Setembro promete ser um grande mês para retrogamers nintendistas, já que vem aí o SNES Classic. Mas tal como antes havia a concorrência dos clones, hoje companhias como a Hyperkin estão aí pra isso. A produtora da famosa linha RetroN prepara outro clone "para gostos refinados", o Supa RetroN HD.
Será um clone de Super Nintendo usando hardware em vez de software na emulação. Se não basta, o aparelho terá supostas vantagens em relação a rivais (supostas porque vai saber o resultado...). Por sua saída HDMI, será capaz de fornecer imagens a 720p, com possibilidade de alternar entre proporção 16:9 e 4:3.
Quem preferir, terá também um AV composto. E com chave, aceitará cartuchos de qualquer região; o slot será na medida para qualquer formato de cartucho, seja ele japonês, europeu ou americano.
Serão incluídas também duas portas para controles, com pelo menos um dos modelos de controle desenvolvidos pela Hyperkin (inspirados no controle original da Nintendo). Ainda não há preço ou data de lançamento, mas deve estar no mercado antes do final do ano — ou seja, mais ou menos quando o produto da Nintendo estiver por aí.
Vale notar que a Hyperkin lançou um clone de NES há pouco tempo, o RetroN 1 HD, com as mesmas características. Claro que não deve concorrer diretamente com a autenticidade do SNES Classic, mas é uma opção.
Eu ainda sigo a linha mais "pragmática". Ou original, ou emulador ( que pode ser encontrado em consoles, PC portáteis etc...). Antigamente fazia sentido comprar um clone dedicado devido a necessidade, mas hoje em dia, um clone não se justifica.
Concordo. Se for pra usar clone, tem opção melhor com emulação.
Exato!
poderiam fazer um clone com o design original do Super Famicom Japones. =\
Bom, já que é pra copiar, que seja o mais bonito. O japonês. Concordo. Mas este da matéria foi baseado obviamente no japonês, basta ver os botões de power e eject.
Tenho o Retron 5 e digo que apesar das "melhorias" ele possuí vários problemas como delay nos controles, independente se tá usando bluetooth ou com fios. Claro que isso pode mudar sendo via hardware que por emulação, mas aconselho a ninguém apostar logo de cara a ter algo da Hyperkin.
Grande Abraço. Ivo.
Eu ouço o pessoal reclamar de algumas versões sobre os dentinhos da conexão com o cartucho, tipo eles entortavam. E também alguns jogos clones que não rodavam.