Jogo do Mega Drive com o Rei do Pop foi um dos primeiros sucessos do console.

0

Michael Jackson’s Moonwalker é um jogo de ação e plataforma produzido pela Sega em 1990 para o Mega Drive. Foi baseado no filme Moonwalker, seguindo o mesmo enredo básico, em que o cantor deve resgatar crianças sequestradas pelo vilão Mr. Big. Ao longo do jogo, várias músicas de Jackson servem como trilha sonora das fases.

Apesar do título, o jogo é bastante diferente da versão homônima para arcade, lançada meses antes e também da Sega — com mais elementos de beat 'em up isométrico.

Jogabilidade

moonwalker mega drive
A dança tem efeito similar ao da magia de outros jogos, como Golden Axe ou Shinobi: limpa a tela de inimigos. O custo é um pouco da barra de energia.

Ao contrário do arcade em visual isométrico, a versão para Mega Drive foi toda feita como um side-scroller 2D em plataformas. A jogabilidade é focada em encontrar crianças — que lembram a Katie do filme — que estão escondidas em cada fase. Elas podem estar atrás de portas fechadas ou objetos, mas a maioria revela apenas inimigos.

Jackson pode usar ataques parado (socos e chutes com uma magia), pulando (soco) e realizar o passo moonwalk, que também serve para revelar passagens no chão. Todos remetem aos tradicionais passos e movimentos de dança de Jackson, como a mão esticada para o alto, o chute e o giro no próprio eixo. O chimpanzé Bubbles aparece quando todas as crianças da fase são localizadas, indicando a direção do chefe da fase.

Se mantiver o botão A pressionado por algum tempo, Jackson joga o chapéu, o que serve para atingir múltiplos inimigos. Se continuar segurando o botão, enfim ele vai começar a realizar uma coreografia — todos os inimigos na tela se juntam a ele, sendo automaticamente derrotados no final da dança. Há cinco fases que se subdividem em atos (como na franquia Mario, da Nintendo), com o último tendo uma aparição do vilão Mr. Big e capangas.

Um item especial faz Jackson se transformar um robô, com efeito temporário. Um dos estágios finais muda a jogabilidade para um tipo de rail shooter, em que Jackson assume a forma de robô.

História e desenvolvimento

Segundo Stefano Arnhold, ex-presidente da Tectoy, a parceria de Michael Jackson com a Sega teria partido dele depois de ser esnobado pela Nintendo. “Ele bateu na porta da Sega um belo dia furioso com a Nintendo, porque não sei que diabo de projeto ele tinha apresentado lá e a Nintendo, né…”, disse fazendo gesto de empinar o nariz. “E ele meio que implorou à Sega para fazer porque queria dar o troco na Nintendo. E a Sega, obviamente, de braços abertos fez tudo: fez arcades, fez tudo que você puder imaginar.”

Apesar do jogo ter fases com elementos de um cemitério e zumbis, a faixa Thriller não toca, substituída por Another Part of Me. Apenas as primeiras revisões do game (REV00 e REV01 do cartucho japonês) têm um trecho curto da música — acredita-se que foram removidas por questão de direito autoral (Thriller tem co-autoria de Rod Temperton).

moonwalker protótipo
Protótipo de Moonwalker descoberto por colecionador toca Thriller – removida da versão que chegou ao mercado.

Em 2017, um protótipo de Moonwalker foi descoberto por um colecionador numa feira de garagem por US$20; ela incluía Thriller, que toca na fase do cemitério. O protótipo também tinha outro chefe final.

Os jogos produzidos pela Sega para arcade e consoles não têm qualquer relação com o publicado pela US Gold para computadores.

Recepção e legado

Reviews da época do lançamento foram razoavelmente positivos. Em setembro de 1990, a revista EGM deu nota 7/10 ao jogo, dizendo que os gráficos são bons mas a ação repetitiva. A britânica Mean Machines publicou review em janeiro de 1991, dizendo que Moonwalker tem aspectos cômicos como as cutscenes em que o cantor diz “Who’s Bad?“, e as cenas de dança que pegam até animais. A nota foi 9/10, com recomendação especial para fãs do artista.

O site Gamespot incluiu Moonwalker no “Hall dos Maiores Games da História” em 2004, afirmando que “parte do que faz Moonwalker tão incrível é o quanto ele capturou bem a essência de Michael Jackson o Pop Star”.

Reviews em retrospectiva tem sido menos positivos. Em edição de junho de 2007, a revista Game Informer colocou Moonwalker na posição 8 entre as “Top 10 Piores Ideias para Games Licenciados da História”. Em review de 2008, o IGN chamou o jogo de “banal”, com fases “monótonas”, e que foi “produzido com preguiça”, citando a repetição de inimigos que usam a técnica de alterar as cores para simular variação. A nota foi 4.5/10 com o conceito “Ruim”. No site Sega-16, o revisor Janus fez diversas críticas negativas, dizendo que a tentativa de reduzir o arcade ao hardware inferior do Mega Drive deixou “um gosto amargo na boca” num jogo “horrivelmente repetitivo”. A nota foi 4/10.

Relançamentos e legado

Moonwalker não aparece entre os jogos mais vendidos do Mega Drive, mas ganhou status cult, sendo lembrado com frequência pelos fãs de Jackson. O cantor voltaria a trabalhar com a Sega, sendo autor não creditado de parte da trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3, além de aparecer em Space Channel 5 e Space Channel 5: Part 2, inicialmente lançados para o Dreamcast. Também estrelou o raro arcade simulador Michael Jackson in Scramble Training.

A Sega teria vendido mais de 500 mil Mega Drives só na cidade de Tóquio para o público feminino graças ao lançamento de Moonwalker. “Nessa época dos 16-bit, a participação do público feminino era bastante pequeno. Foi um sucesso estrondoso”, disse Arnhold.

Uma sequência de Moonwalker foi descartada quando começaram a surgir as acusações de pedofilia contra o músico.

Quando Jackson morreu em 2009, fãs pediram que a Sega relançasse o jogo, mas a empresa negou citando questões de direito autoral. “Muitos pedidos de relançamento de Moonwalker, o que é compreensível, [mas] imagino que tal lançamento não seria possível por um long tempo – quem responde pelos direitos de imagem de MJ e herança, por exemplo? Tais coisas não são resolvidas tão rápido quanto vocês imaginariam”, explicou a empresa pelo Twitter.

Moonwalker foi cogitado para o Virtual Console do Wii em 2009, recebendo a avaliação etária 12 anos do PEGI para o mercado europeu, mas não foi lançado.

Enredo

Moonwalker mostra Michael Jackson como um herói que deve resgatar crianças sequestradas pelo vilão Mr. Big. Ele passa por vários estágios temáticos, lembrando músicas de sua carreira e seções do filme. Como arma, usa seus passos de dança e o chapéu.

Imagens

moonwalker mega drive
moonwalker mega drive tela tituo

Ficha técnica

Desenvolvimento
Jogadores
2 (single-player)
Estilo
Action, Platatform
Personagens
Michael Jackson, Mr. Big, Bubbles
Game Console Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.