Boatos sobre The Last of Us 2 para PC se espalham

Você já deve ter trombado com essa por aí. Se ainda não, aposto que não vai demorar. Muita gente anda reproduzindo o boato de que estaria a caminho The Last of Us 2 para PC.

Como assim? A Naughty Dog, que trabalha com exclusividade para a Sony desde a aquisição em 2001, vai trair o movimento? A Sony vai deixar um dos jogos mais importantes de seu console sair para outra plataforma? Claro que os jogadores de PC adorariam, mas tem algo sólido sobre o assunto?

Sólido, sólido... não.

De onde veio isso?

A história começou a circular bem antes do lançamento de TLoU 2, em junho. No começo de 2020, algumas lojas cometeram o deslize de anunciar o título entre produtos para PC.

Não foi algo como "putz, revelamos sem querer", foi puro vacilo técnico mesmo. A Amazon fez isso na França, por exemplo e foi devidamente corrigida pela Sony – porque o público já estava todo alvoroçado. E com razão, seria a bomba do ano.

Ellie em The Last of Us 2
Apesar da abertura da Sony com jogos antes exclusivos, notícias sobre The Last of Us 2 no PC são - por enquanto - boatos.

Outra "prova" do jogo a caminho PC seria um anúncio de emprego que a ND publicou também no início de 2020. A desenvolvedora procurava programadores gráficos com "conhecimento vasto das atuais arquiteturas de GPU" incluindo AMD e Nvidia. Mais: que o candidato tivesse "experiência em programação para consoles ou PCs" e "sólidos conhecimentos de DirectX 12, Vulkan ou outras APIs".

Se os PlayStation 4 e 5 são baseados em chips AMD customizados, por que buscar especialistas em arquitetura Nvidia? E DirectX 12?

É uma dúvida válida, mas o anúncio por si não fecha o tema. A ND pode estar só procurando gente capacitada em várias áreas, profissionais completos. Não significa que The Last of Us 2 para PC esteja nos planos. Nem que não esteja.

Pra piorar, o site CrackWatch incluiu a versão PC em seu banco de dados com uma página dedicada, com um "anúncio" de lançamento em menos de dois anos. Apesar de ser só um modelo (para o caso do anúncio sair), vários leitores acreditaram, alguns publicando um artigo de 1º de Abril como fonte.

Fumaça, fogo?

A Sony vem abrindo mão de exclusivos próprios e de second-parties. Death Stranding, nascido como exclusivo do PS4 em 2016, acabou nos computadores após rumores e enfim o anúncio oficial em 2019. Foram apenas oito meses em plataforma única.

Horizon Zero Dawn demorou mas apareceu no PC três anos atrasado – para desgosto de muitos sonistas. No fim de 2019, a Sony San Diego anunciou que a série de baseball MLB: The Show deixará de ser exclusiva do sistema a partir de 2021.

"Acho importante que estejamos abertos a novas ideias de como apresentar mais pessoas ao PlayStation e talvez mostrar a elas o vinham perdendo", disse Hermen Hulst, chefe do Worlwide Studios – o hub que dirige os vários estúdios sob a grande bandeira da Sony.

horizon zero dawn pc
Horizon Zero Dawn foi um dos exclusivos do PlayStation que chegaram ao PC.

Com a franquia chegando à TV numa série da HBO, seria ótimo levá-la ao maior público possível. Mas como isso seria absorvido pelos fãs fiéis desde o PlayStation 3?

Se a estratégia de colocar jogos do PlayStation no PC com intervalo de alguns anos der resultado, depende da Sony até onde levá-la. Aplicar a todas as marcas da casa ou só algumas selecionadas?

Na mesma entrevista, Hulst esclarece:

E talvez para tranquilizar alguns, lançar um título interno AAA para o PC não significa necessariamente que todos os jogos chegarão ao PC. Em minha mente, Horizon Zero Dawn cabia perfeitamente nesse caso. Não temos planos de dia e data [para jogos em PC] e continuamos 100% comprometidos ao hardware dedicado.

Lembremos também das idas e vindas de Red Dead Redemption. Claro que The Last of Us é um caso diferente de todos os citados, pelo histórico no PlayStation e sendo uma das séries icônicas dele. A ND nunca deu sinal de que exploraria novas fronteiras, mas...

Por enquanto são só especulações, mas nunca diga nunca.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais lidas