Toki, conhecido no Japão como JuJu Densetsu (A Lenda de JuJu), ou só Juju no Brasil, é um jogo do gênero run and gun, desenvolvido e publicado em 1989 pela TAD Corporation para arcades no Japão, e em 1991 nos Estados Unidos pela Fabtek.
Desenhado por Akira Sakuma (co-autor da série Dragon Quest), apresenta elementos cômicos combinados à ação lateral com plataformas, na qual o jogador controla um herói enfeitiçado transformado em macaco, que deve enfrentar hordas de inimigos disparando esferas de energia e jatos de fogo de sua boca. A meta final é destruir o feiticeiro e resgatar a princesa sequestrada, voltando então à forma humana.
Teve considerável sucesso nos arcades pelo mundo, sendo portado para vários sistemas, tanto videogames quando computadores. O estilo vai da fantasia ao absurdo, com inimigos como um olho gigante, tritões e gorilas zumbis.
Jogabilidade
É um típico game de "atirar e correr", em sidescroll e com plataformas e buracos. É preciso atravessar diversos níveis, com sub-chefes e o tradicional chefe de fase ao final. Toki pode pular, andar agachado, atirar para cima, lados e nas diagonais, mas move-se e salta bem lentamente. Cada fase precisa ser vencida dentro do limite de tempo, que varia de 250 a 300 segundos. A cada vida, o tempo reinicia e o item do relógio aumenta o tempo.
Pelo caminho são recolhidos itens e power-ups, que melhoram o tiro, tornam o personagem mais veloz, etc. Moedas coletadas em grande quantidade são convertidas em vida extra. Um único acerto resulta em perda de uma vida, e são três vidas por crédito. Usando outro crédito, o jogador é devolvido ao último ponto de checagem, mas na fase final, apenas cinco continues podem ser usados.
Os inimigos vêm por terra, ar ou até brotam do chão. Alguns carregam escudos e armas, como os gorilas com lanças e fantasmas (Wobalin) que atiram pelo alto. Chefes de fase se comportam de modo padronizado, bastando descobrir a técnica certa para desviar de ataques e atingir seu ponto sensível para vencê-los.
Os desafios de cada cenários variam: nas florestas há cipós para subir e descer, ou saltar sobre buracos como em Pitfall (Atari 2600); nas montanhas, pedras que afundam de repente, e no gelo, blocos que derretem e depois reaparecem; no cenário vulcânico, os buracos têm lava, enquanto na floresta podem ter espinhos. Há ainda subfases em que Toki mergulha, enfrentando tubarões, tritões e outros seres marinhos.
Inimigos
- Herbamo - além de caminhar em sua direção, a criatura de corpo verde e pernas marrons é praticamente inofensiva.
- Ivor - um javali pré-histórico que tenta acertá-lo.
- Timagon - lagarto que brota de um ovo. Pode acertá-lo com as cascas ou cuspindo fogo.
- Garnidare - tipo de caranguejo vermelho, escala paredes e cipós.
- Webstamite - aranha que se move pra cima e pra baixo, atirando projéteis vermelhos em seis direções.
- Shartoesi - pequeno inimigo voador, verde, sempre em bandos. Cada um derrotado deixa uma moeda.
- Killer Harnas - inseto voador que tenta acertá-lo.
- Flying Shardu - morcegos verdes que voam em sua direção. Os menores voam em bandos, com um ao centro, que deixa um item quando é derrotado.
- Thorpedo - ave avermelhada que aparece voando aleatoriamente.
- Wobalin - fantasminha que aparece acima de você atirando lanças. Livre-se deles assim que surgirem ou terá um problema.
- Kalgatrobe - macaco zumbi que sai do chão e caminha em sua direção.
- Bellzador - macaco branco voador que carrega uma lança, precisa ser atingido várias vezes. Muda de direção quando atingido.
- Armorel Kemin - macaco que carrega lança, armadura e escudo. Atira uma onda de fogo em sua direção.
- Galartor - cabeça gigante de macaco, que dispara um tipo de laser e salta em sua direção quando está morrendo.
- Gabranha - peixe vermelho, menor de todos, nada em bandos.
- Mortoise - tartaruga que nada em várias direções em às vezes se esconde no casco, que fica cheio de espinhos. Nada em sua direção. Às vezes aparecem pequenos.
- Cupper - lagarto aquático que nada em todas as direções.
- Blastums - criatura marinha que mantém-se junto às paredes e quando você se aproxima, joga dardos.
- Pengafin - pinguim vermelho que deixa items quando derrotado.
- Bungataras - pássaro vermelho grande e desengonçado, que deixa bônus quando derrotado (um tipo de frango assado).
- Raktura - pássaro azul rodeado por chamas, serve como sub-chefe na terceira fase. Voa em sua direção e também atira três jatos de fogo.
- Creepavore - lagarto que caminha em sua direção, ataca com a língua e com disparos da cauda. Mantenha distância ao combatê-lo.
- Katyerows - esfera que cai no chão e se transforma numa árvore, que lança disparos saltitantes.
- Catecormos - inimigos parecidos com flores, brotam do solo e saltam em sua direção.
- Shoshanu - tubarão que nada nas diagonais, atacando rapidamente você se estiver perto.
- Vipus - inimigo marinho que se mantém fixo na parede mas dispara três conchas em você.
Chefes
- Gate of Moornah - subchefe da primeira fase, tem cabeças nas laterais que cospem fogo e também punhos na parte inferior. No alto, dois macacos manipulam o equipamento. Também conhecida como Stark's Machine.
- Boloragog - chefe da primeira fase, é uma figura desengonçada que usa brincos e grande lábios cor-de-rosa. Lança Geeshergams (símios similares ao Toki) em sua direção e às vezes ataca diretamente antes de deslizar para longe.
- Neptuna - subchefe da segunda fase, move-se para cima e para baixo enquanto manda Gabranhas em sua direção. Protege-se e ataca com um escudo e um tridente, devendo ser atingido pelos pontos desprotegidos.
- Rambacha - chefe da segunda fase, parece o boneco da Michelin, e lança esferas que parecem olhos saltitantes. Teletransporta-se para qualquer ponto da tela antes de atirar mais olhos.
- Mogulvar - subchefe da terceira fase, parece um tipo de crustáceo que arrota as letras da palavra BURP enquanto salta.
- Zorzamoth - chefe da terceira fase o mamute congelado se move e ataca atirando parte dos chifres ou com a tromba.
- Bashtar - chefe da quinta fase, é o gigante que sequestra Miho na abertura do game. Só aparecem algumas partes: suas mãos atacam e os pés caminham em sua direção. Deve ser atingido no coração. Se atirar nos pés, ele recua.
- Vookimedlo - chefe final. Stark o revela e primeiro se manterá com o robe, atirando. Quando for atingido, tira o robe e passa a tentar mordê-lo ou atingi-lo com disparos e a mão. Deve ser também atacado no coração.
História e desenvolvimento
Segundo o então presidente da TAD, Tadashi Yokoyama, a ideia de Toki surgiu quando um artista freelancer apresentou seu portfólio à empresa em dezembro de 1988. Entre os desenhos, estava o de um "macaco engraçado", que os motivou a criar um jogo em torno dele.
O primeiro protótipo ficou pronto em 02/02/1989, com apenas uma fase, sem inimigos ou música; o macaco podia só pular. O time decidiu começar a programação do zero; a primeira versão de teste interno ficou pronta em 07/09/1989 e a de teste público apenas uma semana depois, em 15/09.
Por causa da agenda apertada, muitas ideias de design ficaram fora (por exemplo, cobras na primeira fase). Alguns sprites de animação não usada do protagonista existem no código.
O teste inicial foi feito no Japão e na Universidade de Washington, nos Estados Unidos; um segundo teste ocorreu em outubro. Após os testes, a equipe decidiu programar o final do jogo – o que foi feito em apenas um fim de semana. O jogo foi finalizado em 06/11/1989, e lançado em 08/12 no Japão. Foram vendidas 3148 placas de JuJu Densetsu.
A versão americana, lançada em 22/02/1990, foi batizada de Toki, que era o nome do filho do proprietário da TAD Corporation. Foram vendidas 1452 placas no lote inicial, com 150 adicionais em março. Essa versão também ganhou uma tela "Winners Don't Use Drugs" em relação à original japonesa. Apenas quatro dias depois, a TAD já sabia que placas piratas estavam em circulação.
A programação de Toki foi feita com o mesmo sistema que era usado nos jogos de Neo Geo pela SNK. Alguns códigos eram muito complexos – o inimigo chamado "Bellzador", um demônio macaco da segunda fase, precisou do equivalente a 27 páginas em formato A4 de códigos para sua rotina de IA. Seu design e padrão foi inspirado nos Red Arremers, de Ghosts 'n Goblins.
Toki foi o último jogo desenvolvido pela TAD. Uma sequência estava nos planos como JuJu 2!, um puzzle de ação para o Super Nintendo, mas a empresa fechou as portas dois meses após o lançamento de Juju Densetsu. O código-fonte que já existia foi vendido à Altron Corp., que finalizou e lançou o jogo em dezembro de 1993 como Little Magic.
Toki recebeu algumas críticas negativas em relação à lentidão do movimento e salto personagem – que sendo um macaco, supõe-se que deveria ser ágil. Apesar disso, foi bem recebido pelo público de arcades e portado para diversos sistemas. A Ocean Software publicou versões para Amiga e Atari ST; a Taito o portou para o Atari Lynx e NES.
Mais tarde, a Sega reprogramou o game e criou uma versão exclusiva para o Mega Drive chamada Toki: Going Ape Spit, com níveis adicionais e gráficos mais detalhados.
Em 2009, Toki: Arcade Remixed foi produzido pela Golgoth Studio para PlayStation 3, PC e Xbox 360, fiel ao original e também com boa recepção.
- Game Design: Haruki Kitahara (Kitahara).
- Programadores: Akira Sakuma (Sakuma), Takashi Nishizawa (Nishizawa), Tsukasa Aoki (Aoki).
- Design Gráfico: H. Kakiuchi (Kakiuchi), Junichi Fujisaku (Fujisaku), Jun Matsubara (Matsubara).
- Som: Yusaku Aoki, Yukihiko Kitahara.
Enredo
O protagonista é um membro de uma tribo conhecida como Toki, que vive na selva de uma ilha da Polinésia. A princesa Miho é sequestrada pelo feiticeiro Dr. Vookimedlo e levada para seu palácio dourado, no ponto mais alto da ilha. O xamã transforma todos os habitantes humanos da ilha em animais e bestas, agora sob seu controle.
Toki é transformado em um Geeshergam, um dos tipos de asseclas primatas de Vookimedlo. Mas o herói mantém as faculdades mentais, podendo usar suas novas habilidades contra o vilão. Ele parte na missão de derrotar Vookimedlo e resgatar Miho, para desfazer o feitiço sobre si e os moradores da ilha.
Fases e cenários
Golden PalaceDark JungleIce PalaceCaverns of FireLake NeptuneLabyrinth of CavesImagens
Ficha técnica
- Desenvolvimento
- TAD Corporation
- Produção
- Haruki Kitahara
- Jogadores
- 1 (single-player, multi-player)
- Estilo
- Platatform, Run 'n' gun
- Personagens
- Toki
JuJu Desentsu
É Densetsu.
A grande crítica é relacionada à lentidão do movimento e salto personagem, que sendo um macaco, supõe-se que deveria ser ágil.
Mentira, na época não tinha esse mimimi de hoje.
Sobre o Densetsu tem razão, corrigido.
Esse jogo fazia fila no fliperama que eu jogava. Ele é um run and gun mas com ritmo lento que dava um charme todo especial.
Jogo até hoje