Achievements em games antigos no RetroAchievements

Se você gosta do desafio dos achievements e games antigos, precisa conhecer o Retroachievements.

0
998

Os achievements, troféus, badges ou seja qual a forma de recompensa em videogames, são uma ideia razoavelmente nova — implementadas a partir de 2005 com o Gamerscore do Xbox 360, seguidos depois pelos troféus da PSN, depois pela Steam, e depois por tanta gente. Hoje são universais.

Mas imagine por um instante se nos velhos tempos, das eras 8 e 16-bit, eles existissem. Já pensou em lutar por conquistas no SNES, Mega Drive? Subir aquela gratificante janelinha "Achievement Unlocked!" ao bater Robotnik em menos de 30 segundos, completar a primeira fase de Double Dragon sem levar nenhum golpe, ou terminar Battletoads (nesse caso, devia render um prêmio em dinheiro)...

Em vez de sonhar, um criativo programador inglês chamado Scott Davies pôs a mão na massa. Desenvolvedor com bagagem no Wii, Xbox 360 e PlayStation 3, encontrou uma folga na agenda para investir na ideia de misturar o antigo com a novidade. Apesar de não curtir conquistas e troféus no começo, ele percebeu que não se resume à bobagem de colocar um nome e número num banco de dados, mas principalmente é uma forma de incentivar o jogador a continuar, de criar novas metas.

Experiente em achievements — trabalhou no sistema para Goldeneye 007 Reloaded de PS3 e Xbox 360 — não foi difícil modificar o emulador Gens, de Mega Drive, para criar um primeiro: coletar 20 anéis em Sonic.

Era só um teste, mas assim surgiu o Retroachievements, o sistema de achievements em games antigos.

Retroachievements - achievements em games antigos

Como funciona

Os achievements são concedidos em jogos que rodam nos emuladores modificados por eles, e no momento são compatíveis Mega Drive, Super NES, PC Engine, Game Boy (também Color e Advance) e NES. Master System e Nintendo 64 estão nos planos, pelo que li nos fóruns. Os emuladores devem ser baixados lá mesmo e são:

Já cadastrado e com o emulador favorito baixado, inicie-o normalmente e entre com seus dados de login no Retroachievements.

login retroachievements - achievements em games antigos

Logado, você recebe a confirmação na janela do emulador. Também é notificado sobre seus pontos no ranking e novas mensagens no fórum.

Aviso de login retroachievements
Emulador RAGens iniciado e login feito

Fórum? Sim, o Retroachievements é uma comunidade. Após cadastrar-se, você pode fazer contribuições com sugestões, apontar bugs, e até mesmo criar achievements, se entender como funciona a ferramenta.

É só carregar o jogo no emulador, como faria no Gens tradicional e pronto. Se existirem achievements para aquele jogo, aparecem alguns detalhes. Veja o exemplo ao carregar Sonic 2: informações com o total de achievements existentes (25), o placar total em achievements que o jogo pode dar (400), e quantos achievements eu desbloqueei (12).

Achievements em Sonic 2

Há vários tipos de achievements, como por resultados "normais" (pontuação, alcançar etapas) ou realizando ações especiais, como coletar X objetos, passar pela fase sem ser atingido ou em menos tempo.

Você já deve ter resmungado pensado "Emulador tem savestates e outras facilidades, não tem graça". De fato, até dá pra desbloquear alguns achievements usando savestates, mas o ideal é não usar; pra ter certeza que você não apelou a esses métodos, seu emulador deve estar configurado no modo "hardcore": com ele, savestates ficam desabilitados e ao desbloquear um achievement, sua pontuação é dobrada.

Alguns, como Sonic 1, tem os "challenges" de tempo (speedrun), assim quem completar a fase mais rápido entra no ranking público dos mais ligeiros.

Retroachievements challenge sonic 1
Nem pense em savestates no meio do caminho para baixar o tempo, não funciona. Tem que ser numa corrida só.

Seu perfil no Retroachievements terá vários dados, como games jogados, achievements desbloqueados, placar total e posição nos rankings. Em "Site Awards", ficam badges que você ganha ao completar jogos e tarefas.

Como funciona? De forma resumida, o emulador modificado pega endereços da memória relacionados a condições do jogo, e manda um sinal para o site do RA de que aquilo aconteceu. Por exemplo, ao coletar a 100ª argola em Sonic, certa parte da memória terá um valor X, e quando isso ocorre, o achievement (se existisse) "100 argolas" é ativado para o usuário.

Desenvolvimento e API

Os emuladores têm a ferramenta para criação de achievements personalizados, que podem ser usados tanto pessoalmente, quanto submetidos ao site para aprovação e uso geral. Há uma página detalhada sobre a criação de achievements, mas já aviso que não é para iniciantes. Se seu barato é jogar, esqueça e deixe uma sugestão de achievement no fórum; se a ideia for boa, há chance de alguém criar. A comunidade é bem ativa e mesmo o Scott participa das discussões.

Outro recurso para desenvolvedores é a API. Com ela você pode, digamos, desenvolver um widget em PHP para exibir num site sua pontuação do Retroachievements, rankings, o que jogou recentemente, etc. Aqui no Memória BIT temos opção de mostrar dados Retroachievement em seu perfil (se tiver conta no MB, edite o perfil fornecendo seu username do Retroachievements; veja o exemplo em funcionamento no meu perfil).

"Mas pra que serve isso?"

Em termos práticos, pra nada, tal como achievements de consoles atuais. Talvez exibir pro cachorro, namorada, pais, etc. Mas se você gosta de ter um objetivo em vez de só jogar aleatoriamente aquele game que terminou mil vezes, pode encontrar um novo desafio.

Pode também conferir os quadros de líderes, montar disputas entre os amigos adicionados, checar sua posição no ranking global, e se for criativo e manjar das tecnologias, criar achievements para uso pessoal ou compartilhar com o mundo. Pode ser divertido.

Pros e contras

Alguns pros e contras de achievements:

Pros

  • Fácil de usar, só se cadastrar, baixar o emulador e mandar bala.
  • Comunidade ativa. Como é um projeto novo, muita coisa está em formação, logo ideias são discutidas e ocasionalmente aceitas.
  • Gratuidade. Não existe assinatura premium, pacote disso ou daquilo.
  • Incentivo ao replay. Em games totalmente "mortos", que você já jogou e rejogou, pode surgir um novo desafio com um achievement.
  • Participação aberta. Se você não curte os achievements disponíveis de um jogo, acha que são bobagens tipo "jogue com o mesmo personagem mil vezes", crie os seus.
  • Competição com amigos ou outros membros da comunidade, incentivando todos a jogar as antiguidades.
  • Registro de atividades. Interessante para quem gosta de acompanhar o próprio desempenho (ou exibir façanhas), mesmo que não seja "caçador de recompensas".

Contras

  • Bugs. Às vezes os achievements não são computados e dados não aparecem, mas tem uma ferramenta para recalcular seu score, caso precise. Tem coisa a ser corrigida, o que é compreensível pela equipe pequena que trabalha no projeto. Normalmente um comentário na página do jogo vira correção do bug.
  • Visual ainda não é apelativo, parece um tanto amador. Segundo posts no fórum, a remodelagem dos achievements é considerada para o futuro. Cairia bem um design mais caprichado, sem dúvida.
  • Incompatibilidade de ROMs. Como há ROMs muito diferentes circulando (beta, beta 2, us, hackeadas, etc), às vezes você carrega o jogo e os achievements não vêm, ou aparece "zero achievements". Por isso é bom olhar a lista oficial e procurar a ROM que funcione.
  • Cheats e savestates estragam um pouco o desafio. Os emuladores não foram capados dessas funções apelativas, nem há bloqueio de achievements caso o jogador os utilize. Assim, alcançar alguns acaba ficando mais fácil — felizmente não funcionam em desafios de tempo. A existência do modo hardcore incentiva a não usar savestates, mas acho que seria legal se fossem cortados: quem quer savestate que use o emulador comum.
  • Badge hunters? Alguns jogadores podem entrar na onda do "caçar achievements", para posar de supergamer e esquecer o mais importante: diversão.

Qual sua opinião?

Tem gente que detesta a ideia dos achievements em games antigos, acha que deturpa o original e transforma o jogador num mala caçador de prêmio. Outros curtem, pensam no fator replay e na gravação das metas alcançadas.

Curti bastante o Retroachievements; se você levar numa boa, sem preocupação excessiva com objetivos, nem jogar lixos ou coisas que odeia só pelos pontos (tipo essa moça, não faça isso), as metas viram um bônus, como registrar músicas ouvidas no Last.FM, ou acompanhar nosso avanço fotográfico no Flickr.

E pra quem gosta de competir é uma boa. Passei uns dias jogando a Green Hill 1 de Sonic pra tentar o recorde de tempo. Ainda devo teimar, porque está sendo divertido como desafio, mas se me estressar no processo, desisto, senão o propósito se perde. Encarando os achievements assim, me parecem uma adição excelente.

Pra constar, o recorde de Green Hill 1 está aqui. Meu tempo anterior, de 25:95 e que me colocava em terceiro, foi apagado por fazer graça no debug mode e marcar 00:00s. Agora já caí pra sétimo...

Artigo anteriorAs belas (e enganadoras) artes do Atari 2600
Próximo artigoReview – Formula One World Championship: Beyond the Limit (Sega CD)
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA