Super Mario Kart é um game de corrida produzido e lançado pela Nintendo em 1992, para o Super Nintendo. Spin-off da série Mario, foi o primeiro do que se tornaria uma subsérie, vendendo 9 milhões de cópias e se tornando o quarto game mais vendido do Super Nintendo.
O jogador assume o controle de um entre oito personagens da série Mario, pilotando karts. No modo single player, compete-se contra a IA em vários circuitos, completando níveis. Ao contrário de racing games tradicionais, é possível sabotar os adversários, obter escudos e turbos temporários, entre outras mecânicas de ataque, defesa e power-up.
Super Mario Kart recebeu ampla aceitação, e continua sendo ranqueado entre os melhores games do Super Nintendo e de todos os tempos. É frequentemente creditado como um dos mais influentes no subgênero kart, e como principal na expansão de Mario para jogabilidades além de plataforma.
Várias sequências foram lançadas em consoles da Nintendo e em arcades, quase todos com sucesso. Super Mario Kart foi relançado diversas vezes, como no Virtual Console do Wii (2009), e no SNES Classic (2017)
Jogabilidade
Super Mario Kart é um jogo de corrida de karts, com modos single ou multiplayer. O jogador assume o controle de um entre oito personagens da franquia Mario, correndo em diferentes pistas.
Lakitu aparece como controlador da corrida, e além da contagem da largada, também resgata carros que caírem em buracos ou na água com sua vara de pescar. A visão é em terceira pessoa, atrás do carro, e a meta é terminar ao menos entre os três primeiros. Há também o modo Battle, no qual a meta é atacar os carros de outros jogadores.
Nas pistas, há marcas de interrogação que dão habilidades especiais ao jogador que passa sobre elas. São itens aleatórios como objetos que podem ser atirados (cascas de banana, cascos, etc) para sabotar os concorrentes, turbos, etc. A estrela dá invulnerabilidade temporária ao piloto.
Linhas de moedas pelas pistas podem ser coletadas para aumentar a velocidade do kart. Elas também dão estabilidade ao carro caso o jogador se choque com outros, impedindo que gire. Elas são perdidas se o jogador cair fora da pista ou for atingido por itens de adversários. Até 10 moedas podem ser acumuladas com efeito, e cada piloto tem uma quantidade no começo da corrida, de acordo com a posição de largada:
- 1º e 2º: 2 moedas
- 3º e 4º: 3 moedas
- 5º e 6º: 4 moedas
- 7º e 8º: 5 moedas
Os controles incluem aceleração e freio, além do volante e a possibilidade de derrapagem e de saltar. A derrapagem ajuda a fazer curvas em velocidade, mas se usada por muito tempo, faz o carro rodar. O salto permite fazer curvas mais fechadas sem desacelerar.
Modos de jogo
Single player: Mario Kart GP e Time Trial. Em Mario Kart GP, o jogador corre contra sete personagens controlados pelo computador numa série de cinco corridas, as Cups. Inicialmente há três cups disponíveis: Mushroom Cup, Flower Cup e Star Cup.
Há categorias 50cc e 100cc. Vencendo todas as cups da categoria 100cc, é desbloqueada a Special Cup. Vencendo todas as cups na categoria 100cc, é desbloqueada a categoria 150cc. Cada cup é formada por cinco corridas de cinco voltas. Se um jogador terminar entre quinta a oitava posições, a corrida deverá ser repetida, às custas de um número limitado de vidas, até que o jogador termine ao menos acima de quarto lugar. Quando as vidas terminarem, é game over.
Os pontos são acumulados ao terminar nas quatro primeiras posições em uma corrida. A pontuação é 9, 6, 3 e 1, respectivamente. No modo Time Trial, os jogadores correm contra o relógio nas mesmas pistas do modo Mario Kart GP, buscando o menor tempo possível.
Multiplayer: Mario Kart GP, Match Race e Battle Mode. Esses modos suportam dois jogadores, com o segundo no lugar onde fica o mapa do modo single player.
O Mario Kart GP é o mesmo do modo single, com a diferença de serem dois jogadores humanos contra seis do computador. Match Race envolve dois jogadores numa disputa pessoal, numa pista de sua escolha, sem adversários. No Battle, os dois jogadores novamente duelam sozinhos, mas em um dos quatro circuitos dedicados ao Battle Mode. Cada jogador começa com três balões em torno de seu kart, que podem ser estourados com power-ups disparados pelo adversário. Perde o primeiro jogador a ter os três balões estourados.
Itens
Item | Função | Ausente em |
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Pode ser deixada na pista ou atirada na frente do adversário. A não ser que esteja sob efeito de estrela ou Boo, o carro atingido rodará. Também pode ser arrastada atrás do carro para bloquear cascos ou atingir adversários que se aproximem demais. | – |
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Encontradas na pista e em caixas de itens. Aumentam ligeiramente a velocidade final do kart. | Battle Mode |
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Permite que o jogador faça um grande salto, desviando de obstáculos e criando atalhos ao saltar sobre paredes e vãos da pista. | – |
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Permite que o carro fique invisível temporariamente, e roube um item do adversário. | Mario GP |
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Pode ser atirado para frente ou para trás, fazendo o adversário atingido rodar na pista. | – |
![]() Casco vermelho |
Melhoria do casco verde, tem o mesmo funcionamento, mas vai na direção do adversário em vez de em linha reta. | – |
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Item mais raro do jogo, encolhe todos os adversários. Enquanto encolhidos, eles ficam mais vulneráveis e podem ser atropelados por carros maiores. Todos voltam ao normal de acordo com a posição invertida na corrida. | Battle Mode |
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Dá ao carro um turbo temporário, que pode ser usado só para ganhar velocidade ou cruzar áreas em que o carro normalmente patina, ou ainda para fazer grandes saltos. | – |
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A estrela dá ao jogador invencibilidade temporária. Sob efeito da estrela, o carro não poderá ser atingido por itens ou desacelerado de qualquer forma exceto se cair em buracos, água e lava, ou tocar em outros carros. | – |
Pistas
Cada copa se divide em circuitos, que têm diferentes cursos. As características de cada pista:
- Mario Circuit: pista pavimentada, com boa tração, tem como obstáculo os tradicionais canos. Nível de tração: 1 (melhor).
- Donut Plains: ambiente natural e tranquilo, com um lago. Tem canos e marmotas Gopher. Nível de tração: 2.
- Ghost Valley: pista de madeira, sem obstáculos, mas com buracos. Nível de aderência: 1.
- Bowser Castle: pista de pedra feita sobre um leito de lava. Tem pedras que amassam o jogador. Aderência: 1.
- Choco Island: pista de terra, num cenário deserto. Aparecem as famosas piranhas da série. Aderência 3.
- Koopa Beach: pista na areia da praia, ao redor de uma ilha. O peixe Cheep-Cheep aparece como obstáculo. Aderência: 3.
- Vanilla Lake: pista sobre um lago congelado, tem canos e buracos. Aderência: 4 (a mais escorregadia de todas).
- Rainbow Cup: apesar do desenho simples, é a pista mais desafiadora, com curvas fechadas, sem proteções laterais, e piso muito escorregadio.
Mushroom Cup
- Mario Circuit Course 1
- Donut Plains Course 1
- Ghost Valley Course 1
- Bowser Castle Course 1
- Mario Circuit Course 2
Flower Cup
- Choco Island 1
- Ghost Valley Course 2
- Donut Plains Course 2
- Bowser Castle Course 2
- Mario Circuit Course 3
Star Cup
- Koopa Beach Course 1
- Choco Island Course 2
- Vanilla Lake Course 1
- Bowser Castle Course 3
- Mario Circuit Course 4
Special Cup
- Donut Plains Course 3
- Koopa Beach Course 2
- Ghost Valley Course 3
- Vanilla Lake Course 2
- Rainbow Road
História e desenvolvimento
Super Mario Kart foi produzido por Shigeru Miyamoto, com direção de Tadashi Sugiyama e Hideki Konno. Segundo Konno, o propósito original da equipe era um game de corrida para dois jogadores, usando a mesma tela, como um contraponto a F-Zero e seu modo single player. Mario ainda não estava no projeto, nem era “F-Zero 2”, mas um novo jogo. Com cerca de três meses de desenvolvimento, havia apenas dois karts “deslizando” pela tela, e o personagem era um boneco genérico usando macacão.
Segundo Miyamoto:
No início, não havia corrida envolvida. Eram apenas dois karts se movendo livremente. Então percebemos que seria legal parar um dos carros e olhar os outros carros passando. Decidimos ver como ficaria com Mario em um dos karts, e todos acharam ainda melhor. Quem sabe, talvez o designer que desenhou aquele macacão no carinha anterior já pretendesse mudá-lo para o Mario desde o começo! [risos]
A equipe descobriu que devido a limitações do hardware do SNES, o foco no multiplayer limitaria a criação de muitas pistas elaboradas como as de F-Zero. O modo de batalha foi desenvolvido a partir do desejo de criar um modo um contra um em que a vitória não fosse determinada só pela posição num ranking.
Super Mario Kart faz muito uso da tecnologia conhecida como Mode 7. Vista primeiro em F-Zero, é uma forma de mapeamento de textura do SNES que permite que um plano seja rotacionado e escalado, gerando a ilusão de profundidade. O cartucho apresenta um chip DSP (Digital Signal Processor), que fornece melhores cálculos de ponto flutuante, importantes em cálculos tridimensionais.
Por limitações de armazenamento — o jogo foi distribuído num cartucho de 4 megabit, ou 512 megabytes —, Mario e Luigi usam a mesma textura de corpo. As diferenças são a cor (pallete swap), e os tiles dos rostos.
Diferenças regionais
O jogo original japonês mostra a Princesa Peach e Bowser bebendo champanhe no pódio, ao vencer alguma das cups. O rosto de Peach está corado, sugerindo o efeito da bebida. Devido à censura ocidental sobre consumo de álcool, as animações foram removidas nas versões fora do Japão. Peach bebendo foi substituída por outra que joga a garrafa para cima. Bowser apenas segura a garrafa.
Versão internacional | Versão original (Japão) |
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Além disso, a tela-título tem mínimas diferenças. Na versão japonesa, há pequenos textos em japonês que dizem “Mario Kart”, “Mario” e “Peach”. Eles foram removidos na versão internacional, com o desenho de um cogumelo movido de posição para ocupar o ponto do texto “Mario Kart”. Há ainda uma minúscula edição nos sprites de Yoshi, que tem a cabeça mais fina na versão japonesa.
Recepção e legado
Super Mario Kart recebeu aclamação da crítica e foi um grande sucesso comercial. O jogo vendeu mais de 8,76 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o quarto título mais vendido do Super Nintendo. Ganhou o selo Player’s Choice após ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas. No Japão, foi o jogo mais vendido em setembro de 1992 e logo se tornou um multimilionário em vendas, alcançando 3,82 milhões de cópias no país. Na Europa, liderou o mercado no primeiro trimestre de 1993, superando Sonic the Hedgehog 2 e Streets of Rage 2 no Mega Drive. No Reino Unido, foi o título mais vendido do Super NES em fevereiro de 1993 e encerrou o ano entre os dez jogos mais vendidos, com mais de 250 mil unidades comercializadas.
Agregadores como GameRankings e MobyGames registram média superior a 90%. A crítica destacou especialmente o uso inovador do Mode 7, que proporcionou efeitos visuais inéditos para corridas no console. O gameplay foi descrito como profundo e viciante, com sites como Thunderbolt considerando-o o mais envolvente do SNES. A integração de personagens e elementos da série Mario também recebeu elogios, com destaque para a individualidade de cada piloto. Publicações como Mean Machines observaram que o jogo “atingiu ouro” de um modo que nem mesmo suas continuações conseguiram repetir. GameSpot o listou entre os maiores jogos de todos os tempos por sua inovação, jogabilidade e estilo visual.
À época do lançamento, veículos como Entertainment Weekly destacaram que, embora pudesse parecer uma exploração comercial da franquia Mario, o resultado foi uma “deliciosa experiência de corrida”. A GamePro enfatizou a atmosfera divertida do universo Mario, a fidelidade da física das corridas de kart, a trilha sonora e a dificuldade equilibrada dos oponentes controlados pela CPU.
Em retrospectiva, Super Mario Kart é constantemente citado entre os melhores jogos já feitos. Em 1995, Total! o colocou em 16º lugar na lista dos 100 melhores títulos do SNES. Em 1996, a Next Generation o classificou como o 37º melhor jogo de todos os tempos, exaltando os controles acessíveis e divertidos; no mesmo ano, a GamesMaster o posicionou também na 16ª colocação de sua lista de maiores clássicos. Em 1999, a Next Generation elevou ainda mais sua posição, colocando-o em 7º lugar no ranking de “50 melhores jogos de todos os tempos” e apontando-o como um marco que mudou as regras dos jogos de corrida e ofereceu uma das experiências multiplayer mais envolventes já criadas.
Outras listas também reforçaram seu legado: a Electronic Gaming Monthly classificou Super Mario Kart como o 15º melhor jogo de console de todos os tempos, à frente de Mario Kart 64, citando o design superior de pistas e a criatividade dos power-ups. A IGN o listou em 2005 como o 15º melhor jogo já feito e, em 2007, na 23ª posição, destacando sua originalidade. O jornal The Age o colocou em 19º lugar na lista dos 50 melhores jogos em 2005, e a revista Edge o classificou em 14º em 2007, ressaltando sua influência duradoura no design de games. O título também integrou a lista dos 100 maiores jogos da Official Nintendo Magazine (13º lugar) e foi reconhecido pelo Guinness World Records como o maior jogo de console de todos os tempos em termos de impacto e legado.
Diversos outros veículos reforçaram sua relevância: o Game Informer destacou o impacto do Mode 7 e o posicionou no 35º lugar de sua lista de 100 maiores jogos em 2001; o Yahoo Games UK ressaltou o apelo dos personagens e dos power-ups; e o site 1UP.com incluiu o título em sua lista “Essential 50”, entre os 50 jogos mais importantes já produzidos. Em anos mais recentes, Complex o classificou como o 7º melhor título do SNES em 2018, e em 2019 o The Strong National Museum of Play o introduziu no World Video Game Hall of Fame, consolidando seu status como um dos jogos mais influentes da história.
Legado
Super Mario Kart é amplamente creditado como o criador do subgênero de corridas de kart. Após seu lançamento, diversos estúdios tentaram replicar a fórmula. Em 1994, a Sega lançou Sonic Drift, com personagens da série Sonic the Hedgehog, e a Ubisoft publicou Street Racer para SNES e Mega Drive. No ano seguinte, surgiram Wacky Wheels (PC) e Atari Karts (Jaguar). Posteriormente, jogos como South Park Rally, Konami Krazy Racers, Diddy Kong Racing, Sonic & Sega All-Stars Racing e títulos da série Crash Bandicoot seguiram o modelo estabelecido, mas com recepções irregulares
O jogo também foi o primeiro título da franquia Mario fora do gênero de plataforma a reunir múltiplos personagens jogáveis, algo que se tornaria padrão em diversos spin-offs. O êxito comercial e crítico de Super Mario Kart impulsionou a criação de outras séries esportivas estreladas por Mario e companhia, como Mario Golf, Mario Tennis e Mario Strikers, e também de franquias não esportivas como Mario Party e Super Smash Bros.
O título foi relançado diversas vezes. Chegou ao Virtual Console do Wii em 2009 (Japão e América do Norte), ao Wii U entre 2013 e 2014, ao New Nintendo 3DS em 2016 e ao Super NES Classic Edition em 2017. Além disso, o legado visual e sonoro do jogo se mantém vivo em outras produções da Nintendo: Super Mario 3D World incluiu uma fase inspirada nas pistas de Mario Circuit, e Super Mario Odyssey apresentou uma releitura musical em uma corrida de carrinho de controle remoto.
Os circuitos originais do jogo foram constantemente revisitados nas sequências da série Mario Kart. Super Circuit (GBA) trouxe todas as pistas do SNES como desbloqueáveis; Mario Kart DS, Wii, 7 e 8 incluíram recriações de circuitos como Donut Plains, Koopa Beach, Ghost Valley, Bowser Castle e a icônica Rainbow Road.
Diversas sequências mantiveram a essência estabelecida em 1992, expandindo gradualmente o escopo da série, como Mario Kart 64 (1996), Super Circuit (2001), Double Dash!! (2003), Mario Kart DS (2005) e Mario Kart Wii (2008). Mario Kart 8 Deluxe (Switch, 2017) se tornou o jogo mais vendido do console e o título de maior sucesso de toda a série. Mario Kart World foi um dos títulos de lançamento do Switch 2 em 2025.
Apesar das mudanças ao longo do tempo, vários elementos de Super Mario Kart permaneceram, como o foco no multiplayer e a presença recorrente de pistas temáticas — especialmente Rainbow Road. Alguns recursos, entretanto, foram abandonados, como os “superpoderes” exclusivos de personagens controlados pela CPU, o uso do feather para saltos elevados e o sistema limitado de vidas. Outros retornaram apenas em títulos selecionados, como a coleta de moedas em Super Circuit, Mario Kart 7 e Mario Kart 8.
Enredo
O jogador assume o controle de um entre oito personagens da série Mario em um campeonato de karts. Compete-se contra a IA em vários circuitos, completando níveis. Ao contrário de racing games tradicionais, é permitido sabotar os adversários, obter escudos e turbos temporários, entre outras mecânicas de ataque, defesa e power-up.
Imagens
Ficha técnica
- Desenvolvimento
- Nintendo
- Produção
- Shigeru Miyamoto
- Jogadores
- 2 (single-player, multi-player)
- Estilo
- Racing, Sports
- Personagens
- Mario, Luigi, Princesa Peach Toadstool, Yoshi, Bowser, Donkey Kong Jr., Koopa Troopa, Toad
Saudade dessa época em que jogava esse clássico nas locadoras!!!! Simples, bons gráficos, boa jogabilidade e boas músicas!!!!