Punch-Out!! marcou época no NES com seu estilo cômico e o lendário Mike Tyson como chefe final em uma das versões.

0

Punch-Out!!, lançado na América como Mike Tyson's Punch-Out!!, é um jogo de boxe para o NES, de 1987. Desenvolvido pela própria Nintendo, é baseado nas versões Punch-Out!! e Super Punch-Out!! para arcade, especialmente o segundo.

- Anúncio -

Jogabilidade

Little Mac tem um repertório pequeno em comparação à maioria dos oponentes. Seus golpes são limitados a jabs, diretos e um poderoso uppercut, utilizável só uma vez quando o jogador ganha uma estrela, normalmente após um contra-ataque. O jogador pode adquirir até três estrelas. Para se defender, Mac pode se esquivar ou ficar em guarda.

O boxeador também tem um contador de coração, que diminui ao ser atingido, bloqueando um soco, ou ao dar um soco do qual o adversário se esquiva ou defende. Quando o contador chega a zero, Little Mac muda de cor e parece exausto, deixando o jogador incapaz de atacar, mas ainda capaz de se esquivar, desviar e defender. Neste ponto, Mac pode recuperar alguns corações (e sua paleta de cores normal) evitando golpes do oponente. Ele imediatamente perde todos os seus corações ao ser derrubado.

A luta termina em:

  • Nocaute (KO), se o lutador não se levantar em até dez segundos após ser derrubado.
  • Nocaute técnico (TKO), se o lutador é derrubado três vezes no round.
  • Decisão, se a luta tiver três rounds sem vencedor.

Punch out!! no NESPara vencer por decisão, o jogador deve acumular pontos acertando ou derrubando o adversário; o placar necessário varia. Alguns combates não podem ser vencidos dessa forma, resultando em derrota se o adversário não for nocauteado.

Quando Mac perde a primeira luta para um rival ranqueado, terá uma chance de revanche. Se perder disputa de título, cairá no ranking: um lugar nos circuitos Minor ou Major, dois lugares no Circuito Mundial. Perder a revanche faz com que ele caia 1 posto (a menos que já está em último), forçando-o a lutar de novo todo o caminho até a disputa do título. A terceira derrota, não necessariamente consecutiva, ou derrota na luta dos sonhos, resulta em game over.

História e desenvolvimento

Pouco antes do lançamento da versão Gold, o fundador e presidente da Nintendo of America, Minoru Arakawa, assistiu Tyson no auge. Impressionado com a velocidade e técnica da jovem estrela, resolveu retratá-lo no jogo. Tyson teria recebido cerca de 50 mil dólares por três anos de contrato pelo uso de sua imagem.

O valor é considerado irrisório, já que pouco depois do contrato, Tyson alcançaria o ápice com o título mundial dos pesos-pesados pela WBC, ao bater Trevor Berbick, em 22/11/1986. Após o término do contrato, em 1990, a Nintendo o substituiu das versões seguintes por Mr. Dream, usando praticamente o mesmo sprite.

O design ficou no comando de Genyo Takeda, que produziu também o original do arcade. Como o hardware do NES era limitado, Takeda e equipe optaram, em vez do lutador em wireframe, que o personagem controlável fosse muito menor que o adversário, permitindo a visão de ambos. Outras variações são a introdução de enredo, música de fundo durante as lutas, cenas animadas e um sistema de senhas.

¹ Mike Tyson foi o mais jovem campeão de pesos-pesados do WBC, WBA e IBF, e o primeiro a unir os cinturões. Invicto nas primeiras 19 lutas, ficou conhecido pelo estilo implacável, soco poderoso, ferocidade e nocautes avassaladores nos primeiros rounds.

Enredo

Punchout tela de key Punch-Out!! é protagonizado pelo boxeador Little Mac, fazendo, com apoio do treinador, seu caminho dentro da World Video Boxing Association. Começando na liga inferior, ele encara uma série de adversários, visando a "luta dos sonhos" contra um pugilista de altíssimo nível: Mike Tyson, o campeão dos pesados (ou o fictício Mr. Dream em versões posteriores).

Personagens

Little Mac enfrenta até 14 oponentes, sendo 3 no circuito Minor, 4 no Major, seis no World Circuit – sendo 3 já enfrentados antes, com novos movimentos – e finalmente Tyson / Mr. Dream.

Vários sprites de oponentes são repetidos, como os de Tyson e Mr. Dream (repetidos em Piston Honda), alterando só paleta de cor, rosto e movimentos especiais. King Hippo é o único que não compartilha sprites com outros personagens. Mario faz participação especial como juiz.

Antes do contrato com Tyson, foi lançado no Japão um cartucho dourado de Famicom simplesmente chamado Punch-Out!!, em setembro de 1987. O último lutador nele é Super Macho Man, o mesmo do arcade Super Punch-Out!! Quando a versão com Tyson passou a vender bem na América, a Nintendo distribuiu o jogo com o boxeador também no Japão.

Após o fim do contrato com Tyson, a Nintendo preferiu não renovar (muito por sua derrota para James "Buster" Douglas), trocando-o por Mr. Dream. Assim o game foi relançado como Punch-Out!! em edição limitada na América, em agosto de 1990, e na Europa em 1991. Punch-Out!! Featuring Mr. Dream chegou ao Virtual Console do Wii em 2007, e também do 3DS entre 2012 e 2013.

Legado e recepção

Punch-Out!! foi bem aceito por público e crítica, tendo mais de 2 milhões de cópias. Tem frequente boa posição em listas de melhores jogos do NES, como nos rankings do GameSpot (6), GamesRadar (11) e Nintendo Power (17 e 6, em diferentes ocasiões).

Little Mac ganhou destaque em várias mídias. Na série Nintendo Comics System, da Valiant Comics, saíram três histórias com ele, Doc Louis e lutadores da versão NES. Apareceu também na intro de Captain N: The Game Master, animação promocional encomendada pela Nintendo. O protagonista Kevin Keene é visto jogando Punch-Out!! quando se abre um portal pela TV, transportando-o com seu cão para a "videoland" – Mac não está na trama, mas King Hippo é um dos vilões. Apareceu ainda em Super Smash Bros. Brawl e Captain Rainbow, e como personagem jogável em Super Smash Bros. para 3DS e Wii U.

Apesar de estrelar um dos comerciais da época, Tyson jamais havia jogado Punch-Out!! até 2013, quando um vídeo da Fox Sports o mostrou tendo problemas com Glass Joe, o mais fraco dos oponentes. Isso motivou piadas com o cartel de Joe, de 99 derrotas e 1 vitória. Tyson voltou a jogar no programa de TV americano Tonight Show em 2014: desafiado pelo apresentador Jimmy Fallon a vencer sua contraparte digital, o Tyson real perdeu no primeiro round por TKO.

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Genyo Takeda
Jogadores
1 (single-player)
Estilo
Fighting
Personagens
Mike Tyson, Glass Joe, Little Mac
Game Console Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.