Marty Franz é um programador e ex-diretor técnico da Sega of America.
Franz foi quem descobriu que era possível enviar dados gráficos muito rapidamente ao conversor digital-analógico (DAC) e ao controlador de memória (DMA), usando um intervalo entre os ciclos. A técnica deu origem à criação da frase "Blast Processing", usada pela Sega na campanha local do Genesis.
Segundo Scot Bayles, então responsável pelo marketing da Sega:
Marty Franz descobriu que você poderia fazer esse truque bacana com o sistema de exibição pegando a interrupção da linha de varredura e disparando um DMA na hora certa. O resultado foi que você poderia efetivamente interceptar dados no chip gráfico enquanto a linha de varredura estava sendo desenhada — o que significava que você poderia dirigir o DAC com 8 bits por pixel. Supondo que pudesse obter o timing certo, poderia desenhar 256 imagens estáticas coloridas. Havia todos os tipos de sutilezas para o timing e o truque não funcionava de forma confiável em todas as iterações do hardware, mas você podia fazê-lo e era legal demais.
Então, durante a campanha de lançamento do Sega-CD, os caras das relações públicas me entrevistaram sobre o que tornava a plataforma interessante do ponto de vista técnico. Em algum lugar eu mencionei o fato de que você poderia "explodir [blast] dados nos DACs". Gostaram da palavra "blast" e a assim o "Blast Processing" nasceu.
Franz também trabalhou [note]Playing at the Next Level: A History of American Sega Games, pág. 247[/note] na produção de unidades de desenvolvimento do Sega Saturn, bem como em firmwares de debug.