Especial Phantasy Star III: Generations of Doom (Mega Drive, parte 3)

Penúltima parte. Vamos concluir a saga de Rhys e de seu filho Ayn, dando início à sua terceira geração, com a jornada de Sean.

1045

Para vocês milhares de leitores ninguém, ok... que aguardavam ansiosos por mais uma parte do especial sobre Phantasy Star III, enfim vamos continuar; os últimos dias foram meio corridos e mal pude jogar. Se ainda não começou e quiser conferir as outras partes, leia a partir da primeira, aqui. Será uma perna bem longa, concluindo as jornadas de Rhys e de seu filho Ayn, dando início já à terceira geração, com Sean.

Se como eu havia sugerido você já fortaleceu seu grupo, é hora de seguir ao norte e entrar no labirinto através das fontes que darão acesso ao castelo de Cille. É o mais difícil até aqui, afinal a primeira parte do jogo está chegando ao final.

Dependendo da fonte escolhida, você chega ao labirinto em determinada parte. Vamos começar fazendo a limpa e pegando baús. Só por garantia, compre um monte de Dimates antes de ir. Entre pela fonte no extremo leste (também conhecida como última) e siga direto ao norte para encontrar um baú com Escapipe. Volte pelo mesmo caminho e entre na quarta fonte de leste para oeste, pegue o Antidote e volte.

Um longo caminho até esse Trimate em Cille, mas é a vida

Entre então na sexta fonte da direita para a esquerda, siga o longo caminho obrigatório até encontrar uma bifurcação, siga pela direita até o máximo, depois ao norte, até dar de cara numa parede. Vire a oeste e siga até achar uma entrada mais larga para o sul, então desça. Pegue o Trimate, suba de novo, continue ao oeste um pouquinho e entre na próxima trilha sul. Suba as escadas.

Nota: se não está entendendo nada das minhas explicações sobre o labirinto, vá lá na primeira parte e abra o link para o mapa, tem todos.

Agora do lado de fora do castelo, siga ao norte, depois leste e sul, mais um trecho curto oeste (contornando o castelo) e então siga direto ao norte até o interior do castelo. Entre e siga ao oeste, depois desça o corredor e entre na sala. Ali você encontra o Rei de Cille e Maia.

Use os Dimates ou a técnica Res de Mieu para deixar Rhys em 100% de saúde antes de falar com o rei. Passe também qualquer item que você queira manter para Mieu e Wren (Monitor e Sapphire não precisa). Você já vai saber porquê...

Phantasy Star III - Rei de Cille
Ataque primeiro as dríades, pois se vivas ficarão curando geral. Só depois concentre-se no rei com seus melhores ataques. Sem maiores segredos.

Agora você deve escolher: ou casa-se com Maia conforme o plano original e vira Rei de Cille, ou casa-se com Lena e junta os reinos de Landen e Satera. Isso altera o final do jogo. Escolhi manter o casamento com Maia, e por esse caminho segue o nosso especial.

Phantasy Star III - casamento Rhys e Maia

Maia e Rhys viram os monarcas da pacífica terra de Cille, e têm um filho chamado Ayn. Assim começa a linha da história do Príncipe Ayn de Cille. São 15 aos de paz até o início de uma nova guerra, com o ataque de ciborgues.

E não é a Skynet.

Segunda Geração: Jornada de Ayn

A nova aventura começa com Ayn incumbido pelo Rei Rhys (também conhecido como seu pai) de ir procurar uma lenda de Satellite que pode pacificar tudo. Note que Mieu e Wren são androides gente fina, pois carregaram os itens que você deixou com eles durante esses 15 anos.

Saia do castelo e da cidade, e trate de subir um pouco o nível de Ayn, pelo menos até 5; ao mesmo tempo, você arranja dinheiro para comprar itens como uma Force Vest para Mieu (ou se tiver muito saco pra ficar ganhando dinheiro, uma RoyalVest). O príncipe tem técnicas de cura, o que ajuda muito.

Ali nos arredores você só vai achar aranhas mecânicas chatas com a técnica Gra, mas que dão bastante XP e dinheiro, faça a festa até chegar ao nível desejado. Siga ao sul, de volta à Agoe (aquela do outro lado da passagem aberta no mar). Continue falando com as pessoas se quiser saber mais sobre a história, o satélite, etc.

Começa então uma parte de longas caminhadas: seu próximo destino é de volta à Rysel, mas faça tudo que tiver que fazer em Cille antes (como comprar itens), pois não voltará lá mais. Depois passe por dentro de Shusoran, continue ao sul, pegue o barco e desembarque em Rysel.

Converse com os moradores e descubra que um exército de ciborgues foi enviado para Cille e Shusoran. Volte para Shusoran (barco de volta... muito vai-pra-lá, vem-pra-cá). Você não encontrará ninguém, todo mundo se mandou, até o povo do castelo. Fique esperto pois há inimigos ali. Siga ao norte para Cille e lá só restará um homem que insistiu em ficar. Ele vai te falar sobre a partida de todos para Aridia.

Esse é macho, não quis saber de ir embora.
Esse é burro macho, não quis saber de ir embora mesmo com uma horda de ciborgues assassinos atacando

Hora de voltar à Hazatak, lá no meio do deserto, para descobrir mais alguma coisa. O caminho de volta pela caverna (lembra ainda? É aquela acessada no meio das ruínas, ao sul da cidade de Rysel, cruzando a ponte) estará cheio de inimigos novos, mais poderosos e que darão muito dinheiro e experiência.

Não pense que será tão fácil, principalmente se você foi preguiçoso e não tratou de melhorar seu grupo. No deserto tem uns bichos chatíssimos (Lazrobot) com técnica Foi que podem te azucrinar, sem falar das já tradicionais aranhas com Gra.

Em Hazatak, fale com os ciborgues para descobrir algumas notícias / fofocas, como a filha de Lena que vive em Landen, e principalmente (com os que ficam no lado leste da cidade), que suas família e amigos partiram para o oeste, carregando o Twin's Ruby, chave para Landen. A outra máquina avisa que Satellite fica a partir do mundo leste, mas que precisará do Power Topaz (que está com a filha de Lena).

O lugar em questão é a Western Cave, aquela onde encontrou Wren, que fica a leste dessa cidade. Faça todo o caminho igual fez antes (veja o mapa de Aridia e da caverna se tiver dúvida), até encontrar seus parentes, bata um papo com eles. Não tem segredo, é só sair de Hazatak e seguir direto ao oeste.

Logo ao entrar na Western Cave terá um ciborgue, mas não se espante: ele vai só avisar que sua família espera por você. Por que eles foram se meter nesse lugar cheio de robôs assassinos? Sei lá...

Entrada de Hazatak
Familiazinha mala resolveu se meter no meio de uma caverna cheia de monstros.

Seu povo dará algumas notícias: Lyle está velhinho e já longe da forma ideal; ele te passará a missão de salvar a Princesa Thea, levada para o leste pelos inimigos. Entregará também um baú contendo a Dragon's Tear, que desbloqueia a caverna. Faça o caminho de volta e vá ganhando experiência e mesetas - ou se for preguiçoso, use um Escapipe. Volte à Hazatak para descansar e salvar o jogo.

Rume agora reto para o leste até a caverna. O labirinto é grande e tem alguns itens bons como um LaserShot (para Wren fazer estragos), um CeramHelm (para a cabeça de Ayn) e um ForceRibn (para Mieu). Siga o mapa para pegar todos, são importantes. Mais inimigos que usam Foi vão aparecer, prepare-se pra ser tostado.

Grupo de inimigos passagem para Draconia
Momentos como esse serão tensos... mas rendem uma bela grana, se você sobreviver.

De onde sair da caverna, siga ao sudeste e cruze a ponte para chegar a cidade de Lensol. Faça o de sempre (chats, conheça lojas). Evite o consumismo — sair comprando tudo nas lojas agora é erro, já que na próxima cidade tem coisa melhor pra torrar suas preciosas e suadas mesetas. Não compre tranqueiras de cerâmica, você já deve ter itens melhores. Não compre o LaconSht para Wren também, logo teremos o Cannon à disposição. Venda os itens que não usa mais, tipo HuntgRibn da Mieu; se tiver comprado antes, ele ficou inútil depois de pegar o ForceRibn na caverna.

Salvou, descansou? Siga direto a leste, depois norte por um longo caminho até a cidade de Endora. Você saberá ali que Thea está num castelo ao sudoeste; ou seja, em Lensol, de onde você acabou de sair. Procure um cara que vai dizer que tentou resgatar a garota mas os monstros eram muito poderosos, mas deixou um portão aberto.

Agora você pode voltar à Lensol, mas antes arme-se até os dentes com tudo que as lojas oferecem. CeramGear e Cannon para Wren, LaserSwd para Ayn e um par de LaserClws para Mieu. Se a grana está curta, mate monstros ali perto da cidade até conseguir comprar, não tente ir para o próximo passo sem comprar esses itens.

Phantasy Star III - amigo em Dracona
Se não conversar com esse amiguinho, vai dar com a cara no portão em Lensol.

Entre no castelo, siga para a escadaria no extremo noroeste. No labirinto, siga ao sul e pegue o Trimate na saleta. Volte, entre ao leste e pegue o Monomate na outra saleta. Saia, continue ao leste pelo caminho único até a escada para o nível superior: de volta ao castelo.

Você estará na escada ao noroeste do castelo, no lado externo. Desça e siga ao leste para descer outra escada. De volta ao labirinto, siga ao sul, então leste; após as grades um baú de Antidote, e na sala seguinte fale enfim com Thea.

Thea no grupo, sebo nas canelas de volta.

Ela entra no grupo e diz estar com o Twin's Ruby, pedindo que você a leve de volta ao pai. Cuidado com a mocinha pois ela é fragilíssima, qualquer combate e já era. Como ela subirá os primeiros níveis muito depressa, use a técnica Res dela em si mesma pra evitar uma morte prematura.

Faça o que ela disse: leve-a de volta ao pai. No caminho, compre-lhe um Robe na loja de Lensol, e evite mais gastos por enquanto. Faça o caminho de volta para Aridia, para a caverna onde está o pessoal todo. Lyle ficará agradecido e lhe dará o Twin's Ruby. Saia da caverna e siga ao norte para a caverna de passagem para Landen — o Ruby libera seu caminho. Você começa no extremo sudeste do labirinto, use o mapa para se guiar e pegar os itens: ForceClw (Mieu), ForceSwrd (Ayn) e ForceKnf. Suba a escada e você estará na caverna a sudeste de Landen. Siga até Ilan e compre uma ForceSlr para Thea (como eu tinha muita grana, comprei duas, uma pra cada mão e a mocinha ficou bem feroz).

Descanse, salve e toque pra cidade de Landen. Todo mundo sumiu e a passagem para o castelo está fechado. Entre lá pela casa de técnicas.

Escada loja de techs

Guie-se pelo mapa para pegar o Dimate no baú. Esqueça a sala com os três baús: se não estiver lembrado, você já os abriu no começo do jogo. Siga ao extremo leste, pegue o Trimate, o Monomate ao norte e siga pelo corredor logo abaixo da sala do Monomate, encontrando Sari, filha de Lena.

Ela só entregará o Power Topaz depois de uma boa sessão de porrada. O ataque dela é forte, mas não é difícil de ser derrotada, e dá uma quantidade cavalar de XP (mais de 1000 pontos).

Phantasy Star III - Sari

Depois de apanhar, ela se junta ao grupo. Lembra do ForceKnfe que pegou no labirinto a caminho de Landen? Equipe-a e terá mais uma fatiadora de inimigos no grupo.

Pegue o Dimate no próximo baú, suba as escadas e estará na sala do trono do castelo. Faça o caminho de volta para Aridia e Western Cave, pra falar com Lyle, ainda dentro da maledeta caverna. Lyle dirá para que sigam ao lugar conhecido como "Cape Dragon Spine", que fica ao sul de Endora. Longe pra car***o, e ainda manda você se apressar, "não temos tempo a perder".

Siga da caverna direto para o oeste (ou dê uma passada em Hazatak para salvar e descansar), caverna de passagem para Draconia, passe o labirinto e rume pra cidade (sempre use o mapa para não ficar rodando como tonto). Converse com os locais e eles dirão algumas coisas sobre o Spine Dragon e Techma. Se quiser, compre uma LaserKnfe e coloque na mão de Sari se ela tiver uma arma mais fraca como a SteelKnfe.

Saia, siga um pouco ao norte, então ao leste, até uma longa península que estende-se ao sul. Siga até o final para encontrar um dragão. Suba no lombo dele pra pegar uma carona até Techna.

Carona no dragão
Quem nunca sonhou em voar num dragão? Aerolinhas Dragão

Atenção pro spoiler violento!

Clique para ler!
Qual não será sua surpresa com o grande segredo! O dragão vai se transformar em... Lyle! Ele confessa que tem esse poder e, sim, foi ele quem roubou Maya tantos anos antes, no início do game.

Pede que Ayn não conte a Rhys, e que proteja sua filha Thea. É o fim dele, que morre após despedir-se da garota. ?

Lyle confessa a verdade

E a vida segue...

Bem-vindos à Techna. Cidade com mais armas e itens animalescamente caros, então vá trabalhar pra ganhar muita meseta, se não tiver o bastante. Itens recomendados: dois LaconClws (Mieu, desde que não tenha a ForceClw, senão compre uma LaconClw e deixe a Force na outra mão), um SteelRobe (Thea) e um PulseCann (Wren). Isso basta, mas se quiser ficar totalmente ignorante, compre mais coisas, é o lugar dos produtos feitos de lacônia.

Aproveite que a "Ilha de Lost" é cheia de bichos fortes e que darão muito dinheiro e XP; as Darachnes (aranhas azuis) dão muita experiência. Não esqueça também de conversar com o povo, eles contam mais sobre o lugar, como o fato de Satellite (o satélite) chamar-se Azura.

Phantasy Star III - Loja Techna
Olha a cara do larápio. Ainda bem que sou quase milionário
Grupo inimigos em Techna
Quando encontrar esse grupo vai ganhar muita grana e xp - só de experiência são mais de 2 mil pontos a cada luta.

Quando estiver pronto, siga para os portões ao norte da cidade. Já dentro, siga para o leste, então ao norte para entrar no castelo por trás. Desça direto para as escadas e chegue ao primeiro nível do labirinto. Logo ali ao oeste está o baú com um Trimate. Volte e siga ao leste das escadas, então em direção ao caminho aberto para o sul (segunda entrada, uma via mais larga).

O caminho segue pelo oeste, na primeira entrada que aparecer, então ao sul e de novo oeste, para enfim começar a subir pelo corredor bem largo, de três blocos de piso. Veja o mapa para não se perder. O resto é caminho quase obrigatório até o final. Converse com o velhote na antessala e ele libera o caminho pra que você enfim saiba a verdade sobre seu mundo.

Mais spoiler aqui
Segue então uma animação explicando que o mundo é uma grande colônia espacial, um tipo de nave construído pelos ancestrais. Cada região está em um globo, e todos formam a nave com os remanescentes de Palma.

A bordo de uma nave, o grupo segue até outra construção que é conhecida como Azura, o satélite.

Já em Azura, siga direto ao sul, então suba pelas escadarias à direita, vá pro norte. Vá contornando cada nível, subindo as escadarias até a escada no extremo nordeste, rumo ao nível inferior. No labirinto, siga o mapa: sul, leste até quase o final, então norte e leste para pegar o ForceBoot no baú. Volte e siga o caminho norte/oeste até pegar o outro baú, com a ForceBand (dê ambos os itens para Thea). Prepare-se para inimigos duros pelo caminho, como aquele monstro bizarro que parece um monte de placas.

É difícil explicar, siga o mapa. Se ficar perdido, use o canto inferior esquerdo como referência: para chegar ao ponto do ForceBand, suba, entre na primeira ao leste siga até o piso quebrado, então norte até um bloco para final, entre de novo ao leste até perto dos dois blocos de piso quebrados, aí é só descer e virar de novo ao leste. Mesmo com mapa fiquei meio desorientado nessa parte, é bem complicado.

Agora está fácil, siga o mapa até o salão maior, onde vai encontrar um ciborgue: o lendário Siren, que aguardou 1000 anos por sua revanche pela prisão no satélite. Prepare-se para a luta final dessa geração. Não esqueça de fazer como antes: pegue itens que quiser preservar de outros personagens e passe todos para Wren e Mieu.

Não é o cúmulo da dificuldade, só uns rounds de cura em alguém que tenha sido mais atingido.

Luta final de Ayn

Phantasy Star III - luta final Ayn x Siren

Seu povo está livre dos ciborgues. Rhys determina que é hora de Ayn casar, escolha entre uma das noivas: Thea ou Sari. Vou continuar com Thea.

E assim começa a parte final, a...

Jornada de Sean

Casados, Ayn e Thea começam uma nova vida em Azura. Seu reinado é de paz e prosperidade. Da união nasce um filho, Sean, que ao atingir a maioridade, é chamado às responsabilidades: lutar pelo seu povo.

Assim começa a terceira geração do game. O Rei Ayn é avisado que alguém em Alisa III está disparando contra Azura, o que pode ser sua destruição (veja acima). Não há tempo para a salvação de todos, então ele ordena que o filho pegue a nave e vá para Landen, terra de seus ancestrais. Como antes, ele está acompanhado de Wren e Mieu, os valiosos ciborgues que estão na ativa desde a primeira geração.

Phantasy Star III - Rei Ayn

Phantasy Star III - fuga de Sean

Você começa no meio do deserto, pouco ao norte de Hazatak. Como tem sangue layano por parte da mãe, Sean tem técnicas mais poderosas que os protagonistas anteriores, apesar de ligeiramente mais fraco com a espada.

Foi uma bela "pernada" até aqui. O resto fica para a próxima parte, quando eu tiver tempo de novo.

Artigo anteriorMais clássicos de volta: Castle of Illusion e Road “Rash” Redemption
Próximo artigoColeções: os games mais raros e caros do mundo