Lançado entre os primeiros jogos do Mega Drive, a conversão do arcade foi popular ao acompanhar o console em vários países.

0

Altered Beast (獣王記  - Jūōki) é um jogo de beat 'em up linear desenvolvido e lançado pela Sega em 1988 para arcade e Mega Drive, com versão também para Master System. Ganhou popularidade ao ser incluído no pacote do console em vários países antes do lançamento de Sonic, inclusive na primeira versão brasileira pela Tectoy. A conversão tem sprites menores em relação ao arcade, mas as principais vozes e a jogabilidade foram mantidos.

- Anúncio -

Jogabilidade

A jogabilidade é basicamente beat 'em up com plataformas em sidescroll linear, ou seja, o jogador pode se mover apenas para os lados. O personagem conta com golpes básicos de soco, chute, e ao derrotar certos inimigos, pode obter uma esfera espiritual que aumenta progressivamente sua força física e forma. Na última forma, o centurião se transforma numa figura animalesca: lobisomem, dragão, urso, tigre ou lobisomem dourado.

Na forma animal, o centurião fica muito poderoso, podendo lançar bolas de fogo e raios, mas os power-ups são retirados ao final de cada fase, devendo ser outra vez obtidos ao longo da fase seguinte.

Também ao fim de cada fase, Neff surge e transforma-se numa criatura a ser derrotada. O jogo tem cinco estágios, e após derrotar o chefe final, as fases se repetem de forma contínua.

História e desenvolvimento

O principal desenvolvedor foi Makoto Uchida, também responsável por Golden Axe e Alien Storm; elementos em comum podem ser vistos, como a cocatriz (a mesma que pode ser montada em Golden Axe aparece como inimigo em Altered Beast) e a trama baseada em mitologias e civilizações antigas.

Recepção e legado

Apesar de resenhas iniciais positivas, com o tempo Altered Beast passou a ser visto com outros olhos, sendo mais citado como peça de importância nostálgica, por ser um dos games iniciais do console da Sega.

Enredo

Altered Beast é ambientado na  Grécia Antiga e conta a história de um centurião ressuscitado por Zeus, com a missão de resgatar sua filha Atena, presa no mundo inferior (o inferno da mitologia grega) pelo demônio Neff.

Para tal, ele ganha a habilidade de absorver esferas com espíritos que lhe dão força, até o máximo de transformar-se numa figura animalesca (lobisomem, dragão, urso, tigre e lobisomem dourado).

Fases e cenários

The City of Dis

Na última fase surgem híbridos de humano com bode, peixe, unicórnios e rinocerontes, todos muito fortes. A última forma de Neff é um rinoceronte que atravessa a tela atropelando e atacando com o chifre. Transformação: lobo dourado.

Neff's Palace

Mais zumbis e monstros já conhecidos, além de dragões que carregam martelos. Neff surge na forma de crocodilo que ataca com uma corrente de chamas e dragonetes de fogo. Transformação: tigre.

Cavern of Souls

Começam a aparecer formigas gigantes, tartarugas, serpentes e zumbis mais fortes. Neff vira um misto de lesma gigante com salamandra. Transformação: urso.

Underworld

Dragões, cocatrices (monstros parecidos com o do Golden Axe), serpentes e lesmas. Neff se transforma em uma planta com dezenas de olhos. Transformação: dragão.

Graveyard 

Primeira fase, só zumbis e lobos de duas cabeças. No final, Neff se transforma em um ogro feito de cadáveres que arremessa cabeças. Transformação: lobo.

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Makoto Uchida
Jogadores
2 (single-player, co-op)
Estilo
Beat 'em up
Personagens
Centurião, Neff
Game Cross-platform Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.