Apesar de fora do mercado de consoles há anos, a Sega continua um nome forte — pelo menos na história — graças ao sucesso que fez com máquinas como o Master System, Game Gear, Mega Drive e um pouco menos, mas ainda assim apreciadas por um público fiel, com Sega CD e 32.
Se você foi o feliz proprietário de um desses videogames e não tem mais como usar os carts e CDs que sobraram no baú, não precisa arrumar um console: emuladores quebram o galho. Não é uma experiência tão completa e nostálgica quanto usar o próprio aparelho numa TV de tubo, mas talvez sirva pra matar saudade.
Se não tem a mínima ideia do que é emulador, a série é dedicada à você. Nesta parte 2 da série sobre emulação, veremos como usar o Kega Fusion, que nem requer instalação e simula as principais plataformas da Sega em seu computador Windows, Mac ou Linux. Funciona com jogos de todas as regiões, aceita controles, tem compatibilidade de quase 100% e conta com as "mordomias" que só a emulação oferece, como filtros, gravação de gameplay, etc.
Kega Fusion = Sega
Nota: o procedimento mostra o uso do Kega Fusion para a versão PC 32-bit. Outras devem ser muito semelhantes se não iguais.
O Kega Fusion (vamos chamá-lo só de Fusion daqui por diante) é um emulador dos seguintes videogames da Sega: SG-1000, SC-3000, SF-7000, Master System, Game Gear, Mega Drive, SVP, Pico, Sega CD e 32X. Está disponível para Windows 9x, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Mac OSX (Intel) e Linux.
Foi desenvolvido por Steve Snake como programador principal, a partir de outro emulador, o Kega Lazarus. Depois de perder todo o código-fonte do primeiro, ele teve que reescrever o programa, criando a nova versão, batizada de Fusion. Tem uma página bem organizada, contando com fórum (em inglês, claro) para sanar dúvidas e muitos arquivos de suporte como plugins.
Ele é oferecido em sistema donationware (baixe gratuitamente mas considere fazer uma doação).
Download do Fusion
Na página oficial do Fusion você pode baixar a versão mais atual.
Você terá um arquivo zipado com o nome Fusion364. Extraia o conteúdo usando um programa como o 7zip ou WinRar.
Clique sobre o aquivo com o botão direito e selecione "Extrair aqui" (WinRar) ou "7zip > Extrair aqui".

Restará uma pasta com o mesmo nome do arquivo. Nela estão os arquivos de emulador, incluindo codecs, história e um "leia-me" (read me).
Como instalar?
Não precisa instalar. Basta dar um duplo-clique sobre o arquivo "Fusion" ou "Fusion.exe" (dependendo da configuração do seu sistema operacional, o .exe pode não ser exibido). O emulador será aberto.
A partir daí, só faltam ROMs, ISOs ou CDs de games. A maior parte das configurações básicas servem para jogar, mas vamos ver cada uma. Para rodar jogos do Sega CD, também é necessário um arquivo BIOS.
Emulando no Fusion
Master System / Game Gear
Crie uma pasta para seus arquivos de jogos (ROMs), organizada e colocada onde quiser. Eu preferi criar uma pasta "roms" na raíz do Fusion, e dentro dela organizarei pastas separadas com jogos dos consoles.
Na janela do Fusion, siga pelo menu File > Load MasterSystem ROM (ou use o atalho Ctrl + M).
Navegue até a pasta onde deixou o arquivo ROM e selecione-o. Pronto, o game já vai rodar.
Som FM do Master System
As versões japonesa e coreana do Master System têm um chip de som FM que melhora muito a qualidade de áudio de certos games. Ele também pode ser emulado (ou desativado) no menu Options > Set Config, na guia SMS/GG — deixe desmarcada a caixa "Disable YM2413FM" (ou marcada para desativar).

Como os Master System não-japoneses não têm o chip, muita gente pode não gostar do som nos poucos jogos que o usam, ficam bem diferentes do que a gente ouvia antigamente com nossos consoles brasileiros ou europeus. Se for o caso, desative.
Mega Drive / 32X
Mesma coisa. Organize ROMs de jogos numa pasta, e use o menu File > Load Genesis/32X, navegue até o arquivo do jogo e carregue-o.
Os jogos do CD32X também funcionam, veja o procedimento para o Sega CD que é idêntico.
Sega CD
Podemos rodar games de Sega CD através de uma imagem do disco (ISO), ou com o próprio CD original no drive de CD/DVD de seu computador.
Para rodar a partir do ISO, carregue-o pelo menu File > Load SegaCD Image. É a mesma coisa que carregar os games de Master System e Mega Drive em ROM, que vimos antes.
Nota: só funciona depois que for apontado o caminho para o arquivo BIOS necessário. Por exemplo, se você quer rodar um game japonês, precisará da BIOS japonesa do Mega CD; europeu, BIOS do Sega CD europeu, e americano / brasileiro, BIOS americano.
Configurando as BIOS
Primeiro coloque o arquivo (que vai obter em algum lugar na internet; lembre-se que são protegidos por lei e você só poderá usá-los se for dono de um Sega CD) em algum lugar no seu computador que seja utilizável pelo emulador — eu coloquei na raíz do Fusion, criando as pastas para o caminho bios > SegaCD.
Na pasta Sega CD coloquei o BIOS americano do Sega CD, pois vou rodar o game Tom Cat Alley nacional (que usa o sistema americano).


De volta ao Fusion, siga ao menu Options > Set Config. Clique na guia Sega CD. Ali você indica o caminho para o BIOS que tiver disponível: no meu caso, USA BIOS. Clique em Browse, navegue até a pasta em que colocou o arquivo de BIOS, selecione-o e clique em Abrir.
Confirme clicando em Aplicar. Seu Fusion já está configurado para rodar jogos de Sega CD.

Para ter certeza de que o Sega CD está funcionando, siga ao menu File > Boot SegaCD. Você deve ver a famosa tela:
Mas seu game ainda não vai carregar, tem que indicar qual o leitor de disco em que colocou o CD! Se ainda não fez isso, siga ao menu Options > CD Drive e selecione sua unidade de leitura.
Pronto.

Aperte TAB para dar reset no "console". O game deve ser carregado normalmente.
Opções adicionais do Sega CD
Algumas não valem a pena mexer a não ser em casos muito específicos. Entre as mais comuns e úteis:
Desativar FPS e luzes: por padrão, no canto esquerdo inferior da tela estarão os FPS (quadros por segundo) do game e o estado dos leds do Sega CD. Você pode desativá-los no menu Options, desmarcando as opções Show FPS e Show SegaCD LEDs.
High Priority: ative no mesmo menu Options se quiser que a execução do jogo fique acima dos outros processos do CPU. Útil quando acontecem pequenos travamentos devido a vários programas abertos no plano de fundo.
Usar drive virtual: se você tiver ISOs de games montados (através de algum programa, como o Virtual Clone Drive), também pode abrir os jogos no menu Option > Drive.
Perfect Sync: se acontecer algum problema no jogo do Sega CD, talvez ativar o Perfect Sync resolva (obriga os "processadores" do Mega Drive e Sega CD a trabalhar em sintonia, exigido por certos jogos não especificados pelo autor do programa).
Criar cartucho de RAM: lembra do RAM Cartridge do Sega CD, para salvar avanços dos games? Você pode criar e carregar um pelo menu File > Create New RAM Cart (carregar pelo File > Load Ram Cart). Se todos os saves de um RAM cart estiverem usados, é só voltar ao menu e criar outro. Útil para quem gosta de manter a experiência o mais fiel possível, sem usar savesates.

Memória interna do Sega CD: além do cartucho de memória, é possível simular a memória interna do aparelho, no menu Options > Set Config..., guia SegaCD. Em BRM files só é preciso indicar o caminho para onde os arquivos de games salvos (pelos savepoints normais do jogo) serão colocados.
Uso geral
Salvar o jogo
Você pode salvar seus avanços no menu File > Save State As...

Se quiser manter mais organizado, pode criar uma pasta só para arquivos de salvamento. Quando quiser voltar exatamente ao lugar que salvou, use o menu File > Load State As..., navegue até o arquivo de salvamento e confirme.
Você também pode salvar estados automaticamente teclando F5 - por padrão, salvará na posição zero do "memory card". Se quiser salvar em outras posições, mude o slot em File > Change State Slot. Cuidado para não salvar por engano em cima dos slots já usados.
Tirar screenshot ("foto" da tela)

Aperte Shift + F12 ou use o menu File > Save Screenshot. Os prints vão para a pasta definida no menu Options > Extra > Screenshot, e são salvos no formato TGA (mude no local indicado o formato e a pasta padrão, se preferir).
Opções de vídeo
Localizadas no menu Video. Só as mais interessantes:
Jogar em tela inteira: apenas tecle Esc quando a emulação começar. Para voltar à janela, tecle Esc outra vez.
Scanline: para simular as linhas de resolução dos tubos CRT. Se não há outra opção senão jogar num LED, você pode ativar o filtro e ver se gosta do resultado. Não gosto de mais que 25%, fica à seu critério.

Normal e TV Mode: simula modos de imagem de acordo com o tipo de conexão de vídeo: RF ou CVBS.
Fixed Aspect e Nearest Multiple: determina como a tela será ajustada ao monitor; tente outros modos se você tem um monitor widescreen e não gostou da forma da tela.
Filtered: filtra a imagem deixando-a mais suave. Desative e veja que os pixels ficam sólidos.
Render Plugin: função avançada, vamos ver num tópico separado, continue lendo.
Brighten: mais brilho na imagem.
Log AVI file: permite gravar a tela do emulador num arquivo de vídeo formato AVI. Como a função usa um codec próprio, você precisa primeiro instalá-lo - ele vem junto com o programa, na pasta codecs. Essa função é avançada, vamos ver mais à frente...
Plugins de vídeo
Naquela opção Render Plugin estão os plugins de vídeo, que darão um algo a mais nos gráficos. O Fusion roda numa boa sem eles, ou seja, para você jogar nem tem que se preocupar com eles.
Mas como sempre tem quem queira esse algo a mais, vamos lá... Baixe o pacote de plugins para seu sistema operacional no próprio site do emulador.
Extraia na pasta raíz do emulador o conteúdo do arquivo baixado, como fez antes (usando WinRar, 7Zip, etc). Eles serão colocados numa pasta já com o nome Plugins.
Se quiser, abra a pasta e veja que estão lá vários arquivos. Eles são os plugins que serão ativados no Fusion pelo menu Video > Render Plugin. Se o Fusion estiver aberto, feche-o e abra outra vez. Siga ao menu Video > Render Plugin.
Agora sim!

Para testá-los, inicie um game e vá ativando cada plugin e conferindo o efeito. Um muito apreciado é o 2xSaI. Usando em combinação com outros fica bom, mas quanto mais filtros, pior pode ficar a emulação, se seu computador for uma carroça.
Se quiser mais, procure na internet por outros pacotes de plugin. Tem um mais completo que esse oficial; pesquise no Google algo como "kega fusion plugins", "kega fusion plugin pack", etc.
Gravar gameplay em AVI
Siga até a pasta Video Codec na raíz do emulador e clique com o direito no arquivo KegaGameVideo.inf (ou sem o .inf, dependendo da configuração do seu sistema operacional). Selecione Instalar. Aguarde e confirme a instalação do codec na janela que abrirá.
Atualização 02/12/2013: o Windows 8 tem uma frescura (questão de segurança, como prefira chamar) que não permite a instalação de drivers não assinados e reconhecidos pela Microsoft, portanto você não vai conseguir instalar o de vídeo do Fusion.
Para conseguir, será obrigado a realizar um procedimento para desativar essa imposição de assinatura de driver. Assim:
Siga ao menu Configurações (aquela engrenagem do menu direito do Windows), depois "Mudar configurações do computador". Selecione então no menu "Geral" a opção "Inicialização avançada", clicando em Reiniciar.
O computador vai reiniciar no modo de configuração avançado, então use as teclas para selecionar a opção "7 — desativar imposição de assinatura de driver" (tem a ajuda na tela que mostra como chegar até ela". Desative-a e deixe o sistema iniciar.
Agora você deve conseguir instalar seus drivers normalmente. Ainda vai receber um aviso de driver não reconhecido pela Microsoft, mas não precisa se preocupar, não é vírus.


Reinicie o Fusion. Com um game rodando, siga ao menu Video > Log AVI file. Escolha o lugar em que vai salvar o vídeo e dê-lhe um título. A gravação começa ao clicar em Salvar.
Para parar a gravação, clique de novo em Log AVI file.

O congelamento da tela ao clicar no menu não sai no vídeo, sossegue. Veja um exemplo que gravei para testar.
Comandos / controles
Os controles são ajustados pelo menu Options > Set Config, na guia Controllers. Além do teclado, pode-se usar o mouse para controlar a Menacer, Justifier, Sega Mouse, Paddle e a Light Phaser.
Clique em Define para ajustar as funções de cada controle. Ao clicar, vai aparecer no rodapé da janela "Press the key to use for UP", então tecle o que você quer como o comando para cima. Em seguida vão aparecer os outros comandos: DOWN (para baixo), LEFT (esquerda), RIGHT (direita).

Pressione as teclas que assumirão cada função. Em seguida o emulador vai pedindo as teclas para os botões A, B, C, Start, X, Y, Z e por fim o Mode. É só ir apertando as teclas para dar-lhes as funções.
Eu jogo no teclado e gosto da minha configuração assim:
Direcionais: nas setas do teclado ↑↓→←
A: A
B: S
C: D
X: Z
Y: X
Z: C
Start: Enter
Mode: espaço
Gerais
TAB: ligar console
Shift + Tab: desligar console
Ctrl + Tab: reset
Alt + G: abre janela do Game Genie
F8: carregar estado salvo do slot em uso
F5: salvar estado no slot em uso
F6 e F7: trocar slots para salvar estados (F6 volta um slot, F7 avança um)
Shift + F12: tira um print da tela
Conclusão
O Kega Fusion é a versão digital do sonho de qualquer Sega fan dos anos 90: um console tudo-em-um, com as facilidades adicionais que só os emuladores oferecem como filtros gráficos. Depois que o descobri, anos atrás, nunca mais usei outro para games da Sega. Funciona com tudo, até o complicado Virtua Racing (que por anos foi a pedra no sapato dos programadores), tem muitas opções de ajuste e ao mesmo tempo, não afasta iniciantes na emulação. Recomendado 100%.
Fui jogar um dia desses SolFeace do Mega CD e o jogo travava na tela intro...ativei a função do Perfec sync e o jogo funcionou de boa!!!! valeu
Boa dica.
Testei os plugins...realmente dá um retoque e tanto para o jogo...para quem quer ver o jogo com qualidade hq e outros filtros a mais...vale apena testar!!!!
Testei no jogo shinobi 3 e até a letra fica com uma cor marcante e sensação de relevo...kabuloso!!!! Não sou muito fã desses filtros atuais...mas a geração atual deve gostar!!!! valeu!!!!
Windows XP e Windows 7 são os melhores sistemas para executarem emuladores de um modo geral na minha singela opinião!!!! Na verdade nunca tinha experimentado esses plugins no Fusion...fiquei curioso!!!! Irei testar esses plugins e depois voltarei aqui para dar a minha opinião!!!! O bom desse emulador é que no quesito 8 e 16 bits da sega roda tudo de primeira...É um dos melhores na minha opinião!!!! Show de bola!!!! show de emulador!!!!
cara, para jogar os jogos hack, tipo o ultimate mortal kombat 3 hack, só o gens modificado roda?
Até onde sei, é isso mesmo, só a versão modificada do Gens pra ROMs acima de 4Mb. Pra quem joga no console, o Everdrive V2 suporta ROMs de até 15Mb, então deve rodar os hacks do UMK também. http://shop.krikzz.com/Mega-EverDrive-v2-MEGAV2.htm
otimo emulador,,,recomendo!!! bons tempos de mega drive
Sou grata pela tua ajuda Daniel, vou dar uma pesquisada e tentar soluções diferentes pra ver o que obtenho! O Kega Fusion neste computador aqui no trabalho funciona normalmente, mas meu Note Book não deve estar legal, muito embora outros emuladores funcionem bem. Valeu!! 😉
Tranquilo, qualquer dúvida ou ideia é só postar aí!
Como vai Daniel?! Não sei se vai poder me ajudar, mas estou enfrentando um "problema" com o meu Fusion. Tento configurar os botões mas é "ele" mesmo quem faz isto!! "Ele joga" sem que eu aperte nada e inicia sozinho, ficando com o personagem parado ou executando "ações". Muito sinistro!! Saberia me dizer o que fazer?! Será que pode ser a firewall ou o antivírus?! Ou será que é algo do tipo "atividade paranormal" ?! Sou grata se puder me fornecer alguma informação a respeito! 🙂
Oi Natasha! Muito estranho, mas pesquisando no fórum do Fusion achei isso aqui http://www.eidolons-inn.net/tiki-view_forum_thread.php?forumId=10&comments_parentId=5980, não sei se é seu caso. Seu problema é com controle USB? Ali fala que o Fusion 3.51 tem incompatibilidade com alguns controles. Tente reinstalar o emulador para a versão mais atual (se já não tiver).