SNES PlayStation: botaram o protótipo pra funcionar

Um dos itens mais raros na história da indústria de games, o lendário protótipo foi colocado em testes por seus donos - e funciona!
Por: Daniel Lemes
3
564

Lembram que uns meses atrás apareceu na Internet um monte de imagens do lendário "SNES PlayStation", algo também conhecido como SNES CD? Foi o protótipo do que seria um console fruto de parceria entre Sony e Nintendo em meados dos anos 90, de forma resumida um SNES fabricado junto com a Sony, rodando cartuchos do SNES e uns tais "Super Discs". Falamos disso aqui.

Foi um barulho danado, muita gente falando que era fake, algum modder tinha feito gracinha e criado um modelo parecido para pagar de engraçadão, etc. Fato é que o aparelho é realíssimo, e como descrito na ocasião pelo "arqueólogo" que o localizou meio sem querer, foi guardado por seu pai, ex-executivo do mercado de games, durante todos estes anos numa caixa.

Pra quem pensou "poxa, uma raridade desse nível, peça talvez única no mundo*, a chance de ser ligada é zero, vai que queimam os componentes, não vale a pena arriscar", ledo engano. Dan Diebold e seu pai, Terry, levaram o videogame ao Retro HK Expo para exibição em Hong Kong, e acabaram não só o ligando, como jogando alguns títulos.

Como nenhum jogo em CD foi produzido, ficaram mesmo nos cartuchos existentes de SNES; o cartucho encontrado junto com o protótipo carrega apenas o sistema operacional através de um chip substituível (no cart, versão 0.95 do menu de boot). Rodou Street Fighter II, Bomberman e deu boot no sistema "Super Disc", que se mostrou perfeitamente intacto, mas não funcional...

snes cd play station

Por fora e por dentro

E para deixar qualquer colecionador hardcore ainda mais fora de si: após um raio-x para verificar a integridade das "entranhas", o aparelho foi desmontado e registrado para a posteridade.

Pai e filho já avisaram que o mais-que-raro protótipo não está à venda por valor nenhum, embora tenham recebido ofertas próximas dos US$45 mil. A única probabilidade futura é que ele vá parar em algum tipo de museu.

nintendo playstation raio x

* segundo suposições, devem ter sido produzidas umas duzentas unidades, mas só essa emergiu até o momento. Ninguém tem a mínima ideia do paradeiro de outras.

Artigo anteriorCandy Crush: mais valioso que Star Wars e Minecraft?
Próximo artigo10 protótipos de videogames jamais lançados
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

3 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Nossa... Finalmente um mito de mais de duas décadas foi revelado! Só não entendi uma coisa. Seria feito um "Neptune" e um "Sega CD" da Nintendo? Lembro que nas revistas, era um add on. Além de ter um design bem arredondado, semelhante ao Super Famicom. Esse site é incrível!! Virei fã!

    • Teve mais de um projeto. Com a Philips, provavelmente seria um tipo de "SNES CD" mesmo, um add-on, mas quando a Nintendo ainda negociava com a Sony, a ideia era um console "PlayStation" que rodaria o formato SuperCD e os cartuchos do SNES. Valeu!

DEIXE UM COMENTÁRIO