O logo do Playstation é mesmo em 3D, mas aquele vídeo…

Há alguns dias, um site gringo repostou que uma usuária do Twitter havia feito uma descoberta bombástica. Segundo ela, o logotipo do PlayStation original, que aparece na icônica tela de inicialização, seria um modelo 3D.

Que o logo são as letras P e S com algum volume e perspectiva, o universo – exceto os muito distraídos – já sabia. Se não lembra direito, veja de novo a cena.

A autora da publicação girou as letras e mostrou uma imagem do logotipo visto por trás. Por incrível que pareça, muita gente não tinha notado a tridimensionalidade e foi à loucura.

Note: ela não explica como obteve a imagem. Prestando atenção às bordas da letra S em especial, está mais suave que o logo original. Ela provavelmente recriou o logo em algum programa de edição de imagens e o girou.

Aí a usuária @b0tster foi mais longe. Gravou um vídeo editando a tela em tempo real e girando o logotipo. Será?

A notícia se espalhou na mídia. Alguns sites não explicaram como o vídeo foi feito e ficou a impressão de que era mesmo a inicialização do PlayStation.

Surpráise modafoquer

O fato do logotipo ser um objeto 3D é difícil de debater. Dá pra notar distorções em algumas telas de inicialização com glitches – acontece ao ligar o console com discos danificados ou incompatíveis.

Veja, por exemplo, aos 6:54, 41:37 e 39:34. A deformação típica de objetos 3D, quando vértices fogem do local esperado. E como aos 31:44, as letras piscam uma sobre a outra, como objetos distintos e não um mero sprite.

E mais: aos 39:47 e 54:08, o logo surge em ângulos diferentes.

Já quanto ao vídeo do Twitter, a autora precisou avisar que não é real.

Ou melhor: é real, mas não foi feito com o PlayStation. É uma animação que ela criou. "Isso não é real, eu recriei a intro no Unreal Engine para meu demake de Bloodborne".

Porque alguns sites omitiram a informação? Talvez fosse interessante omitir. Ou não prestaram atenção ao tweet seguinte, explicando o método. Nem à janela do software com o logotipo do UE.

Ou acharam óbvio que o público notaria a frase "Inspired by Sony Computer Entertainment America" em vez do normal que seria "Licensed by Sony Computer Entertainment America".

Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Mais lidas