Metroid Dread acabou de sair, mas já está sendo emulado a 4K e 60 FPS

O aguardado Metroid Dread, novo capítulo da franquia clássica da heroína Samus Aran, foi lançado ontem. E para horror da Nintendo e fãs, o jogo já roda em pelo menos dois emuladores de Switch, inclusive em 4K.

Exclusivo do console da Nintendo, Metroid Dread foi bem recebido pela crítica, com jogabilidade fluida e excelentes combates contra chefes. Mas a exclusividade caiu em menos de 24 horas, com o emulador Ryujinx conseguindo executá-lo muito acima da resolução máxima do Switch.

Segundo quem testou, há pouquíssimo stuttering, mesmo com uma GTX 1060, que não é uma placa das mais modernas. O jogo corre quase todo em 60 FPS, com cutscenes travadas em 30 FPS.

metroid dread ryujinx emulator 4k7
Metroid Dread sendo emulado em PC com o Ryujinx. Imagem: Gaminja/YouTube

Sequer foi preciso mexer com as configurações do emulador, mantidas no padrão.

Yuzu também

Outro popular emulador de Switch, o Yuzu, também foi testado e roda Metroid Dread. Poucos jogadores relataram problemas menores, mas segundo os desenvolvedores do Yuzu, tudo será consertado na próxima atualização.

Como jogos de console miram num hardware específico, naturalmente o desempenho em PC varia de acordo com o setup da máquina. Mas de novo: a configuração que aguentou Metroid Dread em 4K e 60 FPS não é nada da NASA: um i5 de oitava geração e uma GTX 1060. Mesmo configs modestas devem levar o game sem dificuldade. Alguns usuários relatam desempenho impecável com notebooks simples e até vídeo integrado, como o Ryzen 3400G.

A Nintendo não se manifestou sobre um de seus principais lançamentos recentes já emulados. Mas considerando o histórico de guerra contra emuladores, é provável que todos os vídeos caiam em breve. Advogados devem estar em plantão.

Então, se quiser espiar o resultado sem emular você mesmo, corra pra ver. Aqui está o resultado no Ryujinx e aqui a demonstração no Yuzu.

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas