A Nintendo — para medo de alguns — confirmou que trabalha num novo filme de Mario. A produção será com a Illumination Entertainment, estúdio de animação que assina títulos como Minions, HOP e Meu Malvado Favorito.
Shigeru Miyamoto, como bom pai zeloso, estará próximo de todo o processo, listado como co-produtor. Junto dele, figura o nome de Chris Meledandri, chefe do estúdio e criador dos Minions.
Ainda não há data ou estimativa de lançamento. A Nintendo também não confirmou quem dará voz a Mario, mas é difícil imaginar outro que não seja Charles Martinet. Ele é dono do cargo desde Mario's Game Gallery, de 1995, incluindo o inesquecível "It's Me, Mario" de Super Mario 64. Mas estreou em 1991, com Mario Teaches Typing, software para PC.
O anúncio oficial confirma reportagem de novembro passado, do Wall St Journal, sobre as partes se preparando para assinar o contrato. A Illumination pertence à Universal Studios, com a qual a Nintendo já tem negócios: a abertura de parques temáticos Nintendo Land. O primeiro desses parques deve ser inaugurado no Universal Studios Osaka, a tempo para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
Nada de live action dessa vez. A última empreitada da Nintendo no cinema foi com Super Mario Bros., de 1993. Adaptação que quase teve nomes como Dustin Hoffman no elenco, tentou colocar o mundo de Miyamoto na Nova Iorque moderna. O resultado foi um caos, com atores desmotivados e fracasso de bilheteria.