O aguardado Metroid Dread, novo capítulo da franquia clássica da heroína Samus Aran, foi lançado ontem. E para horror da Nintendo e fãs, o jogo já roda em pelo menos dois emuladores de Switch, inclusive em 4K.
Exclusivo do console da Nintendo, Metroid Dread foi bem recebido pela crítica, com jogabilidade fluida e excelentes combates contra chefes. Mas a exclusividade caiu em menos de 24 horas, com o emulador Ryujinx conseguindo executá-lo muito acima da resolução máxima do Switch.
Segundo quem testou, há pouquíssimo stuttering, mesmo com uma GTX 1060, que não é uma placa das mais modernas. O jogo corre quase todo em 60 FPS, com cutscenes travadas em 30 FPS.
Sequer foi preciso mexer com as configurações do emulador, mantidas no padrão.
Yuzu também
Outro popular emulador de Switch, o Yuzu, também foi testado e roda Metroid Dread. Poucos jogadores relataram problemas menores, mas segundo os desenvolvedores do Yuzu, tudo será consertado na próxima atualização.
Como jogos de console miram num hardware específico, naturalmente o desempenho em PC varia de acordo com o setup da máquina. Mas de novo: a configuração que aguentou Metroid Dread em 4K e 60 FPS não é nada da NASA: um i5 de oitava geração e uma GTX 1060. Mesmo configs modestas devem levar o game sem dificuldade. Alguns usuários relatam desempenho impecável com notebooks simples e até vídeo integrado, como o Ryzen 3400G.
A Nintendo não se manifestou sobre um de seus principais lançamentos recentes já emulados. Mas considerando o histórico de guerra contra emuladores, é provável que todos os vídeos caiam em breve. Advogados devem estar em plantão.
Então, se quiser espiar o resultado sem emular você mesmo, corra pra ver. Aqui está o resultado no Ryujinx e aqui a demonstração no Yuzu.
Valeu!!!!