Vamos seguir em nosso "diário" de Snatcher (Sega CD), agora numa sequência mais longa, encerrando o primeiro ato e dando uma boa encaminhada nos eventos do segundo, onde o objetivo será localizar o hospital de tratamento dos Snatchers "doentes".
Na parte anterior, Gillian Seed recebeu a dica sobre comprar uma máscara para entrar disfarçado no único restaurante que serve a rara carne de búfalo, última refeição de seu infeliz colega Jean-Jack Gibson.
Não leu as partes anteriores? Faça isso agora mesmo e atualize-se com a trama:
Plato's Cavern
O tal Plato's Cavern é o submundo das compras legalizadas, quase a 25 de Março do futuro, tudo que é muamba você encontra ali. Entre e olhe as máscaras na parede.
Compre uma máscara (eu comprei a de múmia, não faz diferença). Como bom detetive, faça perguntas: pergunte sobre e mostre a foto de Jean pro cara do balcão.
Siga pro Outer Heaven; não se assuste com a recepção. Vista sua máscara e entre no local.
"Mesa para um!"
Estará rolando a "hora mascarada", com todos disfarçados. Espero que já tenha sacado pelos espirros do lobão que há (ou pode haver) Snatchers na área — Snow 9 no ar com seus ingredientes alergênicos.
Isabella Velvet
Confira o show enquanto investiga o local. Faça perguntas aos frequentadores, mas quem tem a resposta esperada é a ruiva dançarina, Isabella Velvet. Questione sobre Jean, mostre a foto e insista, ela vai lembrar de tê-lo visto seguindo um cara e abrirá o bico.
Quando ela soltar a descrição do tal cara, você terá:
- Face shape: bony look (formato do rosto = ossudo).
- Eyes: piercing gaze, threating (olhos = penetrante, ameaçadores).
- Nose: pointy like mine (nariz = pontudo como o dela).
- Mouth: thin lips (boca = lábios finos).
- Hair: naturally flowing, back of head, big widow peak (cabelos = com caimento natural, atrás da cabeça, entradas frontais formando um v na frente da testa).
- Age: thirties (idade = na faixa dos 30 anos).
Nota: lembre-se que você está num lugar cheio de maus elementos. Nem pense em identificar-se como J.U.N.K.E.R. ou será "sutilmente convidado a deixar o recinto" (não curtem polícia por motivos óbvios).
Fale com os clientes, alguns darão descrições também, mas não confie muito pois são uns vadios que estão ali só pra ver o show da ruiva. Continue falando com ela, se você for bem insistente e ficar olhando e puxando papo ela acaba aceitando dar o número do videofone – um dos diálogos engraçados acontece aí.
Mas a surpresa é: ao ligar para Isabella... Terá uma surpresinha (adianto que vai tomar vários foras mesmo, desista porque não vai rolar nada).
Volte para o QG para montar a descrição que ela te passou do Snatcher que Jean-Jack seguia antes de morrer. Use o Jordan para isso; é só ir montando as partes mais ou menos como ela descreveu e fazer uma varredura. Note que conforme você monta, Gillian e Metal Gear conversam, tire umas dicas daí. Ao fazer o escaneamento, também surgem umas observações que podem ajudar.
Ivan Rodriguez
Ao final, você deve ter dois nomes: Ivan Rodriguez e Freddy Nielsen. Eu fui atrás primeiro do Ivan, que mora num lugar bem perigoso e fora do centro. Pergunte aos "freeman" (tipo de mendigos, caras que vivem fora da "Matrix" Alpha One, sem identidades ou registros) que estão por ali, mostre a fotomontagem de Ivan e veja que ele não é muito querido nas redondezas.
Siga ao apartamento dele e confira o medidor de energia elétrica: ela está em uso, indicando presença no local. Fique preparado pois será recebido a bala. Derrube-o com um tiro e interrogue-o.
Dê uma geral no banheiro imundo e encontrará pistas como uma garrafa de bronzeador (não confunda com a de protetor solar, que os Snatchers usam) e dentro da prancha aérea tem um monte de droga, o Liquid Sky. Ou seja: ele é só um viciado que pratica o chamado air surf. O bronzeador é pra pegar uma cor enquanto pratica seu esporte e a prancha estava escondida no banheiro porque estava recheada de droga.
Você não é da antinarcóticos e seu alvo é outro, o tal de Freddy Nielsen. Metal Gear vai fazer uma análise do zé-droguinha e confirmar seu status 100% humano. Siga de turbocycle para a casa de Nielsen, preparado para confrontar um Snatcher... ou mais.
Freddy Nielsen
Bata bastante na porta, chame, até enfim ser atendido pela mulher de Nielsen. Questione sobre tudo o que encontrar lá. Insista até ela protestar contra suas olhadas "se quiser fazer o escaneamento em mim, tem que mostrar a ordem" - isso porque, lembre-se, não é permitido fazer escaneamentos em pessoas que não forem consideradas oficialmente suspeitas.
Dê uma geral no banheiro e, surpresa!, eles têm bloqueador solar na prateleira, o mesmo encontrado na casa de Jean e que os Snatchers usam para proteger suas peles artificiais. Você desmascara o casal e será atacado pela "fêmea" quando tentar sair do banheiro. Fogo nela!
Depois de proceder a investigação sobre os restos da máquina, Metal Gear sugere que voltem ao QG, mas assim que chegam à rua notam que alguém ainda está no apartamento – e a única entrada é o mesmo caminho por onde acabaram de sair...
Volte lá usando Metal Gear para abrir a trava eletrônica e encontre Freddy escondido no banheiro. Ele vai pegá-lo desprevenido. Dê um tiro olhando pelo espelho, acertando a área superior central, onde tem uma parte azulada; Randon Hajile, um caçador de recompensas como muitos oficializados pelo governo, aparece e completa o serviço explodindo a cabeça de Nielsen (e folgando pra caramba depois).
Ele andou esse tempo todo seguindo Jean e depois você, para se livrar das partes difíceis do trabalho - investigar.
Quando ele vazar em sua moto é...
...FIM DO ATO 1
Ato 2: Cure
O objetivo passado pelo chefe é localizar o hospital dos Snatchers, além de descobrir se Hajile é mocinho ou bandido.
Fale com Harry para ver o que ele conseguiu recuperar no chip do Little John. Se quiser, passe no shooting range e treine tiros, agora a máquina estará no nível médio.
Siga para o Alton Plaza e encontre Napoleon (ligue antes e diga a senha, senão nada de encontro, o cara é desconfiado nível master) para ver o que consegue com ele. Não deixe de dar uma conferida no Papai Noel com cara de chinês.
Ele não sabe do hospital, mas indica outro caminho: pesquisar sobre itens farmacêuticos ilegais, o que é feito pela Neo Kobe Pharmaceuticals (onde sua mulher Jamie trabalha). Continue perguntando e mostre o fragmento da memória de Little John e - depois de mais uma graninha - ele vai indicar o Oleen Hospital.
Aproveite e ligue para Jamie. Fique com os ouvidos atentos, uma gravação dela vai te passar o número do videofone da farmacêutica. Dê também uma última olhada no Aston Plaza antes de ir embora, tem um presente de Natal pra você.
Siga para o Oleem e descubra que é um tipo de veterinária hi-tech. Ao sair, você recebe uma ligação do QG, avisando que Katrina tem algo importante e urgente pra lhe dar (calma, não é o que você pensou – se bem que coisas vão acontecer...).
Corra pra casa dela só pra ver que ela desapareceu. Como sempre, investigue tudo e encontre a maquete da casa. Veja o quintal do fundo - Alice (a cadela) também terá sumido. Saia da casa e investigue a área, encontrando marcas de sapato feminino em frente. Volte pra dentro e investigue o computador, continue fuçando, até Gillian começar a espirrar. Saia e quando voltar a pobre cadela será jogada pela janela, com as tripas de fora.
Vá aos lugares e procure pela garota. Deixe o apartamento de Gillian por último (não que você tenha escolha, pois Metal Gear não te deixar ir lá antes). Chegando, encontrará o apartamento violado - alguém passou pelo sistema de segurança e está no seu banheiro, tomando uma ducha...
Pista com Katrina
Como um bom detetive, entre no box e veja a moça pelada, o que resultará num banho e uma bronca. Continue falando com ela ali mesmo no banheiro, enrolada na toalha (não fique só cantando, faça perguntas produtivas) e ela vai lhe entregar uma pista: uma lista de hospitais clandestinos que encontrou na casa de seu pai.
Investigue a lista, use a memória de Little John para identificar o que realmente está escrito no letreiro do hospital. Quando tiver a resposta (Katrina vai ajudá-lo), insira a pesquisa na lista.
Quando começar a analisar as pistas, como o letreiro queimado do Alton Plaza, a memória de Little John e peça de xadrez que Jean havia separado - essa é a peça principal - vai entender a charada. Realmente não é difícil, só requer atenção.
Com o nome certo inserido, você terá um novo endereço para checar: o hospital certo onde os Snatchers se escondem.
Ok, preguiçoso... a senha é QUEENS.
Na próxima e última parte, Gillian vai à caça dos Snatchers em seu ninho, e muitas revelações da trama no grandioso final do game. Aguarde!