Desenvolvedor da Nintendo confirma que Mario batia em Yoshi

A lenda não era tão lenda...

294

Desde os 16-bit, Mario e seu eterno "cavalinho", Yoshi, são o centro de uma discussão entre jogadores. Alguns juram de pés juntos que Mario apenas indicava a direção; outros, que rolava um soco na cabeça.

A disputa virou meme, lenda urbana. Só a Nintendo de forma oficial, ou um dos desenvolvedores, poderia esclarecer o mito do Mario Abusador de Animais. Mesmo em artes oficiais, a Nintendo sempre preferiu Mario apontando o caminho.

Em 2012, o site Supper Mario Broth tentou provar que não era agressão, ao publicar duas imagens e o seguinte texto:

Duas coisas para desmontar a teoria "Mario acerta Yoshi na cabeça para fazê-lo estender sua língua":

1. Como podem ver na animação mais lenta, Yoshi contorce o rosto antes da mão de Mario estar acima de sua cabeça, mostrando que não é um impacto que desencadeia a ação. 

2. A arte oficial sugere que Mario está simplesmente apontando a direção para Yoshi lamber, e nos gráficos faltam detalhes para demonstrar isso.

Legal, verossímil? Seria uma pena se a Nintendo dissesse o contrário, né?

Em entrevista ao site da Nintendo, os desenvolvedores Takashi Tezuka e Shigefumi Hino falaram sobre a criação de Super Mario World e Yoshi, e acabaram com a lenda. Segundo Tezuka, Shigeru Miyamoto queria Mario montado num cavalo:

Acho que ele gosta de cavalos. Quando estávamos fazendo [Super Mario Bros. 3], ele desenhou Mario andando a cavalo e colocou aquilo na parede, perto de onde se sentava. Quando vi, pensei 'Acho que ele quer Mario cavalgando algo'. Então, durante a produção de Super Mario World, tivemos o conceito da 'terra de dinossauros', e tive Hino desenhando uma arte tipo um réptil.

"No início", disse Hino, "a palavra-chave era 'cavalo', então imaginei algo mais tarde, e por questão de tempo, desenhei um tipo de lagarto grande". Segundo Tezuka, "parecia um crocodilo", pensando que aquilo talvez não combinasse com o mundo de Mario. Tezuka redesenhou, mais polido e amigável, com base no primeiro. Assim surgiu Yoshi.

É quando vem a revelação de Hino:

Muita gente pensa que enquanto Mario aponta o dedo para frente, ele está dizendo 'Vá', e a língua de Yoshi sai. Porém, do jeito que desenhei, Mario socava Yoshi na cabeça, e o personagem colocava a língua para fora, em surpresa.

"Além disso", continua Hino, "há um som tipo 'bop'. Contudo, parece que as pessoas diriam 'Pobre Yoshi', e foi por isso que acabou virando Mario dizendo 'Vá'".

Ou seja: pelo conceito original da Nintendo, Mario realmente bate na cabeça de Yoshi. Mas temendo uma reação negativa do público, optaram pela versão do comando manual. Não sei o que você vê, mas pra mim sempre foi claro o soco.

Pobre Yoshi...

VIAEngadget
FONTEKotaku
Artigo anteriorStreet Fighter II relançado para SNES pode “incendiar” o console – literalmente
Próximo artigoOutro clone de SNES? Com o Super NT você vai jogar em HD