Vai começar a jogar Mir4? Dicas e informações que podem ajudar

Há alguns meses, publiquei um artigo sobre Mir4, MMORPG da coreana Wemade. Como há um óbvio interesse do público – teve o triplo de acessos em relação a outras publicações – resolvi levar o tema adiante. Vamos fazer um "resumo estendido" com informações e dicas para quem vai começar em Mir4.

Antes de qualquer coisa, o novato deve lembrar que Mir4 é um jogo NFT. O negócio dele, por trás de todas as camadas, é movimentar dinheiro, vender coisas. Com tal finalidade, não espere vida fácil caso não planeje investir em seu personagem. É um clássico p2w, o "pague para ganhar", em que os cashadores – caras que colocam cash na brincadeira – levam vantagem grande, muito grande, enorme sobre o resto da comunidade.

Então já é a primeira dica: se planeja jogar no modo free to play, sem problema, mas vá devagar com as ambições. Esqueça vídeos sobre contas espetaculares sendo vendidas por milhares de dólares, porque você NÃO VAI CONSEGUIR. NÃO VAI.

Mas há espaço para crescer em seu próprio ritmo e conseguir, com esforço, criar personagens fortes. O dinheiro aparece de várias fontes, algumas acessíveis para novatos e outras para jogadores avançados, que participam de guerras e controle de territórios.

mir4 cover art

Infelizmente para você que vai pegar o bonde agora, a melhor fase de fazer dinheiro em Mir4 passou. Mas ainda é possível – e também se divertir.

O que é Mir4?

Já falei bastante sobre Mir4 no post anterior, mas resumindo, é um MMORPG de origem coreana, que reprisa mecânicas conhecidas do gênero. Tem as velhas guildas (clãs, no caso de Mir), world bosses, sessões de PvP e PvE, etc.

A Wemade colocou grande foco no PvP, inclusive no sistema de loot "free-for-all", como chamam, em que qualquer jogador pode abrir baús de outros jogadores, gerando lutas ferozes entre ladrões de baú e quem os invocou/dropou. Óbvio, já que com jogadores brigando, gasta-se mais com a variedade de pacotes de recurso oferecidos na loja.

Isso faz com que Mir4 seja acima de tudo um jogo de poder, com habilidade (embora também importe) em segundo plano. Jogadores com personagens mais desenvolvidos, mesmo com menos habilidade, conseguem facilmente matar os mais fracos, monopolizando recursos do ambiente – não por acaso, áreas com melhores recursos permitem PvP livre, sem punições.

Já matar jogadores pacíficos em mapas abertos leva a punições por PK, enquanto as poucas áreas Safe não permitem PvP. Um jogador em PK recebe debuffs importantes, como na obtenção de experiência, além de não poder fazer viagens rápidas e claro, poder ser morto em qualquer lugar sem punições. É como ter sua cabeça à prêmio até livrar-se do status de PK – matando monstros com no máximo 10 níveis abaixo do seu.

Mas de novo: o jogo favorece a matança. Não espere convivência pacífica com a maioria. É muito fácil tirar o PK, às vezes até compensando matar algum jogador inoportuno em mapas abertos.

Valores

O diferencial de Mir4 é o dinheiro. O jogo tem integração com os tokens Draco e Hydra, que podem ser convertidos em créditos Wemix e daí virar grana. Ou investidos no próprio personagem, se o jogador assim preferir.

Mas há várias moedas e "commodities", por assim dizer.

mir4 camara de prata ii 2f 20 05 2022
Há vários tipos de moeda e itens valiosos em Mir4, incluindo os que podem se transformar em dinheiro de verdade. Mas o processo não é dos mais fáceis, claro.

Cobre é a moeda básica e pode ser obtida ao derrotar monstros, tarefas diárias e diversas outras fontes. Apesar de faltar em alguns momentos, é relativamente fácil conseguir cobre. Já o ouro é mais complicado. O jogador precisa ou comprar as moedas na loja do game (cerca de 50 dólares por 4200 unidades), ou vender itens obtidos em loot no mercado interno.

Nem todo item pode ser vendido, precisando ter o ícone de balança, que indica ser negociável. Um item de raridade incomum costuma ser vendido por 10 moedas de ouro, o que não dá pra muita coisa. Mas se tiver a sorte de obter um item negociável raro ou superior, os valores disparam.

Outra forma popular de se obter ouro sem comprar as moedas é ficar de olho no mercado. Alguns jogadores erram no preço ou tentam vender produtos de contas alt para a principal por valor baixíssimo; se você achar o produto antes, sorte sua. Itens como os Reishi Raro e Heroico, o Aço Raro e a Platina Rara também costumam aparecer com preços inferiores à média.

A mais simples e direta, contudo, é minerar um recurso central no universo de Mir, chamado Aço Negro.

O que é o Aço Negro?

O DS (de Dark Steel) faz parte de diversas "receitas" básicas, como o craft de equipamentos, pagamentos de promoção de torres de conquista e muito mais. Ou seja: para desenvolver seu personagem, você vai precisar de muito DS. Muito mesmo.

Há algumas formas de obter DS no jogo, como a participação em missões, missões repetíveis (que podem ser feitas até 3 vezes por dia) e comprando caixas do material no mercado do jogo usando ouro.

mir4 mineração dark steel
A mineração de aço negro atraiu muita gente querendo dinheiro. Mas se quiser evoluir seu personagem, vai precisar dele para o craft de quase tudo.

A mais direta é através de mineração. Diversas áreas têm minérios que podem ser explorados, bastando colocar seu personagem ao lado da pedra e ativar a picareta. Para obter alguns milhares de unidades de ds, serão várias horas batendo pedra.

Isso leva muitos ao uso de contas alternativas apenas para minerar e depois vender o ds para a conta principal — algo não suportado pela desenvolvedora e que supostamente pode levar a ban das contas, mas na prática, quase todos fazem. O ds pode ser vendido no mercado após encaixotado e assim o jogador obtém ouro.

E também pode ser, após um longo processo, convertido em dinheiro de verdade. O minério é usado para "forjar" moedas de Draco, que ficam numa carteira Wemix e depois de vendidos se transformam em créditos Wemix, depois no token Wemix e finalmente convertidos em outro token compatível com alguma corretora de criptomoedas como a Binance.

Quanto dinheiro o jogo rende?

Depende de muitos fatores. Se você investir num personagem forte e participar dos clãs dominantes de servidores, terá algum rendimento. Um clã dominante de vales (onde ficam as principais minas de ds) e castelo recebe lucros de mineração e do mercado.

mir4 conversao de draco
A relação na fusão do aço negro se torna cada vez pior conforme mais aço é minerado. Este é o estado em junho de 2022.

Mas se começar pela ilusão de minerar aço negro e convertê-lo em muito dinheiro, esqueça. Criar um draco custa quase 430 mil unidades de aço negro, que pode levar horas para ser obtido. E cada draco vale, no momento, US$ 0,68. Mesmo com quatro contas minerando em tempo integral (uma pela Steam, uma no celular e duas pelo app desktop), o rendimento não seria alto para ser considerado uma renda. Talvez nem compense seu gasto de energia.

Com a constante disputa pelo aço, Mir4 foi tomado por bots, problema que a Wemade tenta resolver mas não consegue. Na maioria dos servidores, você vai encontrar os pontos de mineração lotados de bots nas pedras. Na teoria é fácil: basta tirá-los na pancada e tomar o ponto ou (em áreas que não permitem PvP) atrair um monstro da área para matá-los.

Mas desafio é conseguir minerar em alguns servidores. Nos Vales Ocultos de Bicheon e das Serpentes, áreas facilmente acessíveis aos jogadores mais fracos, pedras vermelhas e douradas (que rendem mais) causam brigas ferozes pelo controle. Personagens fortes sempre vão atacá-los nelas. Alguns parecem ser donos dos bots – no primeiro servidor em que joguei, quase sempre que matava um bot, aparecia um personagem forte do clã dominante minutos depois para me atacar.

Além disso, o clã que domina o vale pode matar qualquer jogador nele sem penalidade por PK. Restam pedras azuis e verdes, cujo fornecimento de aço negro é bem inferior às outras.

mir4 craft item equipamento epico
A criação de equipamentos épicos e lendários exige grande quantidade de recursos. O item acima, por exemplo, custa 100k em aço e 800k em cobre para o craft final, mas consome cerca de 2.5 milhões de aço e quase 12 milhões de cobre na confecção do material. Leva vários dias para obter tudo isso.

Outras opções são as áreas de recurso: Praça Mágica e Pico Secreto. Mas como são áreas de PvP livre, você será assaltado por jogadores mais fortes a qualquer momento. Não há qualquer segurança para farm ou mineração ali.

O jeito é evoluir seu personagem no mínimo até o nível 75 para acessar o Vale Oculto de Lúnula, onde (por enquanto) não há bots e você minera em relativa paz – desde que fique nas pedras azuis. Se pegar as vermelhas, há grande chance de ser atacado e morto por personagens do clã dominante do vale.

O melhor uso para o aço negro é, penso eu, investir no crescimento de seu personagem, que pode mais tarde ser vendido como um NFT. Personagens que atingem nível 60 com 100 mil pontos de poder podem ser lacrados ao custo de 4k em ouro e vendidos na plataforma XDraco.

Mas lembre-se: quanto mais tempo se passa, mais personagens fortes inundam o mercado, derrubando os preços. Mesmo tal ideia de como fazer dinheiro em Mir4 pode não ser tão interessante agora, se for seu único intuito.

Raides

Raides são atividades diárias oferecidas aos jogadores em Mir4. Você poderá realizar certo número de acordo com seu nível e avanço na história principal, além de raides adicionais através de bilhetes comprados na loja do jogo e recebidos em ocasiões especiais.

mir4 raides

Raides tem boas recompensas aleatórias, incluindo equipamentos raros e até épicos (embora eu nunca tenha visto alguém recebê-los em mais de quatro meses de jogo). Tente fazê-las diariamente. Há ainda um ranking de raide, em que os 100 melhor pontuados do dia anterior recebem recompensas.

Há dois tipos de raides, ambas com exigência mínima de poder de combate e um boss final. Mas não se iluda: o poder mínimo não garante o sucesso do time. Pela minha experiência, diria que o ideal é ter 10 mil pontos acima do nível do boss.

Por exemplo: a Cave do Viveiro é um raide que exige 62k de poder, mas o boss é nível 90. Para enfrentá-la com certo conforto, personagens devem ter ao menos 100k de poder. Dá pra fazer com um time todo 95k ou misto (alguns acima de 90 e outros acima de 100), mas exigirá cuidado e até táticas específicas. Um time todo de 62k, ou mesmo abaixo de 90k, será massacrado, sem nenhuma chance de completar a missão.

Raides: com até 5 jogadores, você enfrenta uma série de inimigos, sendo um ou mais chefes finais. Para o mais fácil, a Prisão Subterrânea, é preciso alcançar 11 mil pontos de poder de combate – o que você terá nos primeiros dias de jogo – e avançar até certo ponto da história principal.

Raides de boss: com até 15 jogadores, enfrenta-se um chefe acompanhado de mobs. O primeiro, Monge de Sangue Negro, pode ser acessado quando seu personagem alcançar os 20k de poder de combate. Eles são gradualmente mais poderosos, até o último, o Demente Infernal Renascido, que exige 90k pontos.

Jogo social

Outro ponto importante a notar é que Mir4 meio que o obriga a participar de um clã. Clãs são guildas, grupos de até 50 jogadores que farão atividades como raides, expedições e outras que decidirem.

mir4 criar um cla
Se não quiser entrar em um clã já existente, você pode criar o seu e chamar o pessoal.

"Mas não gosto de jogar em grupo". Então o desenvolvimento do seu personagem ficará bastante prejudicado, incluindo mecânicas básicas como a progressão de torres de conquista. Você vai PRECISAR de um clã – mesmo que seja o seu próprio – com jogadores que agilizarão a abertura de caixas seladas, contribuirão com presentes a cada atividade, ajudarão em tarefas difíceis, etc.

A partir dos 10k de poder, você poderá criar ou entrar em um clã. Todos exigem a doação de recursos como cobre, energia e aço negro. Não tenha pena de doar porque os recursos beneficiam todos os membros: você ganha moedas de clã e o fundo abastecerá a loja e principalmente, permitirá a criação das expedições e desafios para os membros, com ótimas recompensas. Doar para o clã é um benefício para o próprio membro, lembre-se.

Alguns mais "sérios" exigem que o membro participe do Discord do clã (para organização de expedições, por exemplo) e a doação semanal de ouro, o que apesar de possível, não é tão fácil para jogadores f2p. Se for seu caso, procure um clã com pretensões menores e mais focado na diversão.

Guerras e domínio

Embora você não precise se preocupar com isso ao começar, Mir4 tem um sistema de alianças e guerras entre clãs. O principal objetivo é dominar áreas como o Castelo de Bicheon e os Vales Ocultos. O clã dominante tem participação nas movimentações do mercado do servidor e na produção de Aço Negro dos vales, entre outras vantagens como acesso a itens exclusivos.

Uma vez por mês, aos domingos, há o evento Cerco ao Castelo de Bicheon, em que clãs lutam durante uma hora para tomar ou manter a região. Para atacar o castelo, há um sistema prévio de leilão e o clã atacante deve destruir um monolito, enquanto o dominante vai tentar defendê-lo.

O líder do clã que vencer o cerco torna-se o Rei, podendo aplicar buffs e debuffs aos demais jogadores, com tags como "General" ou "Tolo". Também pode distribuir benefícios através de decretos, declarar jogadores como procurados, etc – além do direito de comprar um cavalo maneiríssimo, exclusivo dos reis 🤣 Sério.

mir4 cavalo rei castelo
A opulência do corcel do rei, disponível por apenas 400 em ouro (uns 10 dólares) para o rei do castelo de Bicheon. Há outras opções de montaria, incluindo um cavalo infernal e porcos.

Para participar de guerras, você precisa estar em um clã dominante ou algum dos aliados, além de ter um personagem bem desenvolvido. O processo de guerra e em especial de cerco ao castelo não é simples e nem barato. Se não tem grandes pretensões, esqueça. Fique em algum clã neutro, já que inimigos em guerra vão se matar em qualquer mapa, o que prejudica o desenvolvimento de todos.

Estar em clãs com guerra declarada é tão danoso à progressão do personagem, que em vários servidores estão sendo feitos acordos. Dominantes oferecem alguns servidores aos inimigos, a guerra termina e assim eles seguem absorvendo os melhores recursos do servidor e todos melhoram os personagens em paz.

O problema dos dominantes

Mas por que clãs dominantes pegam tudo de melhor, como os melhores spots de experiência, minas e world bosses? Porque agregam vários dos personagens mais fortes do server. Se não for do clã dominante (ou estiver contra eles), você não completará atividades que inclusive são partes de missões, como derrotar o boss Krukan e recolher seus baús.

Quando o seu personagem crescer, terá convites de clãs cada vez maiores, até um ponto em que ou aceitará filiar-se, ou pode ser visto como potencial ameaça. No segundo caso, alguns dominantes vão prejudicá-lo sempre que possível, até fazê-lo ir embora do servidor.

Também não é boa ideia arrumar encrenca com dominantes que abusam do poder. Exemplo: no primeiro servidor em que joguei, o NA11, um membro forte do nosso clã, que era pequeno, brigou por recursos com personagens da dominante DTM. Um deles, bem mais forte que o resto de nós, não aceitou e passou a nos perseguir. Tivemos que mudar de servidor, já que o comando local não só ignorou reclamações como ainda o promoveu a ancião (cargo que dá mais poder ao personagem dentro do clã).

Tal tipo de abuso é comum em Mir4.

Expedições e desafios do clã

Uma das grandes atrações dos clãs são as expedições e desafios, liberados uma vez por semana. Quando fizer parte de um clã, faça as contribuições diárias de recurso, já que iniciá-los tem custos que serão pagos com o fundo doado pelos membros.

A expedição é a luta contra um boss em um cenário específico, incluindo mobs de inimigos e com capacidade para até 50 jogadores. Ou seja: o clã todo pode participar ao mesmo tempo. Já o desafio consiste numa série de chefes enfrentados em sequência, devendo ser batidos em um tempo estabelecido.

Expedições e desafios têm recompensas de acordo com o nível de dificuldade, mas para liberá-las é preciso evoluir o clã, o que é feito através de cobre e energia investidos nas técnicas. Especialmente na primeira vez, há excelentes itens após a conclusão.

Combine com o pessoal de seu clã o melhor horário para que todos ou a maioria possa participar. Como dito antes, alguns clãs exigem doação de ouro exatamente para repetir expedições e desafios, já que só a primeira vez por semana pode ser paga com fundos do clã.

Pico e praça: a selvageria

Mir4 é um jogo de PvE (player vs environment, o jogador contra ambiente, como NPCs) e PvP (player vs player, o velho jogador vs jogador). Algumas áreas vetam totalmente o PvP, as chamadas áreas Safe, enquanto outras permitem – leia bem, permitem – o PvP.

Mas nem todo mundo pensa assim. Pra eles, se a área permite PvP, então PvP é a lei, independente de necessidade. Por isso, se você é do tipo que se irrita ao ser morto aleatoriamente, melhor nem começar a jogar Mir4. Essas mortes podem acontecer em qualquer lugar, embora a maioria das áreas rendam um status de PK para quem o matar (acarretando punições a eles).

Mas nas áreas Danger e Special, especialmente no Pico Secreto e na Praça Mágica, é onde o filho chora e a mãe não vê. O Pico e a Praça são áreas especiais, as quais o jogador tem acesso diário limitado, e onde há mais recursos disponíveis, entre eles mobs para obtenção de EXP, bosses que dropam baús e muito mais.

mir4 pico secreto
O Pico Secreto (que não tem nada de secreto) é uma área cheia de recursos, mas onde a pancadaria come solta. Às vezes sem a menor necessidade exceto a diversão do agressor.

Aconteça o que acontecer, não deixe de fazer praça e pico. Mas esteja preparado para ataques dos personagens mais fortes. Alguns são compreensivos e até ajudam os mais fracos, mas outros vão simplesmente matá-lo para tomar qualquer recurso que você esteja coletando.

Sabe o que falei antes sobre abuso de poder? Há gente com personagens fortes que matam outros pela "diversão". Eles passam na câmara de aço negro, no pico ou mesmo nas áreas 4F de vales e labirintos (que são áreas danger) e saem matando sem qualquer propósito, já que nem querem o recurso que você estava obtendo.

Há muitas formas de comportamento extremamente tóxico dentro do jogo, então de novo: se você se irrita com tal tipo de coisa, não recomendo que comece em Mir4.

Níveis e poder

Dois status importantes dos personagens são o nível e o poder de combate. O nível avança com a obtenção de pontos de EXP, o velho xp. Ele vem principalmente matando monstros, mas também através de realização de missões e pedidos de cada área. Já o poder de combate é crucial na resolução das lutas, especialmente nos níveis mais baixos.

O nível é importante para alcançar áreas avançadas e dar continuidade à história principal, mas pode ser um parâmetro enganoso. É crucial evoluir o poder de combate, que permitirá confrontar agressores e fazer um PvP com mais sucesso.

Mesmo que você não dê a mínima para guerras e PvP, com foco em construir seu personagem, ter alto poder de combate impõe respeito, evita ataques e garante uma progressão menos turbulenta. Também é fundamental no PvE, pois seu personagem matará NPCs mais depressa, obtendo mais EXP e outros recursos em menos tempo.

Equipamentos

Para aumentar o poder de combate, tente craftar ou obter o mais depressa possível os melhores equipamentos. Um set completo de equipamentos azuis (raros), com bons encantamentos e aprimorados em +5 ou acima disso já ajudam.

mir4 equipamento 8
Reciclagem: se tiver sorte, um equipamento tier IV pode virar material para um similar de raridade superior. Essa bota tier IV +8 rara pode ser usada como material para criar um bota tier I épica em vez de um couro épico.

Mas prepare-se, pois tudo terá alto custo em aço negro, cobre e outros itens, motivo pelo qual um personagem alt só para farm ajuda demais. Ele vai só coletar recursos que mais tarde serão transferidos para a conta principal.

Importante
Transferir recursos de contas alt supostamente pode levar ao cancelamento delas, embora eu não tenha encontrado afirmação da Wemade nesse sentido. Eles proíbem "atividades suspeitas" no mercado. A maioria faz, mas se tentar, é 100% por sua conta e risco.

É possível obter equipamentos também como recompensa em raides e nos baús dropados de chefes, mas a chance é pequena, não sendo algo para contar. Equipamentos raros aparecem com certa frequência em raides, mas a chance de um épico é minúscula.

Materiais - para craftar equipamento, você deverá coletar materiais diversos, com raridade correspondente à qualidade do item que pretende criar. Para criar um torso raro, por exemplo, precisará de material raro. A base é formada pelo aço ou platina, e um material específico de dragão (couro, chifre e escama), mas cada receita leva outros ingredientes como a bugiganga, a quintessência, o fragmento iluminante, etc.

Mesmo que você jogue de modo 100% gratuito, terá acesso aos materiais através de recompensas de missões, no drop da praça e do pico, etc. Apenas dois equipamentos exigem um material especial: o brinco (usado por personagens masculinos e femininos) e a arma adicional.

Para criar um deles, você precisará de um olho ou garra de dragão, respectivamente, disponíveis através de missões difíceis nos Vales Ocultos (que jogadores iniciantes não conseguirão completar tão cedo sem ajuda), ou em baús que dropam de chefes evocados através de um crachá.

Livros de habilidade

Outra forma importantíssima de subir o poder de combate são os livros de habilidade. Infelizmente, há poucos pontos para obter livros através de drop, sendo os melhores os baús de boss. Alguns livros raros e épicos comercializáveis podem chegar a preços altíssimos.

Também são obtidos em alguns pontos de troca, como a Aldeia do Espírito, por itens coletados durante seu farm e em raides, mas é um processo demorado. Livros vermelhos podem custar mais de cem dólares em ouro na loja do jogo e mesmo os azuis são muito procurados.

Tal como os materiais de dragão, os livros podem ser combinados. Por exemplo: para evoluir habilidades até certo nível, são requeridos livros incomuns. Depois, livros raros, épicos e lendários. A cada 4 livros incomuns que você tiver sem uso, pode tentar combiná-los para, se tiver sucesso, obter um livro raro aleatório.

Livros são itens muito visados, motivo pelo qual os chefes do Pico são alvo frequente de "roubo" por outros jogadores. É comum, em alguns servidores mais e outros menos, que um jogador mais forte tente matá-lo para tomar um chefe que você estará enfrentando, principalmente para obter livros.

Certos servidores "pacificados" por clãs dominantes tem regra – mais como um acordo geral – de que não se deve roubar um boss evocado pelo jogador através de crachás. Muitos jogadores fortes respeitam e até ajudam outros, mas os mais gananciosos não respeitam nada e roubarão seu boss alegando que o jogo é PvP (como se tal fato os obrigasse a saquear os mais fracos).

Lembre-se sempre: Mir é jogo de poder acima de habilidade. Mesmo que consiga tankar o chefe sozinho, leve um pessoal de seu clã junto para fazer a segurança.

Chi e Constituição

Chi e constituição são a base do treino do personagem, com a evolução física, técnica e mental. Para evoluir o Chi, são usados materiais como as pílulas de yin e yang, aumentando de forma permanente atributos diversos. Já a Constituição usa itens como plantas e óleos.

mir4 constituicao e chi
O progresso de constituição e chi aumenta rapidamente o poder do personagem, mas conseguir o material é trabalhoso e consome recursos como energia.

Embora muita gente corra atrás só de equipamentos épicos, preste atenção às contas mais fortes do jogo. Todas têm muito trabalho na constituição e habilidades. Esses elementos elevam muito o poder de combate e se somados a um ou mais espíritos épicos (falaremos abaixo), podem deixá-lo forte depressa. São comuns personagens que passaram os 100k de poder graças à constituição, chi e habilidades, mas com set de equipamento ainda raro.

Tal como as habilidades dependem do drop de livros, a promoção da constituição a um novo nível exige itens chatos de se obter, como a Água Purificada – especialmente a partir do nível 7, quando são exigidas as versões heroicas. Dependendo do servidor, uma única água heroica pode custar de 70 a 100 de ouro (ou seja, quase dois dólares por item). Uma única promoção exigirá algo como dez itens de cada.

Dá pra obter sendo f2p? Sim, mas espere um crescimento lento. A partir do nível 10 serão pedidos itens lendários e aí complica de vez (praticamente o fim da linha para quem não põe dinheiro no jogo).

Espíritos / pets

A terceira forma rápida – a mais rápida, na verdade – de subir o poder de combate é com os espíritos. O personagem pode ter um set de 3 a 5 espíritos, dependendo de seu avanço. Cada espírito acrescenta seus poderes aos do jogador, havendo especialistas em tarefas diferentes como colheita, mineração, combate, cura, caça, etc.

mir4 ceifeiro espirito epico
Espíritos épicos são uma das formas rápidas de subir seu poder de combate. Um único deles como o Ceifeiro pode lhe dar mais de 3 mil pontos em relação a um espírito raro.

Enquanto um espírito verde – incomum – não chega a ser impressionante, um único espírito épico adiciona mais de 4k pontos de poder ao seu personagem, sem falar dos raríssimos espíritos lendários.

A obtenção de espíritos é uma das mais lentas do jogo – caso não coloque dinheiro, claro. Poucos locais dão bilhetes de invocação, onde cada bilhete equivale a um espírito com raridade aleatória, como os baús da Câmara de Tesouro da Praça Mágica, além dos presentes diários (5 bilhetes gratuitos por mês).

Os eventos mensais de Cerco ao Castelo também podem render bilhetes. Tokens de espírito raro, colecionados através de farm e raides, são trocados por um espírito quando forem obtidos 300.

Parece muito? Mas a possibilidade de tirar um espírito (também chamados de pets pelos jogadores) épico através de invocação é muito pequena. Muito mesmo: a chance de pegar qualquer um é de 0,1%, enquanto a chance de conseguir um dos 12 específicos é de ridículos 0,0083%. Por isso, há quem jogue há meses e ainda não tenha nenhum.

Não significa que você não os terá. Já consegui três espíritos épicos, sendo dois por invocação. As estátuas de dragão vermelho, recompensa em vários momentos, servem para troca por um item de raridade épica com Dampyo, um NPC no Castelo Bicheon – incluindo a pedra do espírito épico, caso queira.

Pedras do demônio

Apesar do nome meio feio, as pedras são excelentes para o jogador. Há vários tipos, cada uma com foco em um atributos como aumento de dano de monstro, aumento do ganho de experiência, de dano crítico e outros. Cada pedra melhora de 2 a 5 atributos do jogador, dependendo de sua raridade (incomum, rara, épica e lendária).

mir4 pedras do demonio
Um set completo de pedras acrescenta um bom poder ao personagem.

Há várias formas de obter pedras em Mir4, incluindo uma câmara na Praça Mágica especialmente dedicada a elas – você mata monstros e eles dropam pedras. Na verdade, você terá pedras mesmo que não tente obtê-las deliberadamente, já que aparecem como recompensa em muitas atividades.

Tal como livros e materiais, até quatro pedras da mesma raridade podem ser combinadas. Se tiver sucesso, você recebe uma pedra aleatória de raridade superior. Senão, apenas uma da mesma raridade.

Seu set de pedras favoritas pode ser organizada num hud com até seis delas (dependendo do seu nível de evolução), sendo a sétima, no meio, a espectromite – um tipo mais raro de pedra que adiciona status diversos ao jogador. Espectromites são mais difíceis de se obter.

Códex

O códex é uma parte meio que negligenciada por alguns jogadores. Um grande erro, visto que é excelente para elevar os status do personagem. Numa disputa entre personagens de nível e poder parecidos, espere sempre vantagem do que tiver seu códex mais completo. Cada códex completo adiciona poder de forma permanente ou temporária ao personagem.

mir4 codex

Itens registrados no códex são perdidos, como que arquivados. Por isso, evite registrar os que ainda podem ter utilidade. Alguns, como os que exigem itens elevados a +6 e acima disso, são bastante difíceis de completar, já que a partir do +5 há um risco cada vez maior de quebrar os objetos na tentativa.

Ao longo de seu jogo, você irá incluir itens lá conforme eles deixam de ter utilidade, como ao obter uma armadura ou arma melhor. Alguns existem apenas para o códex, sendo obtidos em raides e pedidos, além de itens especiais que podem ser bem trabalhosos de conseguir.

E a comunidade?

Apesar do foco de Mir4 ser dinheiro, ainda há um jogo. Qual a experiência que oferece?

Jogá-lo pode ser divertido ou miserável, dependendo de vários fatores, como seu grupo de amigos, o servidor em que está e até sua própria reação aos demais jogadores e seus diferentes comportamentos. Em tudo que há dinheiro, as reações se tornam mais exaltadas, então não espere nada melhor do que vê em outros jogos online.

Abuso de poder

Como dito, Mir4 promove a competição e a guerra. Logo, há jogadores que o matarão, saquearão e prejudicarão seu farm, desgraçando sua experiência, às vezes sem a menor necessidade exceto a diversão deles. O abuso de poder é constante é não é incomum que jogadores mais fortes o matem sem motivo razoável, exceto algum tipo de graça que só eles veem.

mir4 coleta mato
Mesmo em áreas em que matar causa punição, sabendo que você não tem poder para enfrentá-los, os mais fortes tentarão tirá-lo dos spots à força, como ao recolher ervas.

Note que não falo de mortes por disputa de recurso, que são parte do jogo. A Wemade incentiva a competição e nas áreas de PK livre, é normal (apesar de desagradável) que jogadores mais fortes tomem algo que você encontrou primeiro, como um minério ou um ponto de farm. Talvez você não jogue assim, eu não jogo. Mas é comum.

O problema são os que matam sem razão específica. A frequência depende do servidor, então se você deu azar de jogar em um onde o caos impera, talvez valha a pena migrar para outro – mas não espere paraíso em parte alguma.

Também é comum ver o chat global infestado de comentários de toxicidade extrema, racismo, bullying pesado e tudo de mais nefasto. A Wemade não parece capaz de resolver. Portanto, exceto que tenha um bom motivo, vá com cuidado ou apenas ignore o chat.

Por outro lado, alguns servidores tem comunidades unidas e mesmo entre clãs inimigos impera certo respeito e até amizade. Nestes, a maioria dos dominantes respeita os neutros (que não se envolvem em guerras e estão ali para construir o personagem), até os ajudando a vencer chefes e os carregando em raides difíceis.

Bots

Há uma quantidade intolerável de bots em Mir4. Praticamente todas as áreas que oferecem recurso são lotadas deles, seja minerando, farmando EXP, recolhendo plantas ou pegando baús. Mesmo pontos isolados como o Pico Secreto já têm bots em andares mais baixos, que tentam roubar baús dropados de chefes, exigindo atenção redobrada.

A cada atualização, bots somem por algumas horas, mas logo reaparecem, o que levanta dúvida sobre a qualidade do trabalho da Wemade em contê-los. E pior: estão evoluindo. Por exemplo: até alguns meses, os bots só apareciam nos Vales Ocultos de Bicheon e das Serpentes para minerar. Após atualizados, usam técnicas mais avançadas para tomar as pedras dos jogadores: bots com PK alto atacam enquanto outro rouba a pedra.

Em zonas Danger, grupos de 5 a 10 bots fraquinhos atacam, matando-o rapidamente se não tiver poder para contê-los. Recentemente, começaram a surgir "superbots" – NFTs acima de 100k – que matam jogadores que estão minerando e somem em seguida. Provavelmente donos de bots menores, limpando o caminho para os outros. O sistema de denúncia da Wemade não funciona: cansei de denunciar contas e eles continuam na atividadade.

Além da massa de bots com nomes aleatórios, há os que são colocados por clãs dominantes para proteger áreas. Em pelo menos um servidor, vimos um personagem de nível alto posicionado perto da pedreira do Vale Oculto, matando todos que não eram aliados.

Como a mineração é uma das formas de tirar dinheiro do jogo, a atividade não vai parar até que a Wemade faça algo definitivo e improvável. Portanto, crie suas técnicas para conviver com eles e não tenha pena de matá-los em áreas como Pico e Praça.

Ainda vale a pena?

Se pretende começar Mir4 pensando em dinheiro, talvez não seja mais a melhor hora. O bonde parece ter passado há alguns meses e muita gente que começou no fim de 2021 está vendendo personagens a troco de banana e migrando para outros jogos, como Ni no Kuni: Crossed Worlds e Diablo Immortal.

O aço negro não rende como antes e o preço dos personagens selados como NFT segue caindo. Hoje já é possível comprar um NFT de nível 85 e acima de 100k de poder por 50 dólares, mas fazer seu personagem alcançar esse ponto não compensa o preço, é trabalhoso, cansativo e vai demandar alguns meses de PC ou celular ligado sem parar.

Por outro lado, o jogo não vai sumir do dia pra noite. A Wemade não implementou tudo que a versão coreana tinha e se contas estão sendo vendidas, ao menos não estão abandonadas. No momento, há certa calmaria nos servidores SA, com um acordo entre clãs que levou ao fim das guerras, mas nada garante que isso vai durar.

No caso de Mir4, calmaria significa monotonia e mais gente saindo, mas o futuro é incerto. Se não se importa com mortes aleatórias e gosta de MMORPGS com foco em progressão de personagem, boa sorte.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises