Especial Snatcher (Sega-CD) – final

Enfim a parte final. Veja como Gillian descobre todos os segredos de seu passado, e enfrenta o desafio derradeiro dos Snatchers sobre Neo Kobe.

1
271

Vamos ao fim do nosso especial Snatcher, o clássico cyberpunk de Hideo Kojima, onde levaremos o agente Gillian Seed até o Queens Hospital, aquele que segundo as investigações do colega assassinado, Jean-Jack Gibson, é uma base secreta das máquinas.

Depois, revelações sobre a estrutura e a história dos Snatchers até chegar ao seu esconderijo, o Quartel-General com muitas referências a Moscou e a Guerra Fria, além de segredos obscuros do passado de Gillian e o final surpreendente. Quem é ele afinal? Por que apareceu quase ao mesmo tempo que os robôs assassinos? O que sua amnésia e da esposa Jamie esconde? EMOÇÕES FINAIS (leia com a voz do narrador dos comerciais da Globo).

Se ainda não viu as partes anteriores, faça isso já e fique por dentro da trama (se vai ler ou jogar também):

Chegando ao Queens Hospital, siga o padrão: investigar, olhar tudo mais de uma vez; depois use Metal Gear para abrir a trava da porta. O lugar parece abandonado, imundo. No balcão da recepção estão os switches que abrem as portas à esquerda. Vá acionando-os para verificar o conteúdo de cada sala.

Na sala 3, coisas interessantes; a pista principal é o pedaço de papel com estranhos caracteres, um misto de chinês com algum código que nem o robô conhece. Lembre-se que você tem um informante oriental; ligue para Napoleon e não o encontre. Isso mesmo, não o encontre, pois o número de seu videofone estará inoperante - a tela do lobo dá uma dica de onde ir.

Metal Gear sabe onde Napoleon está

No Outer Heaven, fale com o lobão e interrogue-o: ele negará o tempo todo que é Napoleon, até começar a pedir provas. Depois de muito insistir, ele enfim entrega os pontos e deixa você entrar. Faça mais perguntas e mostre as evidências que pegou no Queens — ele conhece os caracteres estranhos na mensagem em chinês.

BErílio + Nitrogênio + Sulfúrio + Oxigênio + Nitrogênio.

Fácil adivinhar o nome do traíra (seja ele quem for).

snatcher formula quimica
Insira o nome descoberto na fórmula química

Gillian pede que Metal Gear interrompa as transmissões com o QG rapidinho, para impedir Harry Benson ou o chefe Benson Cunninghan de continuar de olho nos dois. De volta ao QG, fale com Mika sobre a possibilidade de um dos dois ser um Snatcher e ela relatará atividades suspeitas do engenheiro e o encontro de líderes mundiais (Kyoto Summit) em que o chefe estará presente em breve.

Vasculhe a sala de Harry e veja o que acha lá; olhe e investigue os itens. Depois faça o mesmo no escritório do chefe, examinando duas vezes a pintura na parede, ela tem uma alavanca que vai mudar a imagem (uma foto de Moscou antes da Catástrofe). Lembre-se de checar algumas coisas mais de uma vez se travar (se tentar sair do QG antes da hora, não vai conseguir).

Quando enfim puder sair para o Turbocycle, vai receber uma ligação de Jamie, contando alguns segredos que descobriu sobre o subsolo do Queens Hospital e seu diretor. Siga para o Queens.

Mas... No caminho seu veículo estará fora do controle, foi sabotado. Tome a decisão certa para se safar de um acidente mortal; vá apertando os botões, tente parar acertando os bancos de areia e ralando a lateral na beira da estrada. Se nada deu certo, reze...

E uma ajuda inesperada virá.

Randon Hajile salva Gillian
Randon Hajile salva Gillian... de novo! Se já estava marrento antes, imagine agora.

De volta ao Queens, na sala 3, confira o vaso — bem similar ao da pintura na sala do chefe no QG, não? Desça pela passagem secreta para encontrar a duplicata de todo o andar superior. Puxe as alavancas na recepção para abrir as portas, exatamente como fez antes.

Na sala 1, continue olhando e investigando tudo, até notar que o Snatcher que estava na parede sumiu, e fique esperto pois ele vai partir pra cima. Chumbo na cabeça dele (saque a arma com A, atire com C, você já sabe...). Na sala 2, muitas tralhas biotech dos Snatchers, que segundo Metal Gear são um tanto ultrapassadas, eliminando a possibilidade de que tenham ligação com algum governo atual. Cheque tudo.

snatcher queens morgue
Necrotério no porão do Queens Hospital

Para abrir a sala 3, ative as duas alavancas ao mesmo tempo. O lugar é um necrotério, ou no caso o depósito onde os Snatchers escondem os defuntos de suas vítimas, as pessoas das quais tomaram o lugar na sociedade.

A conclusão é de que muitas das vítimas são pegas no Outer Heaven, onde figurões frequentadores são alvos fáceis. Então, se conseguirem identificar as pessoas que um dia foram aquele monte de cadáveres, saberão exatamente quem são os Snatchers à solta.

Como os restos mortais estão em péssimo estado, e até os dentes foram arrancados para prevenir identificação, o jeito é Metal Gear tentar fazer a reconstrução da face através da imagem dos crânios.

O primeiro era Fredie Nielsen (Snatcher impostor que Hajile matou no fim do Ato I), o segundo era Lisa Nielsen, o terceiro era o diretor do Queens Hospital. A última vítima é...

Benson Cunningham Snatcher
O Chefe Benson Cunningham já era, um Snatcher tomou seu lugar.

Infelizmente seu estimado chefinho foi "snatcherizado" e vai participar do encontro de líderes que se aproxima, onde pretende "snatcherizar" todos os grandes líderes mundiais; assim as máquinas terão controle sobre as maiores potências. Hajile tem alguns "fogos de artifício" para dar um jeito no prédio, mas alguém precisa acioná-los; Gillian foge pelos dutos e tudo vai pelos ares. É o fim heroico do caçador de recompensas.

Siga pelo duto com a escassa luz de Metal Gear, até cheirar o pólen e encontrar um monte de Insectors. Esses são bem mais ligeiros que aqueles que você matou no Ato I, então é bom estar com a mira em dia. No fim, uma saída para um velho túnel de metrôs, usado pelos Snatchers para se mover por aí sem tomar sol, o que acabaria com suas peles artificiais. Siga em frente até encontrar a escada que leva direto à um lugar em que você já esteve.

Não saia logo, vá à sala e veja o mapa na parede para ter mais algumas ideias sobre a ligação da velha Moscou pré-Catástrofe com os Snatchers. Saia, pegue o black taxi e meta bala no motorista - que, claro, não é um motorista qualquer, e sim o Snatcher que quase morreu na explosão.

Vá para o QG; Mika e Harry estão em perigo com o chefe-Snatcher por perto. Está quase no fim!

Snatcher - Harry e Gillian
Harry Benson morre nos braços de Gillian Seed. Isso vai ficar ainda mais dramático adiante...

O QG estará em estado de alerta, com marcas de tiroteio logo na entrada. A cabine onde Mika ficava foi trancada por um sistema automático de emergência. Abra-o e encontre a mulher ferida. Ao entrar na área em que Harry se trancou com o Snatcher, este já estará mortalmente ferido. Ele viu o chefe-Snatcher sabotando o Turbocycle para tentar matar Gillian, por isso foi atacado.

Procure pelo Snatcher no QG. Olhe cada canto, volte ao hall onde Harry morreu e Metal Gear vai recomendar que continue procurando nas outras salas. Volte à sala do chefe e algo terá mudado. Cheque a poça de sangue até achar o ciborgue pilantra preso no telhado igual Homem-Aranha. Fogo nele!

As luzes de emergência se acenderão, siga até as outras salas, ao Hallway, e quando Metal Gear avisar que há salas não vistas, vá para a sala da frente (Front).

Mika será usada como escudo pela máquina, cuidado para não acertá-la no tiroteio.

Fim do Ato II - Snatcher
No fim do Ato II, Gillian salva Mika do Snatcher

O Snatcher ainda te dirá algumas coisas misteriosas e perturbadoras, ouvidos atentos às falas. Pra piorar, Jamie ligará avisando que recuperou todas as memórias, e o casal tem um passado muito, muito ruim.

E claro que tem um detalhe: ela está sob domínio dos Snatchers.

Fim do Ato II

Ato 3: Junk

O ato final, quando Gillian descobre toda a verdade sobre seu passado e sua íntima ligação com a existência dos Snatchers.

O governo planeja acabar com a ameaça dos Snatchers antes que eles virem uma praga mundial, e para isso vão simplesmente detonar a cidade de Neo Kobe. Se Gillian não conseguir localizar o esconderijo das máquinas em 3 horas (quando acontece o encontro dos líderes mundiais), tudo estará acabado.

Na falta de pistas, Metal Gear lhe dará todas as informações que tem sobre seu passado: Gillian e Jamie foram encontrados em câmaras criogênicas num bunker em Moscou, onde ficaram protegidos da Catástrofe. Havia ainda uma terceira câmara quando foram descobertos; estava vazia. Depois de despertos, o casal apresentava completa amnésia, e foi levado sob custódia do exército.

Gillian descobre que era pai de Harry Benson
"Harry era meu filho, OMG!"

A única pista era a foto do casal com uma criança. A criança era o engenheiro Harry Benson, confirmado por exames de DNA. Foi fácil descobrir que Gillian e Jamie eram cidadãos americanos, nascidos na década de 1960. Vá respondendo às perguntas de Metal Gear para saber mais. Se você acompanhou o game com atenção, saberá tudo.

As deduções vão levando ao possível local onde os Snatchers tem seu QG secreto: deve ser parecido com sua "terra natal", Moscou, conter muito Snow 9, com aquela neve vista no vídeo com Jamie, e ficar próximo ao rio. Juntando as evidências, vocês descobrem que é uma velha igreja de Neo Kobe — uma mini-réplica dos edifícios históricos de Moscou.

Gillian monta no Turbocycle controloado por Metal Gear para seguir as novas coordenadas (da igreja) e Mika fica com a função de tentar impedir a ação de destruição da cidade nas decisões do encontro.

O confronto final se aproxima!

Réplica da Catedral de São Basílio - Snatcher
A igreja réplica da Catedral de São Basílio, onde os Snatchers tem seu Quartel-General

Investigue, olhe e faça todas as ações de costume, e enfim entre na igreja. As máquinas rezam! Tem um altar e uma grande imagem de seu criador, um tal Modnar, que é a cara de Randon Hajile. Confira e investigue tudo.

Na sala dos fundos, uma grande coleção de Snatchers em estado de espera, e uma descoberta importante: eles foram trazidos para Neo Kobe pelas Forças de Investigação da Sibéria. Assim como Gillian e Jamie.

Mais ao fundo, outra sala cheia de Snatchers, esses já com peles e quase prontos. Eles estão preparados com o tamanho de suas vítimas. O caminho dos Snatchers é descoberto: eles vêm de Moscou, são trazidos para este esconderijo, ganham a aparência das vítimas e movimentam-se pela rede subterrânea durante o dia.

Alguns ali são nada menos que o presidente dos Estados Unidos e os primeiros-ministros de Reino Unido e Japão. Além do próprio Gillian. Você não tem mais do que 30 minutos para achar Jamie e deixar o local antes que tudo vá pelos ares. Vá em frente e prepare-se para os últimos confrontos do game.

Na primeira sala, um tiroteio intenso contra uns tipos de Insectors bem velozes e em bando. Certamente é a cena de tiro mais difícil do jogo, mais até do que a final. Tente ficar de olhos bem atentos para notar qual aranha chegou primeiro e para onde ela foi, pois se atirar nas que entraram depois, vai levar bala das demais. É preciso muito reflexo e paciência. Atire como louco.

Mas não pense que vai ser fácil depois. Siga em frente e na segunda sala encontre mais um monte de Snatchers bem rápidos. Atire depressa senão dança. Eu achei esses ligeiramente mais fáceis do que os Insectors da sala anterior, mas pode ter sido impressão pelo confronto hardcore recente.

Na última porta, uma silhueta feminina. Não atire. Na sequência, muitas revelações no grandioso final do jogo. Pegue a pipoca e assista tranquilão...

Cena final de Snatcher
Jamie na sala escura. Não atire na sua esposa!

Algumas cenas do final (algumas mesmo, é quase um curta-metragem, vale a pena terminar pra assistir).

Pra quem quiser, ficam à disposição savestates do emulador Fusion, em pontos estratégicos pra você, poço de preguiça que quer ver um pouco da ação mas não está a fim de jogar desde o começo. Basta tirar o game da sua gaveta empoeirada e carregar os states. Enjoy!

Artigo anteriorReview – Mr. Bones (Saturn)
Próximo artigoArcades clássicos da SNK no portátil Neo Geo X Gold
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

1 COMENTÁRIO

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Estava jogando esses dias o jogo Ripper do pc das antigas e notei que existe uma certa particularidade em termos de personagens...me lembrava muito do jogo snatcher. A ambientação, mulheres bonitas, investigação e principalmente o personagem principal...são parecidos!!!!engraçado isso!!!! Infelismente nunca consegui teminar snatcher do sega cd...questão de tempo mesmo!!!! Belos gráficos, visual de primeira, mulheres bonitas e músicas de primeira!!!! Ainda finalizo esse jogo algum dia...bons tempos!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA