cards Garbage Pail Kids.
O personagem definitivo veio depois de alguns esboços que variavam do "incrivelmente engraçados ao incrivelmente ofensivos". Com a história do herói nojentão Snotty Ragsdale que vai para a Dimensão X-Crement enfrentar o vilão Prof. Stinkbaum, Boogerman ganhou certos status "cult", graças a uma boa jogabilidade e gráficos muito, muito bizarros.
Ainda no Mega Drive chamou atenção pelo misto de boa ação em plataformas com peidos, arrotos e monstros incomuns. A crítica destacou os bons movimentos e desenhos, além da aposta ousada para seu tempo; mas parte considerou o game cheio de piadas infantis e de mau gosto. Definitivamente um título pra ser amado ou odiado.
Será que há carisma e público bastante pra financiar um Boogerman HD? Honestamente espero que sim, mas só o tempo dirá. O primeiro dia deve fechar com pouco menos de 9 mil dólares na conta.
Atualização 09/04/2014: parece que Boogerman não é assim tão querido, pois a campanha passou longe de chegar ao objetivo, com míseros 30 mil coletados. Então, esqueça dele em HD; não rolou, pelo menos dessa vez.
Também gosto muito desse jogo, tomara que consigam, mas vai ser bem difícil, já zerei o jogo, muito bom, parabéns.
Lembro bem desse jogo! Era bem divertido e com um visual bem original. Torço pela sucesso da kickstarter, mas acho difícil conseguirem o valor - recentemente, tivemos a kickstarter do General Chaos (joguinho de estratégia do Mega) e eles mal conseguiram 10% do valor. Esse talvez tenha mais sucesso, pelo apelo visual e "nojentístico" também :P.
Também torço, mas quase 400 mil por um jogo que muita gente nem conhece? Acho que vai ser difícil...