Days Gone chega ao PC em 2021 – e mais exclusivos do PlayStation a caminho

Jogo de 2019 deve chegar em breve ao PC – e não será o último exclusivo do PlayStation a fazer o caminho.

0
28

E a transição de jogos exclusivos do PlayStation para PC continua. Depois de Horizon Zero Dawn e Death Stranding, Days Gone fará o caminho no primeiro semestre de 2021. A informação veio de Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment em entrevista à GQ Magazine.

E não será o último. Vários exclusivos da Sony devem chegar ao PC. Segundo o executivo, a empresa levou em conta o resultado dos ports de Horizon Zero Dawn e Death Stranding, observando a comunidade do console. O temor era que a empreitada fosse mal recebida pelos fiéis clientes, o que não aconteceu.

"Não houve uma reação massiva contrária", garantiu Ryan. "Então vamos continuar dando passos nessa direção".

days gone playstation 4
Days Gone, lançado em 2019 como exclusivo do PlayStation 4, deve chegar ao PC ainda esse ano.

Perguntado sobre a mudança na política de exclusividade, Ryan respondeu que alguns fatores influenciaram. Entre eles, o desejo de alcançar um público mais amplo e o fator econômico:

Especialmente a partir da última metade do ciclo do PlayStation 4, nossos estúdios fizeram jogos incríveis, maravilhosos. É uma oportunidade de expô-los a um público mais amplo e reconhecer a economia do desenvolvimento de jogos, que nem sempre é simples. O custo para fazer um jogo aumento a cada ciclo, conforme como o calibre do IP aumenta. Além disso, nossa facilidade em disponibilizá-los para quem não tem o console cresceu. Então foi uma decisão até que fácil de tomar.

Ir aonde o dinheiro está

A fala sugere que grandes IPs estão na mira, sendo as de maior potencial de lucro. Por mais que números impressionem, vender hardware não é atividade das mais lucrativas. Pelo contrário: quando lançado, o PlayStation 4 era vendido a US$399, mas custava US$381 para produzir. Com o PlayStation 5, a Sony pode estar perdendo cem dólares por unidade vendida.

Com o fluxo de dinheiro vindo de jogos, nada melhor que "reciclar" o que foi esgotado no console e tem gente ávida para colocar as mãos – com as melhorias que só o PC permite. A Sony vai assim aos poucos se aventurando num terreno que a rival Microsoft tinha paz para explorar, graças à proximidade com o Xbox.

Será que ao menos capítulos anteriores de superfranquias como The Last of Us e God of War também chegam?

horizon zero dawn pc
A reação dos donos de PlayStation à Horizon Zero Dawn no PC foi um fatores na decisão de seguir buscando novos públicos.

Ryan falou também sobre o impacto da Covid-19 na distribuição do PlayStation 5, novidades no VR e no Play At Home, novos jogos de Ratchet & Clank e Gran Turismo e sobre a busca por audiências mais amplas. Leia a entrevista completa aqui (em inglês).

Deixe um comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui