O início da série Samurai Shodown obteve grande sucesso ao colocar armas nos combates.

2

Samurai Shodown (🇯🇵 Samurai Spirits) é um jogo de luta da SNK, lançado em 1993 para o Neo-Geo nas versões arcade e console. Inovou pela jogabilidade, baseada em armas brancas e alguns lutadores também com animais.

É ambientado no Japão, em 1788. Apesar de usar referências a pessoas e fatos reais, tem um enredo solto, com elementos de épocas diversas. Ganhou diversos prêmios e seu sucesso levou à produção de versões e sequências, sendo uma das franquias mais reconhecidas da empresa.

- Anúncio -

Jogabilidade

luta em samurai shodown
A luta clássica de Samurai Shodown: Haohmaru contra Ukyo.

A principal característica de Samurai Shodown é o sistema de batalha. A configuração original do Neo-Geo, com 4 botões, permitiu um ataque fraco e um médio com espada ou chutes. Dois botões juntos resultam num golpe forte.

O jogador deve escolher a hora de aplicar golpes fortes, pois apesar de tirar mais energia do oponente, são lentos, deixando um período de guarda aberta. O personagem pode correr ou recuar rápido, com dois toques na mesma direção.

O ritmo é acelerado, e golpes bem encaixados têm mais importância do que combos ou especiais. Durante a luta, há um juiz ao fundo, sinalizando golpes com bandeiras branca e vermelha. Os cenários são cheios de animação, e há partes interativas, cortadas ao receber golpes. Há também personagens que interferem na batalha (segundo descrição da SNK, o "Edo Express Delivery"), atirando bombas ou soltando itens como frangos e caixas de dinheiro.

Quando o botão de espada é pressionado com os lutadores próximos, eles entram num modo de "disputa de força". Deve-se apertar repetidamente o botão, e quem perder é desarmado — mas a arma fica no chão, podendo ser recuperada.

Há também uma barra de raiva (ikari ou 怒) na parte inferior da tela, que enche enquanto o lutador recebe golpes. Quando cheia, ocorre a "explosão de raiva": o personagem muda de cor, surge o texto POW em destaque, e seus golpes ficam mais fortes.

O sistema de zoom é similar ao usado em Art of Fighting, de 1992, mas melhorado, com transições mais suaves. Ele permite ver todo o cenário quando os lutadores se afastam, e fecha nos personagens quando se aproximam.

História e desenvolvimento

O time de programação de Samurai Shodown consistia de uma combinação de veteranos da SNK com ex-funcionários da Capcom. O produtor-executivo foi Eikishi Kawasaki, enquanto a produção é creditada ao codinome "Rocket Queen".

amakusa cutsceneHá um alto nível de violência, com sangue e mortes. Inimigos atingidos por um golpe forte final podem ser cortados ao meio ou perfurados, jorrando sangue – cenas de efeito amplificado pelos gritos realistas. Quando ocorre a fatalidade, a cena intermediária entre as lutas mostra o cadáver sendo removido da arena entre palhas.

Houve grande cuidado na ambientação, fiel ao fim do Japão feudal – ou ao que o imaginário popular espera de tal cenário. O som tem grande importância, com instrumentos tradicionais como o shakuhachi e o shamisen, e narração em japonês do ator Masaki Usui. Para enfatizar a dramaticidade, golpes fortes ativam um instante de câmera lenta, mais perceptível no golpe final da luta.

Vários personagens têm relação com algum real. O principal antagonista, Amakusa, é inspirado em Amakusa Shirō, líder da Revolta de Shimabara, um levante de japoneses católicos contra o Xogunato Tokugawa ocorrido entre 1637 e 1638. Tal como sua versão fictícia, ele foi morto por oficiais do xogunato — e segundo a lenda, teria prometido voltar em 100 anos para se vingar.

Haohmaru foi vagamente inspirado em Miyamoto Musashi, lendário samurai que jamais perdeu uma batalha. Ukyo foi desenhado a partir de Sasaki Kojirō, espadachim que foi o mais reconhecido rival de Musashi (e nas mãos de quem morreu num duelo em 1612). Hanzo foi inspirado no ninja de mesmo nome, que viveu no Japão entre 1541 e 1596.

O enredo não é atrelado a datas dos fatos históricos, embora os use. Há personagens de épocas diversas, numa forma de liberdade criativa.

Recepção e legado

Samurai Shodown conseguiu grande sucesso mesmo competindo com franquias consagradas como Street Fighter e Mortal Kombat. Recebeu prêmios como "Melhor Game do Ano de 1993" e "Melhor Game de Luta do Ano de 1993" das revistas Gamest e EGM.

comparação de Samurai Shodown
Sangue nas versões arcade e home de Samurai Shodown.

O sucesso levou à produção de diversos ports e sequências. Entre 1993 e 1995, foram lançadas versões para consoles como Mega Drive, Super Nintendo, 3DO, Sega CD e Game Gear. Quase todas foram feitas pela Takara, com exceção do 3DO (Crystal Dynamics) e Sega CD (Funcom). Elas sofreram diferentes níveis de censura, incluindo a remoção das fatalidades e descoloração do sangue.

Como quase nenhum videogame se aproximava do poder gráfico do Neo-Geo, houve também cortes técnicos. Os mais comuns foram a eliminação do zoom e de Earthquake, personagem que ocupa quase toda a tela. As mais fiéis foram as do 3DO e PlayStation – lançada em 1998 como parte do pacote Samurai Spirits Kenkaku Shinan.

A versão doméstica (Neo-Geo AES) teve a remoção da animação de morte e da cor dos jatos de sangue. Referências à morte do rival também foram editadas nas cenas intermediárias e diálogos após as lutas. Isso causou insatisfação de alguns clientes, já que uma das premissas do Neo-Geo era a fidelidade entre AES e MVS (arcade). Os cortes vieram num momento de discussão pública sobre a crescente violência nos videogames.

O jogo foi relançado em 2007 pelo Virtual Console no Wii, e na coletânea SNK Arcade Classics Vol. 1, também para PlayStation 2 e PSP.

Enredo

Momentos antes da ser executado pelas forças do Xogunato Tokugawa, Shiro Tokisada Amakusa jura se vingar. Ele faz um pacto com o demônio Ambrosia e volta usando o corpo de Shinzo, filho do ninja Hanzo Hattori, para cumprir sua promessa. Guerreiros de várias partes do Japão aparecem para combatê-lo ou tirar vantagem do momento de instabilidade.

Enredo segundo o site oficial:

"Pragas de origem desconhecida, estranhos fenômenos, repetidos estouros de guerra: foi o bastante para causar pânico e jogar a população ao desespero.

Mas alguém sorria observando o desdobrar do caos que despedaçava o mundo. Para este "homem", um dia massacrado pelas forças do Xogunato Tokugawa, o ódio é tudo que ele possui – além de seus novos poderes das trevas.

Este "homem", Tokisada Amakusa, liberou suas forças do além e espalhou uma falsa religião na tentativa de guiar o mundo à ruína.

Mas em meio a tais calamidades, ainda havia guerreiros que colocariam suas crenças à prova. Estes guerreiros com diferentes motivações e crenças, convergem como se estivessem unidos pela batalha, fazendo o caminho até a fonte do caos".

Trilha Sonora

A trilha sonora de Samurai Shodown foi lançada no Japão em CD pela Pony Canyon. Além das músicas do jogo, o disco de 46 faixas também traz as vozes dos personagens.

  1. Stillness and Motion Stillness and Motion Tate Norio
  2. Stillness and Motion - Short Tate Norio
  3. Twelve Warriors Tate Norio
  4. Whereabouts Tate Norio
  5. Song of Men - Sun Tate Norio
  6. Song of Men - Moon Tate Norio
  7. Wild Strike I Tate Norio
  8. Bamboo Thicket Tate Norio
  9. Shadow Tate Norio
  10. Bad Omen Tate Norio
  11. Tuna Tate Norio
  12. Nature's Banquet Tate Norio
  13. Concentration Tate Norio
  14. Foreign Woman Tate Norio
  15. Foreigner Tate Norio
  16. Demon Tate Norio
  17. Magatama Tate Norio
  18. Earth Tate Norio
  19. King Tiger Tate Norio
  20. Victorious Battle Tate Norio
  21. Wild Strike II Tate Norio
  22. Heartbeat Tate Norio
  23. Flames Tate Norio
  24. Darkness Tate Norio
  25. Scream Tate Norio
  26. Peace Tate Norio
  27. Revolutionary Woman Tate Norio
  28. The Festival Performed Tate Norio
  29. Call for an Encore ~ Performance End Tate Norio

Imagens

Ficha técnica

Desenvolvimento
Produção
Eikichi Kawasaki
Jogadores
2 (single-player, multi-player)
Estilo
Fighting
Elenco
Masaki Usui
Personagens
Haohmaru, Gen-An, Charlotte, Ukyo Tachibana, Hanzo Hattori, Jubei Yagyu, Galford, Earthquake, Wan-Fu, Tam Tam, Nakoruru, Kyoshiro Senryo, Shiro Tokisada Amakusa

Lançamentos

Veja também a página da franquia Samurai Shodown

Neo-Geo

Ver ofertas no eBay

Ver lançamentos para Neo-Geo

Desenvolvedor dessa versão: SNK

Arte Título Área Data Class. UPC/EAN
samurai shodown capa japao neo geo Samurai Spirits1 bandeira jp 11/08/1993 n/d4964808100538
capa de Samurai Shodown para o Neo Geo Samurai Shodown bandeira us 11/08/1993 n/d724678246057
1 Versão MVS (arcade) lançada em 07/07/1993
Game Cross-platform Game
- Ads -

O Memória BIT faz moderação de todos os comentários. Mantenha uma atitude civilizada. Para saber mais, leia nossas regras de comentários. Ao comentar, fica estabelecido que você leu e concordou com as regras.

2 COMENTÁRIOS

  1. A versão japonesa do neo geo aes não tinha censura nenhuma.eu tive o cartucho e era identica a versão mvs.um abraço

    • Sim, tinha censura na versão world, como ali a imagem do sangue substituído pelo líquido branco. No sistema japonês o sangue continuou vermelho como no arcade - senão, só com bios modificada.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
User score CAPTCHA falhou. Entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.