Boatos sobre The Last of Us 2 para PC se espalham

Até agora não existe nada concreto. Mas como diria o Mulder, a verdade está lá fora.

0
49
────────── Publicidade ──────────

Você já deve ter trombado com essa por aí. Se ainda não, aposto que não vai demorar. Muita gente anda reproduzindo o boato de que estaria a caminho The Last of Us 2 para PC.

Como assim? A Naughty Dog, que trabalha com exclusividade para a Sony desde a aquisição em 2001, vai trair o movimento? A Sony vai deixar um dos jogos mais importantes de seu console sair para outra plataforma? Claro que os jogadores de PC adorariam, mas tem algo sólido sobre o assunto?

Sólido, sólido... não.

De onde veio isso?

A história começou a circular bem antes do lançamento de TLoU 2, em junho. No começo de 2020, algumas lojas cometeram o deslize de anunciar o título entre produtos para PC.

Não foi algo como "putz, revelamos sem querer", foi puro vacilo técnico mesmo. A Amazon fez isso na França, por exemplo e foi devidamente corrigida pela Sony – porque o público já estava todo alvoroçado. E com razão, seria a bomba do ano.

Ellie em The Last of Us 2
Apesar da abertura da Sony com jogos antes exclusivos, notícias sobre The Last of Us 2 no PC são - por enquanto - boatos.

Outra "prova" do jogo a caminho PC seria um anúncio de emprego que a ND publicou também no início de 2020. A desenvolvedora procurava programadores gráficos com "conhecimento vasto das atuais arquiteturas de GPU" incluindo AMD e Nvidia. Mais: que o candidato tivesse "experiência em programação para consoles ou PCs" e "sólidos conhecimentos de DirectX 12, Vulkan ou outras APIs".

Se os PlayStation 4 e 5 são baseados em chips AMD customizados, por que buscar especialistas em arquitetura Nvidia? E DirectX 12?

É uma dúvida válida, mas o anúncio por si não fecha o tema. A ND pode estar só procurando gente capacitada em várias áreas, profissionais completos. Não significa que The Last of Us 2 para PC esteja nos planos. Nem que não esteja.

Pra piorar, o site CrackWatch incluiu a versão PC em seu banco de dados com uma página dedicada, com um "anúncio" de lançamento em menos de dois anos. Apesar de ser só um modelo (para o caso do anúncio sair), vários leitores acreditaram, alguns publicando um artigo de 1º de Abril como fonte.

Fumaça, fogo?

A Sony vem abrindo mão de exclusivos próprios e de second-parties. Death Stranding, nascido como exclusivo do PS4 em 2016, acabou nos computadores após rumores e enfim o anúncio oficial em 2019. Foram apenas oito meses em plataforma única.

Horizon Zero Dawn demorou mas apareceu no PC três anos atrasado – para desgosto de muitos sonistas. No fim de 2019, a Sony San Diego anunciou que a série de baseball MLB: The Show deixará de ser exclusiva do sistema a partir de 2021.

"Acho importante que estejamos abertos a novas ideias de como apresentar mais pessoas ao PlayStation e talvez mostrar a elas o vinham perdendo", disse Hermen Hulst, chefe do Worlwide Studios – o hub que dirige os vários estúdios sob a grande bandeira da Sony.

horizon zero dawn pc
Horizon Zero Dawn foi um dos exclusivos do PlayStation que chegaram ao PC.

Com a franquia chegando à TV numa série da HBO, seria ótimo levá-la ao maior público possível. Mas como isso seria absorvido pelos fãs fiéis desde o PlayStation 3?

Se a estratégia de colocar jogos do PlayStation no PC com intervalo de alguns anos der resultado, depende da Sony até onde levá-la. Aplicar a todas as marcas da casa ou só algumas selecionadas?

Na mesma entrevista, Hulst esclarece:

E talvez para tranquilizar alguns, lançar um título interno AAA para o PC não significa necessariamente que todos os jogos chegarão ao PC. Em minha mente, Horizon Zero Dawn cabia perfeitamente nesse caso. Não temos planos de dia e data [para jogos em PC] e continuamos 100% comprometidos ao hardware dedicado.

Lembremos também das idas e vindas de Red Dead Redemption. Claro que The Last of Us é um caso diferente de todos os citados, pelo histórico no PlayStation e sendo uma das séries icônicas dele. A ND nunca deu sinal de que exploraria novas fronteiras, mas...

Por enquanto são só especulações, mas nunca diga nunca.