The Last of Us (Playstation 3)

The Last of Us é um jogo de ação e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o Playstation 3 em 2013. Foi o primeiro do que se tornaria uma série.

A história se passa nos Estados Unidos em 2033. Vinte anos antes, o fungo Cordyceps se adapta e passa a infectar humanos, transformando-se em criaturas violentas. A pandemia sai de controle, levando ao fim da civilização – restam zonas em quarentena, resistindo a ataques de infectados e facções paramilitares.

Joel Miller, um contrabandista rude e de passado sombrio, é incumbido de levar a orfã Ellie, imune ao fungo, até uma facção chamada Vaga-Lumes, que espera descobrir uma vacina. Traumatizado pela perda da filha no início da pandemia, Joel é inicialmente arredio com a menina, mas aos poucos desenvolvem uma relação de proteção mútua.

A ação se baseia principalmente em stealth e exploração, com elementos de estratégia e tiro em terceira pessoa. Há muitas cenas intermediárias, com forte ênfase na narrativa e construção da relação entre os personagens.

The Last of Us foi desenvolvido a partir de 2009, logo após a conclusão de Uncharted 2: Among Thieves. Pela primeira vez na desenvolvedora, foram montados dois times, ficando um encarregado da produção de Uncharted 3: Drake's Deception.

Joel e Ellie foram interpretados pelo músico e dublador Troy Baker e pela atriz e dubladora Ashley Johnson. Eles fizeram tanto vozes quanto captura de movimentos. O diretor-criativo e roteirista foi Neil Druckmann, o diretor do jogo foi Bruce Straley e a trilha sonora do aclamado Gustavo Santaolalla (na ocasião, já vencedor de Oscars de Melhor Trilha Sonora Original por O Segredo de Brokeback Mountain e Babel).

Anunciado em 2011, The Last of Us foi alvo de grande expectativa desde o primeiro trailer. Aclamado por público e mídia, vendeu mais de um milhão de unidades na primeira semana e de vinte milhões até 2019. Venceu, segundo a Sony, mais de 200 prêmios como Jogo do Ano e aparece com frequência em listas de melhores jogos da história.

the last of us arte oficial
Arte oficial de The Last of Us

Além de uma versão remasterizada para o Playstation 4 em 2014, The Last of Us teve vários conteúdos adicionais. Destaque para Left Behind (também de 2013), que apresenta eventos anteriores da trama. A sequência The Last of Us Part II seria lançada em 2020 e no mesmo ano, foi anunciada uma série para a TV baseada na história do jogo, pela HBO.

Este artigo usa tanto imagens da versão original para o PlayStation 3 quanto da versão Remastered, para o PlayStation 4.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais lidas