Rieko Kodama foi uma game designer e produtora conhecida principalmente pelos trabalhos na Sega. Participou ou liderou a criação de vários jogos da era de ouro da companhia, como Phantasy Star, além de fazer parte da equipe Sega Overworks.
Juventude e formação
Natural de Yokosuka, Kanagawa, Kodama teve interesse na juventude por arte e arqueologia, levando em consideração carreira em uma das áreas – a influência de arqueologia deixou traços em seu currículo, com elementos em Phantasy Star e Skies of Arcadia, onde o jogador pode encontrar civilizações do passado.
Mas optou pela arte e passou a estudar numa escola de design publicitário, até sua entrada na Sega, através de um conhecido, em 1984.
"A maior parte da indústria ainda estava no campo dos arcades e para alguém como eu, que nunca havia estado num arcade, era um mundo estranho. O Famicom havia sido lançado há pouco, logo também não havia consoles importantes para pensar. Como resultado, videogames para mim eram um mundo completamente novo para explorar".
Carreira na Sega
Levada para a Sega por um colega da escola de publicidade que já trabalhava lá, sua carreira começou desenhando personagens em arcades como Champion Boxing (1984) e também no design de Ninja Princess (1984), além de produções para Master System como o clássico Alex Kidd in Miracle World (1986) e Quartet (1987).
Como membro do pequeno quadro de designers da época, esteve envolvida em vários projetos simultaneamente, sendo creditada em até 5 ou 6 games por ano — em vários com seu pseudônimo, Phoenix Rie (também Phenix Rie ou só Phoenix).
"Naquela época, a Sega dizia que não podíamos mostrar nossos nomes reais", contou Kodama em 2004, "então todos usávamos apelidos nos créditos dos jogos. A razão por trás do meu nome [Phoenix Rie]... Ah, é tão embaraçoso! É um segredo!"
Sucesso no Mega Drive
Phantasy Star
Kodama construiu reputação como artista e logo teve a chance de trabalhar em projetos maiores, como Phantasy Star, que era importante para as pretensões da Sega sobre o gênero RPG. "Naquele tempo, Dragon Quest era muito popular, então como fabricante de hardware, a Sega sentia que precisava de um RPG próprio".
Além de ter um RPG, a Sega tentava fazer algo que se diferenciasse da concorrência. Segundo Kodama, pode ter sido uma das razões para terem escolhido uma protagonista feminina, a jovem princesa Alis numa jornada de vingança, uma das primeiras protagonistas de games da história. Apesar da trama pesada, "...tentei mantê-la bem 'feminina' durante o design", contou Kodama em entrevista de 2003.
Como designer principal, foi responsável por quase todo o design, incluindo personagens (desenhou Alis e Noah), mapas e backgrounds das cenas de batalha, entre outros. A equipe tinha não mais que 8 pessoas, com Kotaro Hayashida (também conhecido como Ossale Kohta) como chefe do planejamento, Yuji Naka como principal programador, BO (Tokuhiko Uwabo) na trilha sonora e mais alguns assistentes.
Phantasy Star se tornaria um dos maiores sucessos da Sega, com várias sequências, fortalecendo a posição de Kodama como uma das maiores designers da geração. Na época da conclusão de Phantasy Star IV, ela passou a ocupar posições de direção em seu departamento, em títulos como Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth (Saturn). Mais tarde, seria produtora de vários outros como Skies of Arcadia (Dreamcast) e a versão 2005 de Altered Beast (PlayStation 2).
Também participou dos dois primeiros jogos da série Sonic the Hedgehog para Mega Drive, sendo designer gráfica no primeiro e artista de níveis no segundo. Produziu uma ou mais artes para diversos games do Mega Drive, incluindo Spellcaster, Shadow Dancer: The Secret of Shinobi, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Mystic Defender, Sorcerian e outros.
Outros trabalhos
Como produtora da divisão Overworks da Sega, Kodama liderou o desenvolvimento de Skies of Arcadia, aclamado RPG lançado para o Dreamcast em 2000. O projeto, que começou visando um lançamento no Saturn, foi mudado de plataforma devido ao fracasso comercial do console, sendo o primeiro RPG 3D da designer.
Segundo Kodama, o foco durante o trabalho era não contar demais com gráficos de ponta ou cutscenes em CGI, comuns em jogos populares da época, mas que segundo ela, tiravam o controle do jogador. Junto com a série Phantasy Star, foi seu projeto favorito entre os que trabalhou.
Em meados da década, Kodama trabalhou com jogos para o Nintendo DS como o puzzle Mind Quiz (2006, também lançado para o PSP) e depois na série 7th Dragon, sendo creditada como produtora em quatro títulos da série entre 2009 e 2015. O último game em que foi creditada foi no pacote Sega Ages, lançado em partes para o Nintendo Switch entre 2018 e 2020.
Prêmios e legado
Kodama é reconhecida como uma das primeiras e mais importantes mulheres da indústria de games. Ao longo de sua carreira, focada principalmente nos RPGs, ajudou a crescer o interesse do gênero no público feminino ao adicionar elementos que ela considerava mais apelativo entre elas – em especial entre as jovens japonesas, que em sua visão, tinham mais interesse por videogames (ao menos até o início dos anos 2000).
"Jogar games como atividade recreacional para meninas é muito menos comum [nos Estados Unidos] do que aqui. Mas se elas jogarem games que achem agradáveis, o desejo de fazer seus próprios games vai certamente crescer. Acho que quanto mais pessoas começarem a jogar games, o número de designers femininas vai gradualmente crescer".
Ela destacava, no entanto, que não desenhava pensando os jogos apenas no público feminino, mas tentava fazê-los interessantes a todos.
Em 2019, Kodama recebeu o "Pioneer Award" (pioneirismo) no 19º Game Developers Choice Awards. A nota oficial disse que o "GDCA reconhecerá Kodama por sua carreira no desenvolvimento de games, ao longo de mais de três décadas, incluindo seus trabalhos em alguns dos games mais queridos do acervo clássico da Sega, de Phantasy Star até Alex Kidd e Skies of Arcadia e muitos mais".
Vida pessoal
Discreta, pouco se sabe sobre a vida pessoal de Kodama. Entre seus hobbies estavam filmes e livros, com gosto em particular por fantasia estilo ocidental. Era fã da série de livros O Senhor dos Anéis e também gostava de assistir jogos de futebol, principalmente campeonatos europeus.
Kodama faleceu em 2022, por causa desconhecida. O fato não teve repercussão devido a um pedido da família por privacidade, sendo descoberto por fãs devido à inclusão de seu nome em um memorial no Sega Genesis Mini 2 meses depois. A informação foi confirmada pela Sega em outubro. Entre os presentes em seu velório e funeral estava o ex-colega Yuji Naka, que citou ter "boas lembranças trabalhando com ela em Phantasy Star e Sonic". Ele também confirmou a data do falecimento, 09/05, dizendo que foi "difícil de acreditar" por ter sido uma morte súbita.
Currículo
- Champion Boxing (Character Design, SG-1000, 1984)
- Champion Boxing (Character Design, arcade, 1984)
- Ninja Princess (Design, SG-1000, 1985)
- Quartet (Design, System 16, 1986)
- Alex Kidd in Miracle World (desconhecido, Master System, 1986)¹
- Double Target: Cynthia no Nemuri (Produção, Master System, 1987)
- The Black Onyx (Gráficos Adicionais, SG-1000, 1987)
- Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa (desconhecido, Master System, 1987)
- Phantasy Star (Total Design, Master System, 1987) ²
- Hoshi wo Sagashite... (Design, Mark III, 1988) ²
- Spellcaster (Design, Master System, 1988) ²
- Altered Beast (Design, Mega Drive, 1988) ²
- Alex Kidd in the Enchanted Castle (desconhecido, Mega Drive, 1989)
- Phantasy Star II (Designer, Mega Drive, 1989) ²
- Poseidon Wars 3D (Design Gráfico, Mega Drive, 1989) 4
- Mystic Defender (Design Gráfico, Mega Drive, 1989) ³
- Sorcerian (Design Gráfico, Mega Drive, 1990) ³
- Phantasy Star III: Generations of Doom (Agradecimentos Espsciais, Mega Drive, 1990) ³
- Shadow Dancer: The Secret of Shinobi (Design Gráfico, Mega Drive, 1990) ³
- Sonic the Hedgehog (Design, Mega Drive, 1991) ³
- Advanced Daisenryaku (Model Maker, Mega Drive, 1991) ³
- Riddle Wired (Agradecimentos Especiais, Mega Drive, 1991) ³
- Tougi Ou King Colossus (Agradecimentos Especiais, Mega Drive, 1992) ³
- Ayrton Senna's Super Monaco GP II (Designer, Mega Drive, 1992) ³
- Sonic the Hedgehog 2 (Zone Artist, Mega Drive, 1992) ³
- Sonic CD (Agradecimentos Especiais, Sega CD, 1993) ³
- Phantasy Star IV: The End of the Millennium (Design de Background de Batalha, Design Gráfico de Campo, Design de Objetos, Gráficos de Eventos Visuais, Direção, Mega Drive, 1993)
- Magic Knight Rayearth (Direção da Equipe Japonesa, Saturn, 1995)
- Deep Fear (Produção, Saturn, 1998)
- Skies of Arcadia (Produção, Dreamcast, 2000)
- Phantasy Star Collection (Supervisão (Overworks), GBA, 2002)
- Skies of Arcadia: Legends (Produção Gamecube, 2002)
- Sega Ages 2500 Series Vol. 1: Phantasy Star Generation 1 (Agradecimentos Especiais (Overworks), PlayStation 2, 2003)
- Altered Beast (Produção, PlayStation 2, 2005)
- Sega Ages 2500 Series Vol. 17: Phantasy Star Generation 2 (Agradecimentos Especiais (Sega WOW), PlayStation 2, 2005)
- Phantasy Star Collection 2 (Supervisão, PlayStation 2, 2005)
- Mind Quiz (Produção, PSP, 2006)
- 7th Dragon (Produção, DS, 2009)
- Sonic CD (Agradecimentos Especiais (Equipe Original Mega CD), XBLA e PSN, 2011) ³
- 7th Dragon 2020 (Produção, PSP, 2011)
- 7th Dragon 2020-II (Produção, PSP, 2013)
- 7th Dragon III Code: VFD (Produção, Nintendo 3DS, 2015)
- Sega Ages (Produção, Nintendo Switch, 2018-2020)
² como Phoenix Rie
³ como Phenix Rie ou Phenix-Rie
4 como La-Rie
Visito muitos sites de games e blogs...só aqui é que fiquei sabendo sobre a sua morte, estranho isso!!!! Sinceramente eu não sabia, fiquei sabendo nesse exato momento que entrei aqui no memoriabit!!!! Triste isso!!!! Phantasy Star Forever!!!! Abraços!!!!
Sim, mas legal que ela teve reconhecimento ainda em vida, não muito comum para o pessoal do tempo dela. Abraço.
Ta aí uma pessoa inteligente e que se destacou muito na área de Tecnologia e games!!!! Bons tempos de Phantasy Star!!!!valeu