Galeria: advergames, a publicidade em games antigos

Redes de fast-food, fabricantes de refrigerante e doces eram as aparições mais frequentes em games até o início dos anos 2000.

2
107

A não ser que você viva numa tribo afastada da civilização (está lendo esta página, então acho que não), já foi influenciado por uma peça de marketing. Não importa se as odeia e acha que AdBlock é a maior invenção da humanidade depois da Internet: não há pessoa economicamente ativa que não tenha comprado por causa de um anúncio em algum momento.

Promovendo produtos, serviços ou ideias, marketing é a arma mais importante num sistema capitalista, despejando goela abaixo do povo tralhas inúteis e / ou nocivas, ou bens de primeira necessidade (normalmente o primeiro caso). A fome de vender para manter a máquina funcionando pode fazer os profissionais do ramo perderem um pouco a noção da decência, atacando os alvos mais influenciáveis para nos empurrar desde quitutes cheios de gordura hidrogenada até bebidas com mais sódio que o Mar Morto.

Que alvo é esse? Quem é capaz de convencer um adulto a gastar o que não tem em algo que não precisa, só batendo um pezinho ou fazendo carinha de anjo? As crianças, lógico.

Agências de publicidade descobriram o potencial dos games como acesso a esses jovens com alto poder de convencimento, e já no tempo do Atari 2600 surgiram jogos de puro jabá, estrelados por personagens como o mascote do Kool-Aid, que no Brasil ficou conhecido como Ki-Suco — aquele pozinho que misturado com água, rendia um suco horrendo, ácido e de gosto duvidoso delicioso; dizem que o original americano era muito bom, e devia ser mesmo porque se espalhou pelo mundo. Ou não, sei lá.

Fácil lembrar também do Cool Spot, da fabricante de refrigerantes 7Up, e do Yo! Noid, mascote da rede de fast-food Domino's que fez sucessão no Nintendinho. Claro que Ronald McDoençaCardíaca McDonald pintou na área, assim como a Pepsi e seu Pepsi Man, e a Coca-Cola que patrocinou até modelo exclusivo de Game Gear.

Vamos relembrar ou conhecer algumas aparições de mascotes e marcas em games antigos.

Artigo anteriorMulheres não gostam de games antigos?
Próximo artigoReview: Stakes Winner (Neo-Geo)
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

2 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
    • Bonito, belas cores. Tem um monte fora esses da galeria, acho que só do McDonald's renderia um artigo à parte, queriam socar Big Mac nas criancinhas de qualquer jeito =D

DEIXE UMA RESPOSTA