As primeiras horas de pré-venda do Steam Deck, PC portátil da Valve que chega em dezembro, foram intensas. A procura foi tão grande que o servidor não aguentou. Muita gente não conseguiu ou teve dificuldade para fazer a reserva.
Durante a manhã, vários clientes viram avisos de "algo deu errado" ao acessar a página do Steam Deck. Insistindo muito, alguns conseguiram encomendar o aparelho, enquanto outros continuaram recebendo diversas mensagens de erro.
Entre elas estavam "Aguarde alguns minutos e tente novamente", "Servidores de reserva ocupados" e "Sua conta é muito nova para fazer a reserva".
A Valve teve que tomar medidas para colocar freio nos "cambistas".
Limitações na reserva
A última mensagem indica que a Valve limitou quem pode reservar o console. O objetivo é conter "cambistas", que apesar da regra de um produto por cliente, tentaram de várias formas comprar múltiplas unidades. A ideia, claro, é revender bem mais caro no eBay.
A primeira medida foi cobrar US$ 5 de taxa no ato da compra. Apesar do valor baixo, em teoria já diminuiria o ímpeto dos revendedores. Outra foi limitar as reservas somente a contas Steam criadas antes de junho de 2021. Quem criou várias contas para fazer uma reserva em cada, perdeu tempo.
As restrições devem durar 48 horas. Quem não tem conta Steam e ainda quer o Steam Deck, deve aguardar esse prazo – e torcer para o estoque inicial não esgotar.
Lembrando que a pré-venda não está disponível no Brasil, apenas nos EUA, Canadá, Europa e Reino Unido. Outras regiões devem ter atualização em breve. O Steam Deck chega ao público em dezembro, mas clientes da reserva o receberão um pouco antes, dependendo da região.
Essa do "vc é muito novo..." foi engraçada kkkkk não tinha visto isso ainda. Essa de cobrar uma taxinha achei interessante. deve ajudar a conter cambistas, pelo menos minimizar. Esse aparelinho vai ficar lindo com um Retroarch nele. Com certeza vai ser o console "de mesa" principal de muita gente.