Há alguns dias, um site gringo repostou que uma usuária do Twitter havia feito uma descoberta bombástica. Segundo ela, o logotipo do PlayStation original, que aparece na icônica tela de inicialização, seria um modelo 3D.
Que o logo são as letras P e S com algum volume e perspectiva, o universo – exceto os muito distraídos – já sabia. Se não lembra direito, veja de novo a cena.
A autora da publicação girou as letras e mostrou uma imagem do logotipo visto por trás. Por incrível que pareça, muita gente não tinha notado a tridimensionalidade e foi à loucura.
Note: ela não explica como obteve a imagem. Prestando atenção às bordas da letra S em especial, está mais suave que o logo original. Ela provavelmente recriou o logo em algum programa de edição de imagens e o girou.
Aí a usuária @b0tster foi mais longe. Gravou um vídeo editando a tela em tempo real e girando o logotipo. Será?
A notícia se espalhou na mídia. Alguns sites não explicaram como o vídeo foi feito e ficou a impressão de que era mesmo a inicialização do PlayStation.
Surpráise modafoquer
O fato do logotipo ser um objeto 3D é difícil de debater. Dá pra notar distorções em algumas telas de inicialização com glitches – acontece ao ligar o console com discos danificados ou incompatíveis.
Veja, por exemplo, aos 6:54, 41:37 e 39:34. A deformação típica de objetos 3D, quando vértices fogem do local esperado. E como aos 31:44, as letras piscam uma sobre a outra, como objetos distintos e não um mero sprite.
E mais: aos 39:47 e 54:08, o logo surge em ângulos diferentes.
Já quanto ao vídeo do Twitter, a autora precisou avisar que não é real.
Ou melhor: é real, mas não foi feito com o PlayStation. É uma animação que ela criou. "Isso não é real, eu recriei a intro no Unreal Engine para meu demake de Bloodborne".
Porque alguns sites omitiram a informação? Talvez fosse interessante omitir. Ou não prestaram atenção ao tweet seguinte, explicando o método. Nem à janela do software com o logotipo do UE.
Ou acharam óbvio que o público notaria a frase "Inspired by Sony Computer Entertainment America" em vez do normal que seria "Licensed by Sony Computer Entertainment America".
O som desse logo na época era alegria total!!!! valeu