E a transição de jogos exclusivos do PlayStation para PC continua. Depois de Horizon Zero Dawn e Death Stranding, Days Gone fará o caminho no primeiro semestre de 2021. A informação veio de Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment em entrevista à GQ Magazine.
E não será o último. Vários exclusivos da Sony devem chegar ao PC. Segundo o executivo, a empresa levou em conta o resultado dos ports de Horizon Zero Dawn e Death Stranding, observando a comunidade do console. O temor era que a empreitada fosse mal recebida pelos fiéis clientes, o que não aconteceu.
"Não houve uma reação massiva contrária", garantiu Ryan. "Então vamos continuar dando passos nessa direção".
Perguntado sobre a mudança na política de exclusividade, Ryan respondeu que alguns fatores influenciaram. Entre eles, o desejo de alcançar um público mais amplo e o fator econômico:
Especialmente a partir da última metade do ciclo do PlayStation 4, nossos estúdios fizeram jogos incríveis, maravilhosos. É uma oportunidade de expô-los a um público mais amplo e reconhecer a economia do desenvolvimento de jogos, que nem sempre é simples. O custo para fazer um jogo aumento a cada ciclo, conforme como o calibre do IP aumenta. Além disso, nossa facilidade em disponibilizá-los para quem não tem o console cresceu. Então foi uma decisão até que fácil de tomar.
Ir aonde o dinheiro está
A fala sugere que grandes IPs estão na mira, sendo as de maior potencial de lucro. Por mais que números impressionem, vender hardware não é atividade das mais lucrativas. Pelo contrário: quando lançado, o PlayStation 4 era vendido a US$399, mas custava US$381 para produzir. Com o PlayStation 5, a Sony pode estar perdendo cem dólares por unidade vendida.
Com o fluxo de dinheiro vindo de jogos, nada melhor que "reciclar" o que foi esgotado no console e tem gente ávida para colocar as mãos – com as melhorias que só o PC permite. A Sony vai assim aos poucos se aventurando num terreno que a rival Microsoft tinha paz para explorar, graças à proximidade com o Xbox.
Será que ao menos capítulos anteriores de superfranquias como The Last of Us e God of War também chegam?
Ryan falou também sobre o impacto da Covid-19 na distribuição do PlayStation 5, novidades no VR e no Play At Home, novos jogos de Ratchet & Clank e Gran Turismo e sobre a busca por audiências mais amplas. Leia a entrevista completa aqui (em inglês).