Tem um monte de cartuchos de Game Boy aí? E odeia ter que ligar o portátil quando quer jogar algum? Talvez seu GB tenha pifado, ou quer gravar gameplay jogando do cartucho porquê... Sei lá, está com vontade?
Seus problemas acabaram. Alguém teve a ideia de criar um acessório para jogar com seus cartuchos sem usar o Game Boy. Ligue o dispositivo em seu PC por uma porta USB-C, conecte o cartucho e jogue.
Não é portátil, mas oras, ainda é um jogo do Game Boy!
O GB Operator parece estranho por destruir o propósito do console, que é a portabilidade. Mas até faz sentido para quem gostaria de gravar a jogada ou só deixar o precioso Game Boy guardado.
Emulador de cartuchos
Produzido pela Epilogue, o GB Operator suporta carts do Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance, além do acessório Game Boy Camera. O emulador integrado é o mGBA, compatível com PCs Windows, Mac e Linux. Mas se preferir, você pode instalar outro.
Então é basicamente um emulador que carrega o jogo do cartucho.
O aparelhinho (é pequeno) tem outras funções além de jogar, claro. Ele detecta "a maioria dos cartuchos bootleg", ajudando a diferenciar originais de cópias. Também serve para quem desenvolve fazer testes e debug. Seu LED interno muda de cor de acordo com a operação.
Outro recurso é que seus saves serão suportados no portátil. Ou seja: se começar a jogar no PC e quiser continuar a partida no Game Boy, sem problema.
O GB Operator está disponível com envio para o mundo todo (em tese: testei com CEPs de São Paulo e Rio de Janeiro, resultado "Não pode ser enviado"). Sai hoje por US$ 49,99 + envio e possível taxa de importação.