Capcom Encyclopedia, a enciclopédia de personagens e curiosidades

No aniversário de 30 anos, a Capcom ganha uma enciclopédia com mais de 200 páginas. Só não espere muito luxo.
Por: Daniel Lemes
2
251

Quais personagens estiveram em todas as gerações de Street Fighter, incluindo os crossovers? Qual a relação entre os personagens da série Resident Evil? Qual o único humano não-"mágico" em DarkStalkers, que faz dele o mais "normal" entre os lutadores? Quem é Sexy Silvia, Mack the Knife, Nina e Chiki Chiki Boys?? Qual o sobrenome do Mega Man???

Nem o mais fanático dos fãs deve saber todos os pormenores encontrados na 30th Anniversary Capcom Character Encyclopedia, volume lançado pela DK Publishing em homenagem aos 30 anos da empresa, e que traz uma miríade de fatos de seu universo. São mais de 200 personagens Capcomianos, indo desde clássicos como Resident, Street e Mega Man, mas também falando de títulos bem menos conhecidos como Power Stone, Cyberbots: Fullmetal Madness e Under the Skin.

A enciclopédia é de fatos rápidos, estatísticas, biografias e informações históricas, além de ilustrações e informação adicional sobre as criações da casa desde 1983, tudo em 208 páginas com capa dura. Claro que Ryu, Mega Man e Strider Hiryu estão lá, mas não estranhe ao descobrir caras que nunca viu, saídos de games semi-anônimos no ocidente.

Capcom 30th Anniversary Character EncyclopediaAliás, se você é fanboy da Capcom, essa deve ser a maior graça do livrão, já que pelo que deu pra sacar, não tem nada MUITO aprofundado. Não espere uma Wikipedia gringa de dados. Apesar disso, há coisas que ajudam a entender melhor tramas e detalhes técnicos, os "meandros" da Capcom e seus jogos.

Por exemplo: Demitri Maximoff, de DarkStalkers. Além de ser um vampiro malvadão que atacou o clã dos Aenslands pelo controle de Makai, o mundo dos demônios, é também uma das figuras mais conhecidas dos fighting 2D. Então porque só Felicia ou Morrigan participam com frequência dos crossovers "Fulanos vs. Capcom" e Demitri não? Só porque são gostosinhas (a Felicia nem tanto, né tarados?) e ele um monstrengo diabólico?

A resposta está no Midnight Bliss, aquele movimento do vampiro que transforma o rival em mulher (ou se o oponente for mulher, quase sempre numa safadinha), então drena o poder vital do lutador. Ataque clássico, mas um pé no saco para os designers: cada vez que Demitri entra no elenco de um game, requer a versão feminina de cada personagem por causa do Midnight Bliss. Graças ao trabalho extra necessário só pra manter um personagem coeso com suas raízes (tesourar o movimento seria meio descabido), ele é preterido, enquanto Morrigan e Felicia pipocam por aí com frequência.

Já pensou nisso? É um dos fatos que a enciclopédia te ensina.

Se ficou curioso, pode dar uma espiada nas páginas divulgadas pela Capcom. Honestamente não achei tão grandioso em termos de ilustração e diagramação, nem parece coisa de uma data redonda e tão importante, está mais pra trabalho feito às pressas (em termos gráficos; de dados, a proposta acho que foi essa mais direta e básica mesmo). Seria melhor um livro com arte de primeiríssima, papel nobre, etc (e mais caro também, afinal é coisa pra colecionador). Ou não?

Capcom Encyclopedia Dante

Capcom Encyclopedia Strider

Capcom Encyclopedia Sir Arthur

Capcom Encyclopedia Phoenix Wright

Capcom Encyclopedia Mega Man

A Capcom Encyclopedia pode ser encontrada no site da Amazon por cerca de 14 dólares.

Artigo anteriorNo aniversário, 10 momentos da trajetória do Mega Drive
Próximo artigoDownload de Mega Man 2.5D disponível em versão beta
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

2 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO