Como Elon Musk foi parar nos créditos de games dos anos 90

Creditado em dois jogos do Sega CD, Musk teve interesse em games desde a infância.

1
252
────────── Publicidade ──────────

Quase todo mundo sabe quem é Elon Musk. Não que dê pra fugir se você tiver o mínimo de contato com internet, já que o fundador da SpaceX, da Tesla e de uma pancada de outros negócios é o queridinho de muito fã de tecnologia.

Mas bem antes de mandar um carro pro espaço e lançar uma frota de satélites, o cara esteve envolvido na indústria de games.

cadillacs and dinosaurs sega cd credito elon musk
Créditos de Cadillacs & Dinosaurs no Sega CD. Fonte: krikzz/Twitter

Essa é uma da tela de créditos de Cadillacs & Dinosaurs: The Second Cataclism. E sim, o Elon Musk em questão é aquele mesmo.

Interesse tecnológico

Nos anos 90, Musk passou pela desenvolvedora Rocket Science Games, que criou alguns jogos em Full Motion Video. Na época ele estudava Economia e Física, mas teve dois trabalhos de verão, prática comum nos Estados Unidos. O outro foi numa startup ligada ao ramo de energia chamada Pinnacle Research Institute.

Não era sua primeira aventura com os games. Aos 12 anos, Musk criou um jogo chamado Blastar enquanto estudava programação – o código foi vendido à revista sul-africana PC and Office Technology por US$500.

Bruce Leak, que o contratou na Rocket Science, lembra que* Musk "tinha uma energia sem limites. Jovens de hoje não tem ideia do funcionamento de hardware, mas ele tinha um conhecimento de PC e não tinha medo de descobrir como as coisas funcionam".

* Elon Musk: How the Billionaire CEO of SpaceX and Tesla is Shaping our Future, de Ashlee Vance. Ed. Random House, EUA, 2015.

Acabou participando de três projetos: Loadstar: The Legend of Tully Bodine, Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm e Rocket Jockey. Foi creditado nos dois primeiros, lançados para Sega CD em 1994. "Nós o trouxemos para escrever código muito simples, de baixo nível", lembrou o co-fundador da Rocket Science, Peter Barrett ."Após pouco tempo, acho que ninguém estava o direcionando e ele acabou fazendo o que queria".

Segundo Musk, sua tarefa era escrever drivers de comunicação de dispositivos de entrada. "Estava basicamente tentando descobrir como você pode fazer coisas multitarefa, como ler vídeo de um CD enquanto executa um game ao mesmo tempo", contou em sua biografia.

elon musk zip2 1995
Musk em 1995, no comando da Zip2: interesse por games na infância e adolescência fez parte da trilha tecnológica.

O aprendizado seria parte do que mais tarde o ajudou a fundar a Zip2, que renderia o capital para fundar a XCom, que depois virou PayPal. E o resto você sabe no que deu.

1 COMENTÁRIO