Mario Kart 8 para SNES? Sim, graças aos hacks

Está curtindo Mario Kart 8 no seu Wii U? Já pensou como ficaria no SNES? Pare de imaginar e confira esse patch.

2578

Mario Kart 8 está por aí fazendo bastante sucesso e tirando um pouco do desespero da Nintendo e nintendistas em relação ao Wii U; segundo Reggie Fils-Aime, presidente da divisão americana, ele teria conseguido um crescimento nas vendas em 400% após a chegada do esperado capítulo de corrida, que já era visto como uma das esperanças de enfim "bombar" o console.

Legal, todo mundo feliz e os saudosistas só lembrando do tempo em que jogavam o primeiro Mario Kart no Super Nintendo. Já pensou se a Nintendo ainda lançasse games para o 16-bit? Como seria uma versão de Mario Kart 8 para SNES? Será que adaptariam a Fita de Möbius, os lances de anti-gravidade que prendem o carro em qualquer superfície? Como ficariam os gráficos? E os personagens?

Não dá pra saber o que a própria Nintendo faria, mas ao menos você pode sentir o gostinho disso com o Super Mario Kart 8, patch criado por Sarger, da comunidade romhacking.net. O que ele desenvolveu é um pacote de modificações para o clássico de 1992, usando elementos relacionados ao lançamento do Wii U. Um "demake".

Super Mario Kart 8 Patch Demake cover
Caixa "oficial" do patch Super Mario Kart 8

Ele tentou guardar o máximo possível de similaridade (claro que é complicado falando de plataformas tão distintas), com aquela atmosfera original que ganha uma renovada. Uma das inovações "retro-herdadas" é a possibilidade de jogar online - não com consoles, e sim através do emulador zSNES.

Para jogar legalmente, explica o autor, você precisa ter uma cópia original de Super Mario Kart do SNES, baixar o patch, ter a imagem ROM do game e aplicar o patch com a ferramenta Lunar IPS (só disponível para Windows). Ela aplica as alterações do arquivo de Sarger na ROM do jogo, e após a conclusão do processo, falta só um bom emulador de SNES para jogar Super Mario Kart 8 com a nostalgia da 4ª geração.

Se nunca aplicou patch, pode tentar que não é muito complicado. O YouTube tem vídeos mostrando o procedimento, como esse. O pacote RAR do patch tem também instruções sobre como jogar online.

Por aquela velha questão de direito autoral, não posso publicar o link para o patch aqui, mas pesquise, o Google será seu amigo.

Casa de ferreiro, espeto de pau: segui os passos certinho, exatamente como já patcheei outros games, mas não consegui fazer funcionar :oops:. Não adiantou baixar de novo, usar outros emuladores, etc, o game trava na tela-título. Se você conseguiu, comente aí e conte o "segredo". Usei várias ROMs de Super Mario Kart, a versão 1.02 do Lunar IPS e os emuladores zNES, snes9X e RAsnes9X.

Artigo anteriorOlimpíadas de videogame no Brasil? Sim, e faz tempo…
Próximo artigoAs diferenças em capas de games japonesas e ocidentais