Novo console da Sega, Dreamcast 2 “está mais que vivo”, diz Project Dream

O site promete novidades dentro de pouco mais de uma semana, apostando até em possíveis especificações caso a Sega assinasse um console/PC híbrido.

9

A saída da Sega do mercado de consoles foi a melhor escolha para não irem à falência. Afundados no vermelho depois dos fracassos estrondosos pós-Mega Drive, a empresa viu o caixa lentamente se recuperar quando passou a trabalhar como softhouse, colocando até seu mascote nos videogames da Nintendo — algo surreal num passado hoje distante. Tão surreal quanto Gran Turismo no Xbox One ou Mario no PlayStation 4.

Mas se foi uma boa para eles, muitos fãs jamais superaram o trauma do abandono, principalmente pelo fato de um dos melhores videogames de mesa já criados, o Dreamcast, ter sido precocemente descontinuado no processo.

- Anúncio -

Meses atrás foi iniciada uma campanha pelo desenvolvimento do chamado Dreamcast 2, um console de edição limitada que teria — ou melhor, deveria ter pelas sugestões do autor, Ben Plato — um "design novo, mas similar [ao antigo], wifi, controles sem fio (4 no máximo), saída em HD 720 ou 1080p, disco rígido interno de 500 GB e drive de GD-ROM". A campanha pedia também compatibilidade com os games originais do Dreamcast e acesso a uma "Dreamcast Classics Store", para aquisição e download de títulos como Shenmue, Crazy Taxi, Jet Set Radio e tantos outros. O proposto ficaria entre as faladas Steam Machines ou PC gamers "de marca" como os Alienware e outros pacotes preparados para jogos.

O site propõe à Sega explorar esse setor, notando que "o mercado de PC gaming é praticamente estéril em competição. Com exceção dos Dell/Alienware, não há virtualmente NENHUMA companhia mainstream tentando colocar as mãos sobre plataformas de PC. A última empresa japonesa a tentar algo assim foi a NEC com o PCFX em 1994!".

A verdade é que a campanha está há meses online e ainda (pelo menos na data da redação deste post) não alcançou sua meta de 25 mil assinaturas, para enfim ser apreciado pela Sega, ou não. O barulho recente em torno de Shenmue 3 colocou o pessoal em movimento outra vez, e agora é Patrick Lawsen que falou sobre o andamento de um futuro hardware com assinatura da Sega. Lawsen é membro do grupo por trás do projeto SEGA Dreamcast 2.

O comunicado de Lawsen:

Saudações! Sou parte de uma NOVA coalizão formada pelo fundador do grupo Shenmue 500K, um designer OEM indie, o fã australiano por trás da petição Dreamcast 2/DC HD, e pessoas dentro da SEGA of Japan. Acabei de ler seu artigo de 1º de Julho e estou feliz em compartilhar com você grandes notícias sobre a SEGA Holdings Co. Ltd. no Japão. A SEGA tem os recursos e finanças para lançar outro produto doméstico ($11.6 bilhões em fluxo de caixa). Eles estão formando uma nova divisão chamada SEGA Interactive Co. Ltd., que vai lidar com pesquisa e desenvolvimento de hardware, marketing e vendas, e estão formando também um novo parque temático e de diversão global chamado Live Creation Inc.

Mas eles PRECISAM que sua base de fãs também volte. Eles precisam dos fãs de verdade (não fãs de Sonic ou apenas de software) para formar círculos globalmente e agir enviando ideias do que gostariam de ver. A meta do "Project Dream" é reunir e reconstruir a velha marca SEGA dos anos 90. A petição de Ben Plato ganhou destaque recente, e assim que alcançar os 25 mil assinantes, vamos adiante enviado DUAS NOVAS propostas para a SEGA. Uma é que o projeto seja financiado coletivamente por nós, porque isto faria da SEGA a primeira companhia japonesa a fabricar e licenciar uma linha de hardware gamer MAIS BARATA que os da Dell! Compartilhe a ideia. Juntem assinaturas, juntem os fãs: vamos reagrupar o velho Exército e a velha SEGA de volta ao negócio de hardware!

O primeiro pensamento dos nintendistas da maioria é: mais um hoax pra vender revista, ganhar views. Eu também pensei, e penso só de ouvir falar em "Dreamcast 2" e ler quase qualquer coisa que tenha "novo" e "Dreamcast" no mesmo título. Talvez, mas a página do Project Dream tem uma contagem para "um grande anúncio" em menos de dez dias.

O que tem de verdade? Nada comprovado. As especulações falam de um híbrido console / PC com assinatura da Sega; o site vislumbra até detalhes do hardware, incluindo uma arquitetura x86 usando uma GPU customizada a partir da NVIDIA GTX 740, cpu i5 4460 3.4GHz, e memória 8GB DDR3.

Então, tipo isso... ou não, ninguém sabe.
Tipo isso... ou não, ninguém sabe (é só uma imagem conceitual).

O que Lawson tem, basicamente, é um projeto (bem elaborado) de como um produto do gênero ocuparia espaço no mercado, sendo barato, popular e mais interessante do que similares — e ainda levando um nome historicamente forte como SEGA na carcaça; em teoria, uma campanha via Kickstarter seria financiada em tempo recorde, dado o tamanho da base de fãs do Dreamcast.

O catálogo da Sega não deixa dúvida de que, em termos de propriedades intelectuais, eles teriam muito o que mostrar num hardware próprio:

"Miku, Yakuza, Aliens, Hero Bank, Samurai and Dragons, Crazy Taxi, Ecco The Dolphin, Virtua Cop, Virtua Fighter, Border Break, Bayonetta, Shinobi, Total War, Company of Heroes, Phantasy Star, Skies of Arcadia, End of Eternity, Sands of Destruction, Valkyria, Shining Force, Billy Hatcher, Nights, Panzer Dragoon, Fighting Vipers, NY Gunblade, L.A. Machineguns, Operation GHOSTS, Dream Raiders, Let’s Go Island, SEGA Bass, SEGA Rally, Daytona USA, Under Night in Birth, Demon Tribe, Shenmue, Code of Joker. A SEGA tem IPs superiores e mais viáveis do que a Sony, capaz de vender para uma base mais diversa de consumidores: jogadores casuais, PC gamers e veteranos. Pessoas que não têm um PS4 ou não ligam pra ele", destacou o Project Dream.

Isso sem falar de franquias e personagens que poderiam reemergir: Golden Axe, Alex Kidd, Monaco GP, Streets of Rage, Nights into Dreams...

Se a especificação sugerida estivesse perto da real, o Dreamcast 2 seria comparável ou até superior às placas mais recentes de arcade da Sega, como a RingEdge 2 (Core i3 540 3GHz, GPU GT545, 2GB de RAM) e a Nu (Core i3 3220 3.30GHz, GTX 650TI 1GB e 4GB de RAM). Arcades não são mais referência? Então uma comparação com concorrentes já no mercado:

Plataforma PlayStation 4 Xbox One Wii U Dreamcast 2*
GPU base HD 7870 HD 7790 HD 4770 GTX 740
GPU 18 CUs, 1.84 TFLOPS, 1152 shaders 12 CUs, 1.31 TFLOPS, 768 shaders 5 CUs, 0.35 TFLOPS, 320 shaders ?
Memória 8 GB GDDR5 8GB DDR 3 2 GB DDR3 8 GB DDR3
APU / CPU 2x x86-64 AMD Jaguar 4 cores (8 no total), clock 1.6 GHz, 28nm 2x x86-64 AMD Jaguar 4 cores (8 no total), clock 1.75 GHz, 28nm IBM Power PC "Espresso" 3 cores, 1.24 GHz, 45nm i5 4460 8 cores, 3.4 GHz
Cache L2 2 x 2MB 2x 2MB 3MB ?
Armazenamento HD 500 GB HD 500 GB Flash 32 GB (25 GB com update de OS) HD 500 GB
Leitura Blu-ray 6x 27MB/s, DVDs Blu-ray 6x, DVDs, CDs Wii e Wii U disks GD-ROM
* dados sugeridos, não-oficial.

A Sega não se manifestou até o momento, e ao contrário de NX e o Wii U, não vazou nenhum projeto ou patente, o que pode ser preocupante para quem espera novidades. Vamos aguardar a grande notícia em menos de uma semana...

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

9 COMENTÁRIOS

  1. Quem Dera se o Dreamcast volta-se turbinado, reformulado e nos moldes da tecnologia atual...seria um sonho mesmo!!!! infelizmente é só sonho!!!! fico na esperança de um dia quem sabe...Aceitaria um Sega Saturn2 ou outro planeta qualquer!!!!valeu

  2. Apesar do tópico antigo o tema continua atual, sou mais um órfão da sega, o Dreamcast 1, infelizmente foi um natimorto, lembro que era comum se trocar um Dreamcast por um psone, a quantidade de games do psone, aliada a facilidade de pirataria dos jogos foi um dos fatores que não fizeram o Dreamcast "pegar" apesar de estarem em faixas diferentes (32-128), o nosso "Dream" foi incompreendido na época, cd de boot, Loading demorado. Enfim acho difícil a sega entrar nessa briga novamente, se for para entrar tem que ser com uma engine já conhecida do mercado nada de reinventar a roda... apesar da sony encabeçar o consorcio b-ray, essa deverá ser a escolha da sega, ou optar por um novo formato de distribuição via download.

    • Quem faria essa estúpida troca?

      quem trocou um dc por um psone sem dúvida se arrependeu .
      a biblioteca do dc é pequena mas a sua relação jogo bom para ruim é uma das melhores que existe .
      verdadeiros ports de arcade .

  3. Um grande problema no mercado de consoles é a pouca variedade ...Xbox Playstation...Nintendo correndo por fora....talvez seja um motivo para os preços serem tão altos..falta de competitividade real pelo mercado...não entendo muito do negocio é só a opinião de quem só vê duas marcas de consoles nas prateleiras das lojas.

  4. sou um game da velha guarda e tenho jogos antigos e curto muito e não so pa mim mas pra galera seria otimo um novo game atual dessa era da SEGA.

  5. Grande Daniel, não pude deixar de comentar esse post. Afinal, sendo um orfão da Sega como sou, eu também sonho com um novo Hardware da compania.

    ... Mas se foi uma boa para eles, muitos fãs jamais superaram o trauma do abandono, ...

    Eu sou um deles, após meu hotelzinho de Mega/CD/32X, nunca mais comprei nenhum console de mesa, e ainda sou um inconformado com esse "abandono" (hahahaha!).

    Em relação ao comunicado do Lawsen:
    ... Mas eles PRECISAM que sua base de fãs também volte. Eles precisam dos fãs de verdade (não fãs de Sonic ou apenas de software) para formar círculos globalmente e agir enviando ideias do que gostariam de ver ...

    Será mesmo que os fãs que a Sega tinha nos áureos anos 90 ainda estão dispostos e segui-lá, mesmo após anos de "abandono"?

    Sei que você é um "traidor do movimento seguista" (hahahaha!) mas eu vejo com bons olhos essa iniciativa, porém o joystick tem que ser o 6-Pad do Saturn japonês, aquilo sim era controle.

    Grande abraço, e continue com seus excelentes posts.

    • Grande Old-Hutter!
      Não chego a dizer que "não superei", mas como também só tive a linha 8-16 bit deles antigamente (só fui ter SNES e outros bem depois), gostaria muito de vê-los voltando ao ataque. Seria incrível ver outra máquina com o logo SEGA, e ver como os fãs reagiriam. Talvez valesse a pena uma enquete mundial, pra sentir a recepção do pessoal antes de entrar nisso, se estão com medo de tomar outro tombo.

      Se não me engano, na página do projeto os caras falam algo sobre o controle ser uma versão evoluída do 6B do Mega Drive.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.