Duck Hunt é um jogo de tiro, desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Famicom em 1984 e para o NES em 1985. Compatível com a pistola Zapper, foi criado pela Nintendo Research & Development (que também desenvolveu o acessório).
Rstava em alguns kits do console como o Action Set e o Power Set. Como o NES foi extremamente popular nos Estados Unidos, Duck Hunt se tornou um dos jogos mais vendidos da história, com mais de 28 milhões de unidades.
Jogabilidade
A jogabilidade em Duck Hunt consiste em usar a Zapper para atirar em patos que aparecem voando pela tela. O jogador ganha pontos ao acertar os patos, que surgem sozinhos ou em dupla. Se acertar o número mínimo de patos estipulado por rodada, ele passa para a próxima, quando os patos ficam mais rápidos. Se não acertar o mínimo, o jogo termina.
São três modos de jogo:
A: 1 pato voa pela tela e deve-se acertar certo número deles por rodada, dispondo de três tiros para cada animal.
B: 2 patos voam, dispondo dos mesmos três tiros, logo só se pode errar um tiro por cada dupla de patos, ou um fatalmente será perdido.
C (Clay Shooting): em vez de patos, são arremessados discos de barro, bem menores, tornando esse o modo mais difícil.
Um cachorro acompanha o jogo mas não é controlado, exibindo os patos capturados ou rindo do jogador caso ele erre. A cada fase os patos ficam mais rápidos. No nível 100 (ou nível 0, após o 99) um kill screen impede que o jogo continue, já que os patos aparecem aleatoriamente, ou sequer aparecem.
História e desenvolvimento
Desenvolvido pela Nintendo Research & Development (assim como a Zapper), Duck Hunt foi supervisionado por Takehiro Izushi e produzido por Gunpei Yokoi. A música foi composta por Hirokazu Tanaka, autor de diversas outras músicas em games da Nintendo naquela geração. Hiroji Kiyotake desenhou os gráficos e personagens.
O jogo foi lançado em diferentes configurações comerciais. Além de incluído no kit Action Set, junto com Super Mario Bros. - quando ganhou grande popularidade nos Estados Unidos - esteve também no kit Power Set, acompanhando os games
Recepção e legado
As críticas iniciais foram desfavoráveis, citando a extrema simplicidade e a jogabilidade repetitiva, mas graças a popularidade que ganhou por acompanhar o NES – quem comprava o videogame levava junto Duck Hunt – passou a ser muito melhor revisado. Em análises dele como jogo retrô, costuma receber notas altas, em especial nas agregadas de jogadores.
O cachorro que aparece acompanhando a caçada ganhou status de ícone, sendo eleito em enquetes online como um dos personagens mais chatos da história dos games, e também um dos maiores vilões. Uma das ações requisitas pelos jogadores, por isso, seria atirar no cachorro, o que é impossível nessa versão (em Vs. Duck Hunt para o arcade Play-Choice 10, pode-se fazer isso na fase de bônus).
Enredo
O jogador controla um caçador, que usa sua espingarda para acertar patos que passam rapidamente voando pela tela. Ele é acompanhando por um cachorro (não controlável) que pode tanto ajudar recolhendo patos atingidos quanto rir a cada pato que foge.
Imagens
Ficha técnica
- Desenvolvimento
- Nintendo
- Produção
- Gunpei Yokoi
- Jogadores
- 1 (single-player)
- Estilo
- Shooter
Vi esse jogo uma vez em uma loja de eltrodoméstico no Dinavision 2, bons tempos!!!! É um clássico para a geração atual falar mal, saudades dessa época de jogos mais simples e divertidos!!!! Fui