ToeJam & Earl III beta (Dreamcast) disponível para download

Encontrado no HD de um devkit, game estava em produção quando o Dreamcast foi abandonado. Agora está preservado para a posteridade - e pode ser baixado.

312

ZakhooiTM, do fórum Assembler, é um dos muitos entusiastas do Dreamcast, a máquina dos sonhos que a Sega foi obrigada a abandonar no começo do milênio, em sua derrocada final no mercado de hardware doméstico. Como o DC teve esse fim prematuro, games em andamento também ficaram pelo caminho, esquecidos em kits espalhados por aí. Um dos casos mais reconhecidos, dos que me lembro agora, é Ecco 2: Sentinels of the Universe.

No fim de setembro passado, ele comprou no eBay, por 1200 dólares, um Katana Development Kit, uma das unidades de desenvolvimento para o 128-bit; basicamente é um PC com portas de controle, unidade de GD-ROM (formato proprietário de discos do DC) e outras coisas que só interessam para quem cria games. Sua ideia era achar possíveis "tesouros" no disco rígido.

Qual não foi sua surpresa ao conectá-lo ao PC e usando o Explorer, fazer uma descoberta digna de arqueologia: os arquivos RAW do nunca lançado (para Dreamcast, pelo menos) ToeJam & Earl III beta, que estava progredindo quando o videogame foi descontinuado. Bastou reconstituir o GD-M (emulador do formato de disco do Dreamcast, o GD-ROM) para conseguir dar boot no game.

Foram consideradas alternativas do que fazer com a preciosidade. Primeiro, claro, cópias de segurança devidamente preservadas para a posteridade. Foi cogitado um projeto conjunto para soltar o código a quem interessasse. Depois de conversas com os donos da marca, a decisão final foi disponibilizar o arquivo para download no fórum, pronto para ser emulado ou queimado numa mídia e rodado direto no seu Dreamcast.

ToeJam & Earl 3 Dreamcast - Aleluia
"Aleluia". Mais um dos jogos perdidos para Dreamcast veio à tona

A verdade é que, como em qualquer beta, não se deve esperar a perfeição; não há tela-título ou cutscenes, indo direto para o menu de escolha de personagem logo após carregar; além disso, tudo corre bem até a fase 9, com muitos bugs depois, sendo jogável até a fase 12. Segundo Greg Johnson (um dos criadores), durante episódio do Sega Nerd Cast, faltavam entre 4 e 5 meses para fechá-lo quando o Dreamcast foi pra cucuia.

Mesmo assim é curioso. Estava bem fiel ao primeiro da série, lançado em 1991 para o Mega Drive, incluindo músicas e inimigos como a havaiana, o gorducho com o cortador de grama e as galinhas com canhões. Pense numa versão 3D do game original - é mais ou menos o que seria lançado para Dreamcast. Não tem as coisas da versão final (bem mais elaborada) que viria mais tarde para Xbox, como minigames, chefes de fase, coleta de chaves, etc, mas a base estava ali.

"Mas e a questão legal?" O "arqueólogo" tentou entrar em contato com a Sega, mas foi ignorado. Resumindo, eles parecem estar pouco se lixando para um jogo inacabado, esquecido num HD há mais de dez anos, e que teve versão final em outra máquina. Os criadores dos aliens "funkeiros", Greg Johnson e Mark Voorsanger, não disseram que ele estava proibido de distribuir, mas também não puderam autorizar, pois o pacote envolve outros softwares (biblioteca Katana, kits, etc) que pertencem à Sega.

Como não pode ser gerada qualquer renda com a criação alheia, acabou sendo disponibilizado gratuitamente (pelo menos até que alguém se manifeste, o que é muito improvável pelos motivos já explicados).

Onde baixar? No tópico do Assembler Games, está lá em link direto ou torrent, é só escolher. O autor sugere que quem baixar faça uma doação ao Mardan School, escola americana para crianças especiais (com dificuldade de aprendizado).

Como jogar? Monte a imagem com um programa apropriado e rode num emulador. Se tiver dificuldade em emular com o NullDC, é recomendado esse build. Testei aqui e funcionou legal. A imagem também pode ser gravada num CD-R para rodar no Dreamcast.

Se não quiser baixar ou não souber / conseguir emular, confira esse vídeo com meia hora de gameplay.

Artigo anteriorR360, a cabine de arcade da Sega pra quem tem estômago forte
Próximo artigoGames podem causar alterações em como você vê o mundo