Protótipo SegaSonic Bros. é verdadeiro, segundo ex-funcionário da Sega

Muita gente pensou que fosse alguma montagem ou hack moderno, mas Oga publicou nota em seu Twitter dizendo que o arcade não passou do pré-lançamento por "não ser bom o bastante".

0
619

Cerca de uma semana atrás, começaram a circular imagens de um protótipo de arcade misterioso chamado "Segasonic Bros.", primeiro através do Tumblr do usuário Shou, um colecionador importante do Japão. Foi o bastante para abrir uma enorme discussão sobre a veracidade do jogo: seria mesmo um protótipo perdido da Sega com seu mascote, ou algum hack moderninho pagando de antigo pra causar na Internet?

Pra quem não viu, haviam imagens da tela-título, mostrando três personagens — um tanto similar a SegaSonic The Hedgehog, também de arcade — e depois foram postadas outras, deixando mais claro que se trata de um tipo de puzzle, algo na linha Columns ou Puyo-Puyo.

O copyright na tela é 1992, um ano antes do lançamento de SegaSonic The Hedgehog, o que nos induziu a pensar que talvez fosse uma versão beta ou algo assim. Será que foi o Bros. que deu problema com a Nintendo, ou o tal de Shou quis dar uma trollada no mundo?

Segasonic Bros.

Fãs de Sonic ou não ficaram divididos, alguns citando o avançado conhecimento técnico de Shou, o suficiente para montar uma bela farsa, outros acreditando no colecionador, e lembrando o SNES PlayStation que meses atrás também apareceu sob enormes desconfianças, mas mostrou-se verdadeiro.

Cá entre nós, uma simples tela-título parece fácil de montar para alguém com conhecimentos razoáveis de ilustração e algum software de edição, mas será que um colecionador "grande" se meteria em furada pra ser engraçadão? Acho que não.

Apesar da falta de vídeos, Shou postou mais algumas imagens, e o bafafá foi crescendo.

Algo melhor do que alguém da Sega para falar sobre o assunto? O ex-desenvolvedor da Sega, Oga (Shinichi Ogasawara, diretor de várias produções como Gunblade NY (1996), The Lost World: Jurassic Park (1997) e Virtua Athete (2000)) falou rapidamente como é peculiar ao Twitter sobre o mistério:

Entendeu? Nem eu, mas na tradução meio escabrosa que me foi possível, usando a lógica e um pouco bastante do Google Translate (como faço pra dominar o japonês bem rápido, tipo aqueles programas de aprendizado de kung fu do Matrix?):

Mitsuji, do puzzle Bobble (já tinha saído da empresa) estava envolvido na produção, mas acho o resultado não ficou bom o suficiente em "rocket" > Segasonic Brothers.

Desculpe-me você fluente no idioma se atravessei em algum ponto, mas pelo que se entende, ele estava falando de Fukio Mitsuji, criador de Bubble Bobble, então envolvido na produção deste puzzle com temática de Sonic após sair da Taito. Mas não teria ficado bom o suficiente, logo jamais lançado.

Segundo o site ArcadeHeroes, o "rocket" seria bug dos tradutores tentando traduzir alguma gíria para "teste local" — quando a máquina é disponibilizada localmente antes do lançamento. Eles tentaram ainda falar diretamente com Oga sobre o jogo, mas ele afirmou que isso foi antes dele juntar-se a Sega, logo não poderia dar mais detalhes.

De qualquer forma, acho que fica mais fácil acreditar que a descoberta é original. Resta aguardar que Shou dê mais detalhes ao mundo sobre ela, ou outras apareçam por aí. Com um videozinho de preferência né, porque esses colecionadores top são tão regulados em publicar vídeo (lembram daquele caso do Socks the Cat Rocks the Hills?).

VIARetrogamer
FONTEArcadeHeroes
Artigo anteriorA história do Neo Geo
Próximo artigoColeções de videogames: da nostalgia à doença
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA