FIFA, um dia FIFA International Soccer, fez uma longa jornada até aqui. Começando no Mega Drive em 1993, o jogo de futebol da EA coleciona fãs e também polêmicas. Afinal, tem handicap ou não? Script? Como é feito o ranqueamento dos jogadores, é realista? Quais os critérios?
A real é que o overall dos jogadores nunca vai agradar todo mundo. Por mais que tenhamos noção de quem são os melhores jogadores em atividade, é impossível definir matematicamente quem é melhor, como exige um videogame.
Até onde se sabe, a EA usa dados reais dos jogadores ao longo da temporada para tentar recriá-los de modo realista no jogo. Até a versão 2020 pelo menos, o banco de dados consultado era criado com ajuda de mais de seis mil voluntários, e tudo checado por produtores da empresa antes de virar estatística no game.
É bastante coisa, claro, mas não basta. E às vezes acontecem aberrações, com caras insignificantes no mundo real que viram verdadeiras bestas no jogo. Isso foi especialmente visto em FIFA 2003. Mas de forma geral, os melhores jogadores de cada edição de FIFA até hoje não fogem muito do óbvio.
25. FIFA 1996
Mundo real: Ronaldo Fenômeno
No jogo: Roberto Baggio
A edição de 1996 foi a primeira a usar jogadores reais. E teve o italiano Roberto Baggio, aquele do pênalti final da Copa de 1994, como o melhor jogador, overall 96 (95 no Mega Drive e SNES junto com vários outros jogadores). Curiosamente, ele foi o melhor do mundo real em 1993, o que não explica como a FIFA resolveu colocá-lo como melhor no jogo quase três anos mais tarde.
24. FIFA 1997
Mundo real: Ronaldo Fenômeno
No jogo: George Weah
Em 1997, a escolha do melhor teve de novo um pequeno atraso (o que era natural devido ao intervalo entre o lançamento do jogo e o evento da Fifa): o escolhido foi Weah, eleito melhor do mundo em 1995. A nota geral dele foi a mesma de Baggio na versão anterior, 96.
23. Fifa 1998
Mundo real: Zidane
No jogo: Ronaldo
Ronaldo, que havia ganho a bola de ouro em 1996 e 1997, enfim foi o primeiro jogador a entrar no jogo como melhor no ano seguinte, mas já jogando pela Inter (se bem que fica incerto se a nota foi relativa a qual temporada, provavelmente por 1996). Com média 97, se tornou o melhor jogador da história do FIFA até então.
22. FIFA 1999
Mundo real: Rivaldo
No jogo: Ronaldo
Brasil fez barba e cabelo em 1999, com o Fenômeno levando de novo e repetindo a média de 97 do jogo anterior. Considerando que a EA seguia "atrasando" a nota em dois anos (uma temporada e meia, praticamente), quem esperava ver Weah como nota mais alta deve ter se decepcionado.
21. FIFA 2000
Mundo real: Zidane
No jogo: Zidane
Melhor do mundo após destruir o Brasil na Copa de 1998 e de novo em 2000, Zidane enfim teve sua chance como melhor do FIFA em 2000, com média 96. Assim, Ronaldo continuaria mais um tempo com a maior nota da história do jogo.
20. FIFA 2001
Mundo real: Luís Figo
No jogo: Paul Scholes
A primeira grande aberração veio em 2001, quando com média de 95 (a pior dos melhores até então), a EA resolveu que o meia do United era o maioral e fim. Claro que a FIFA não concordava: o cara sequer entrou entre os três melhores das temporadas recentes, e a disputa daquele ano foi entre Figo, Beckham e Raúl.
19. FIFA 2002
Mundo real: Ronaldo Fenômeno
No jogo: Luís Figo
Com apenas meia temporada de atraso entre o jogo e a escolha, a EA conseguiu colocar o melhor do mundo no jogo do ano seguinte. Figo apareceu como melhor do FIFA 2002, igualando Ronaldo com média de 97.
18. FIFA 2003
Mundo real: Zidane
No jogo: Matteo Brighi
Em 2003, a maior esculhambação da história da franquia, quando a EA resolveu dar uma moral enorme para Brighi, que apesar da boa temporada no Bologna em 2000 (inclusive venceu o prêmio de Melhor Jogador Jovem do campeonato italiano), estava no Parma e não era pra tudo isso. Com média 97, assim se igualando a nada menos que Ronaldo e Figo, nem ele entende porque isso aconteceu.
17. FIFA 2004
Mundo real: Ronaldinho Gaúcho
No jogo: Ronaldo Fenômeno
No ano dos Ronaldos, o Gaúcho começava a conquistar o mundo, enquanto o Fenômeno aparecia mais uma vez como melhor do jogo, retratando seu desempenho de dois anos antes. Com média de 98, ele se tornava o melhor jogador por esse critério na história da franquia (exceto cartas especiais como TOTS e o Pelé 98 do Fifa 19, por exemplo).
16. FIFA 2005
Mundo real: Ronaldinho Gaúcho
No jogo: Buffon e Henry
Duas coisas aconteceram pela primeira vez em FIFA 2005: dois jogadores tendo a maior nota média (97) e um deles sendo um goleiro, o italiano Buffon; esse padrão seria repetido por alguns anos. Henry entrou após aparecer entre os três melhores do mundo real nos dois anos anteriores.
15. FIFA 2006
Mundo real: Cannavaro
No jogo: Gaúcho e Casillas
Dois anos depois de ser o melhor do mundo, não deu outra: lá estava o Gaúcho como o melhor do FIFA, com nota média um tanto baixa, 95. O goleiro escolhido para dividir a glória foi o espanhol Casillas.
14. FIFA 2007
Mundo real: Kaká
No jogo: Rooney e Buffon
Mais uma vez, a EA decidiu fazer suas próprias regras e abandonar os critérios da FIFA. Rooney, que não havia entrado sequer entre os três melhores nos anos anteriores, foi o melhor daquela edição do game, com média 92 – a empresa rebaixaria a média do melhor jogador a cada ano. O melhor goleiro, com a mesma nota, foi de novo Buffon.
13. FIFA 2008
Mundo real: Cristiano Ronaldo
No jogo: Cristiano Ronaldo, Gaúcho e Buffon
No início da grande dominação CR7 e Messi, o português foi o segundo jogador a aparecer como melhor do gramados reais e virtuais. A média foi de novo baixa, apenas 92. Além dele, Gaúcho (que sabe-se lá por qual razão não foi um dos melhores no jogo anterior) e Buffon receberam a mesma nota média.
12. FIFA 2009
Mundo real: Messi
No jogo: Cristiano Ronaldo e Casillas
Melhor do mundo do ano anterior, o Ronaldo português foi de novo o melhor do FIFA, talvez para compensar o fato de que já ter aparecido como terceiro melhor do mundo real em 2007. A nota foi a mais baixa dos melhores do FIFA até então: 91, mesma dada ao goleiro Casillas.
11. FIFA 2010
Mundo real: Messi
No jogo: Messi e Casillas
Em 2010, o prêmio de melhor do mundo mudou de formato, sendo mesclado com o Bola de Ouro da revista France Football. Mas não mudou o domínio nascente de Ronaldo e Messi, com o argentino levando de novo e também sendo o melhor jogador do FIFA, com média de 90 (a pior da história do jogo entre os melhores). Casillas teve a mesma média, e foi também o último ano com um goleiro na lista.
10. FIFA 2011
Mundo real: Messi
No jogo: Messi
Levando o "tri" como melhor do mundo, Messi apareceu mais uma vez como melhor do jogo, repetindo a pior nota dos melhores, apenas 90. A EA parecia tentar encontrar um equilíbrio nisso, já que a partir do ano seguinte, o valor seria estabilizado.
9. FIFA 2012
Mundo real: Messi
No jogo: Messi
Tetra melhor do mundo, Messi foi de novo retratado em FIFA como o melhor, com nota média 94.
8. FIFA 2013
Mundo real: Cristiano Ronaldo
No jogo: Messi
O mundo ainda não sabia que o vencedor do prêmio de melhor do mundo daquele ano seria Ronaldo — a eleição foi no começo de 2014, enquanto o game foi lançado em setembro de 2012. O resultado é que Messi acabou aparecendo de novo como melhor dos gramados virtuais, repetindo a média de 94.
7. FIFA 2014
Mundo real: Cristiano Ronaldo
No jogo: Messi
Pelo segundo ano seguido, os melhores jogadores reais e dos gramados não bateram, graças à diferença de vários meses entre o lançamento do jogo e da eleição da FIFA. Enquanto o português vencia sua terceira bola de ouro, Messi foi mais uma vez o jogador com melhor média – 94 – no FIFA.
6. FIFA 2015
Mundo real: Messi
No jogo: Messi
Para horror, ódio e ojeriza dos fãs de CR7, a EA não quis nem saber e em 2015 mandou Messi como melhor jogador do FIFA de novo, não respeitando as duas eleições anteriores do português. Lançado em setembro de 2014, a desculpa da diferença de calendários não serve: Ronaldo havia vencido a disputa real quase sete meses antes. Curiosamente, a EA reduziu em um ponto a média, e assim Messi teve overall 93, contra 92 de Ronaldo.
5. FIFA 2016
Mundo real: Cristiano Ronaldo
No jogo: Messi
E pensa que no ano seguinte isso mudou? Que nada. Mesmo sendo o melhor do mundo dois anos antes, Ronaldo não foi o melhor do FIFA em 2016, perdendo para o argentino, que voltou a ter média 94.
4. FIFA 2017
Mundo real: Cristiano Ronaldo
No jogo: Cristiano Ronaldo
Enfim, em 2017 algo mudou na EA e Ronaldo começou uma sequência de aparições como melhor jogador do game. Vai saber qual foi o critério da EA, já que dois antes o melhor foi Messi — fica subentendido que o cálculo (se existir algum :D) leva mais de uma temporada em conta.
3. FIFA 2018
Mundo real: Modric
No jogo: Cristiano Ronaldo
Modric pode ter vencido a premiação de melhor da temporada pela Copa de 2018, mas no FIFA, o soberano foi de novo o português Ronaldo.
2. FIFA 2019
Mundo real: Messi
No jogo: Messi e Cristiano Ronaldo
No ano em que Messi retomava a coroa de melhor do mundo, pela primeira vez os gênios de Portugal e Argentina dividiram-se como melhores em nota média do FIFA.
1. FIFA 20
Mundo real: ?
No jogo: Messi
Messi apareceu de novo sozinho como melhor em FIFA 20, com média 94, encerrando o domínio de três anos de Ronaldo (segundo melhor, com média 93). Quem será o melhor em campo esse ano? Aguardemos pra ver: o prêmio The Best da FIFA ainda está marcado para setembro em Milão, se o maldito do coronavírus deixar.
Que matéria bem ruinzinha kkkkk, o escritor é claramente fã do cr7 e critica quando o Messi teve melhor nota. Senta e chora, só 1 tem copa
Muito Bom!!!! valeu!!!!