Review Castle of Illusion: Mickey e Sega na elite dos 8-bit

Mickey, bruxa, fábrica de doce... Se você preferiu deixar isso "pro irmão menor" porque é infantil, perdeu um dos grandes games dos 8-bit.

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Você, machão adolescente noventista, jamais jogava games com personagens infantis tipo Mario, Sonic ou Mickey, certo? Onde já se viu, com tanta coisa tipo Contra, Shinobi e Street Fighter, perder tempo com joguinhos Disney? Deixa isso pra criançada brincar, afinal deve ser aquela babinha, jogabilidade restrita e só uns gráficos coloridos pra entreter a gurizada.

Bom, esse tipo de ideia cairia por terra totalmente se tivesse dado uma chance ao Castle of Illusion. O jogo é muito divertido, com jogabilidade de primeira, gráficos que estão entre o melhor de todos os 8-bit, melodias memoráveis e aquela graciosidade típica do mundo Disney, que encanta crianças e adultos.

A trama é simples: Minnie, a eterna namorada do camundongo, foi sequestrada pela bruxa Mizrabel (aquela típica bruxa dos contos de fadas, velhinha nariguda que voa em vassoura; no remake, ficou mais "esbelta"), que invejava sua beleza. Ela foi levada para o Castelo da Ilusão, de onde Mickey deve resgatá-la, passando pelos encantamentos da bruxa.

"Mas é muito infantil isso, é do Mickey, não posso jogar isso, já sou adulto". Azar o seu, vai perder um dos jogos top do Master System, daqueles que justificavam comprar o console.

Castle of Illusion Master System screentitle

Gráficos

É a primeira vez que jogo Castle of Illusion nos últimos, digamos, 20 anos, quase isso... E os gráficos causam o mesmo impacto visual de antes, ou até mais. Tudo é muito colorido, mas não em exagero, ou ficando carnavalesco demais. Cada sprite parece ter sido bem trabalhado dentro das limitações do console - desenhos do solo e das paredes, dos inimigos e do próprio Mickey são caprichados.

Os cenários não são pelados, aquelas grandes áreas de cor sólida como tantos games de consoles 8-bit: tem decorações, com objetos e blocos trabalhados - destaque para os blocos do castelo final. Estágios e inimigos são animados e criativos, como a letra A maiúscula que se divide em várias minúsculas quando atingida, ou o passeio na xícara de chá.

A abertura é um show à parte, uma animação muito bacana de fundo com efeito de distância por paralaxe - dá pra notar pelo menos 5 camadas entre nuvens, montanhas e céu, nem sei se o Master pode fazer isso, deve ser pré-gravada. Veja:

A fantasia típica das produções Disney está intacta, com direito a uma fábrica de doces meio Wonka, chefes como blocos de chocolate e livros gigantes, mergulhos em xícaras de chá e florestas encantadas. A equipe foi criativa e tentou manter o máximo de fidelidade em relação à versão "mãe" - do Mega Drive.

Som / música

As trilhas estão entre o top do Master Sytem. Com direção do lendário BO (Tokuhiko Uwabo, de Phantasy Star e After Burner) e crédito de Shigenori Kamiya, cada fase tem uma melodia muito bacana e bem ambientada: na floresta, aquela musiquinha animada e "ensolarada"; na chegada ao castelo, antes de escolher qual porta seguir, um estilo mais misterioso, e dentro do castelo final, um clima tenso. E isso porque nem usa o recurso do som FM na versão japonesa, senão poderia ser ainda melhor.

Os efeitos sonoros são bons, bem adaptados ao estilo infantil, e completos: não tem ação sem efeito, incluindo o impacto na cabeça dos rivais, os disparos do dragão sub-chefe final, etc.

Jogabilidade, controles

Castle of Illusion (Master System)A ação é a típica de plataformas, com mais de uma forma de atingir inimigos. Uma delas é o "hop and bop", ou seja, pular sobre a cabeça deles, mas não é um pulo simples, e sim atacá-los com bundadas. A bundinha de Mickey é bem eficiente :), já que também ajuda a vencer obstáculos usando os inimigos como trampolim, ou pode escorregar em declives, acertando quem estiver no caminho.

Mickey também segura e atirar objetos, que exigem estratégia em vários pontos, como deixar um barril num lugar certo para usá-lo de "escada" a lugares mais altos, além de atirar chaves em portas. Deve-se também tomar cuidado com plataformas móveis - que podem tanto afundar quando levá-lo a pontos isolados - ou ao escorregar em ladeiras, o que pode levá-lo direto a um buraco.

Infelizmente Mickey perdeu a habilidade de coletar e atirar frutas que tinha no Mega Drive, mas isso não chega a comprometer a diversão e a jogabilidade.

Castle of Illusion (Master System)
Passagem secreta em parede falsa: têm outras, é só procurar.

O game é cheio de passagens e baús secretos. Eu mesmo, que tive o jogo e o virava de ponta-cabeça, acho que não localizei todos os segredos. Com uma bundada no ar no lugar certo, são revelados baús com moedas grandes ou vidas. Há paredes falsas que normalmente dão acesso a pontos mais avançados da fase (que você precisaria andar muito pra chegar) ou salas com várias recompensas.

A dificuldade não é das maiores, até porque seu público-alvo, no fim das contas, eram mesmo as crianças, mas também não chega a ser uma baba total, do tipo que perde a graça em 5 minutos. Alguns trechos exigem aquela estratégia que falei antes, e habilidade com o controle, como no castelo final, ao acertar fantasmas no tempo certo para não cair no abismo. Os chefes de fase são fáceis, basta decorar o padrão de movimentos.

Castle of Illusion (Master System)
O castelo é a parada final, onde Mickey vai confrontar o dragão e a bruxa Mirzabel.

Itens básicos são moedas (para pontos), bolos (energia) e orelhas de Mickey (vida extra), e as vitais gemas do arco-íris, obtidas ao derrotar chefes e perdidas em algumas fases. Como também já disse, as frutas do Mega Drive não estão mais presentes, mas Mickey compensa atirando quase qualquer objeto nos inimigos, sejam barris, os próprios baús de tesouro, e "armas" naturais de cada fase, como esferas no mundo dos brinquedos, pedras e maçãs gigantes na floresta, etc. Para um jogo do seu nível, a variedade de itens e possibilidade é grande.

Conclusão

Boa jogabilidade, controles precisos, gráficos ricos, músicas de primeira... Nem preciso nem falar mais: Castle of Illusion não é um clássico dos 8-bit à toa. Mesmo que tenha sido uma versão "menor" do game original para Mega Drive, não signfica que foi colocado menos esforço nele.

Vale a pena ser conhecido e jogado, e se você já é veterano dos salvamentos de Minnie, acredite: um replay dele vai render uns minutos de entretenimento.

Castle of Illusion (Master System)
As três portas iniciais para os mundos de ilusão.

Sim, minutos, porque o desafio não é exatamente o mais afiado para veteranos. Mas se a geração atual gosta de diversão rápida e descomplicada, esse é o título ideal pra ser comprado naquelas promoções de clássicos, excelente investimento.

Gráficos: 9.00
Efeitos Sonoros: 7.00
Música: 10.00
Jogabilidade: 9.00
Controles: 8.00
Criatividade: 7.00
Enredo: 6.00
Carisma: 10.00
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